Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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O PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA VOLTADA PARA O CUIDADO CENTRADO NA PESSOA
Tamine Habib Silva Camera Leal, Rocio Elizabeth Chavez Alvarez, Matheus Ribeiro dos Santos, Dandara Silva Oliveira, Maria Eugênia Chaves França

Última alteração: 2022-02-20

Resumo


APRESENTAÇÃO

O Plano Terapêutico Singular (PTS) é definido como um conjunto de ações terapêuticas, para além do critério diagnóstico biomédico, na busca de atender as necessidades das pessoas de forma ampliada, podendo se constituir uma importante ferramenta de cuidado e educação permanente na Atenção Primária à Saúde (APS). O mesmo deve resultar de uma construção coletiva com base em discussões realizadas por uma equipe multidisciplinar, envolvendo o indivíduo, a família e a rede social ao seu entorno, bem como uma articulação intersetorial. Para ser efetivo deve considerar a saúde em seu contexto ampliado, e deve acontecer de forma contínua e articulada, intencionando satisfazer as necessidades do indivíduo, fomentando autonomia, protagonismo e inclusão social, favorecendo novas possibilidades de ofertas que promovam mudanças de hábitos e ressignifiquem vidas, reduzindo a dependência exclusiva aos serviços de saúde com a ativação de recursos do território e comunidade, buscando o resgate da cidadania. Esse trabalho tem como objetivo relatar a experiência da construção do PTS como instrumento pedagógico proposto pela disciplina de Atenção e Gestão do Cuidado do Mestrado Profissional em Saúde da Família – PROFSAÚDE, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

DESENVOLVIMENTO

A experiência deste relato foi desenvolvida com os 10 estudantes do Mestrado Profissional em Saúde da Família - PROFSAÚDE/UFSB, constituída por enfermeiros, médicos e dentistas, que foram divididos em grupos formados por um profissional de cada categoria. A partir da leitura inicial de cunho fictício intitulado “Caso Natália”, buscou-se refletir a abordagem familiar nas práticas de cuidado em saúde, explorando a relação da família e verificando as fortalezas e vulnerabilidades. Posteriormente, foi elaborado em equipes, ferramentas de abordagem familiar, como o genograma familiar (identificação dos componentes e das relações familiares) e o ecomapa (identificação das redes de apoio sociais), finalizando com a construção do PTS do “Caso Natália”, discussão e roda de conversa, a fim de estimular a reflexão sobre o PTS e sua aplicabilidade no cotidiano da prática da saúde da família.

RESULTADOS

A construção das ferramentas de abordagem familiar – genograma e ecomapa - favoreceram a reflexão sobre a finalidade da ação, características, análise das potencialidades e vulnerabilidades, facilitando a visualização das informações e as relações estabelecidas entre os membros da família, favorecendo a construção do diagnóstico situacional ampliado. O uso do PTS como instrumento de aprendizagem fortaleceu o entendimento da necessidade da construção do mesmo de forma a contemplar as necessidades em saúde da pessoa, trazendo reflexões ao grupo acerca dos saberes e práticas, interprofissional e interdisciplinar, buscando a qualificação do cuidado.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O PTS constitui importante ferramenta para a educação permanente dos profissionais inseridos na APS, bem como para a qualificação do cuidado profissional, promovendo adequado planejamento das intervenções a nível individual e familiar, visto que as relações familiares e suas dinâmicas interagem diretamente com os processos de saúde-adoecimento-cuidado de cada membro que a constitui. Ressalta-se a importância da aplicação do PTS como potente ferramenta pedagógica e de cuidado integral, interprofissional e longitudinal para os mestrandos atuantes na saúde da família e no SUS.