Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Fatores associados aos acidentes e violência de crianças assistidas por Serviços Médicos de Emergência: uma revisão literária
Rayane Nichetti Potin, Flaviana Nogueira De Andrade Caldas, Luciana Carrupt Machado Sogame

Última alteração: 2022-01-26

Resumo


Apresentação: A fase da vida infantil possui mecanismos fisiopatológicos próprios que tornam peculiar a assistência à saúde da criança. Ao considerar as principais causas de morte a partir de um ano até os 19 anos, há prevalência dos acidentes e violência, fato que configura um importante problema de saúde pública e suscita discussões, a fim de implementar políticas e estratégias direcionadas a essa faixa etária. Diante do exposto, o objetivo deste trabalho é compreender por meio de uma revisão sistemática os fatores associados aos acidentes e violência de crianças que foram admitidas em Serviços de Emergência Médica.

Desenvolvimento do trabalho: Foi realizada uma revisão sistemática a partir das bases de dados PubMed, Literatura Latino-Americana e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (LILACS) e Scientific Eletronic Library Online (SciELO). Utilizaram-se os descritores do Medical Subject Heading (MeSH) e Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): “Accidents OR violence AND child AND Emergency Medical Services”. Foram incluídos artigos nos idiomas português, inglês e espanhol, publicados no período de 2016 a 2021. Em havendo repetição de artigos entre as  diferentes bases de dados, optou-se por uma. O levantamento inicialmente foi feito por duas pessoas. Em havendo divergência, optou-se pelo desempate de um terceiro pesquisador.

Resultados e/ou impactos: O universo foi constituído por 530 artigos, sendo 491 do PubMed, 30 da LILACS e 9 da SciELO. Após a aplicação dos filtros, 425 artigos foram excluídos, tendo sido selecionados 105 para a leitura dos títulos e/ou resumos. Nessa etapa, elegeram-se 9 artigos e os demais foram excluídos por apresentarem foco diferente do objetivo proposto da presente pesquisa. Assim, das 9 publicações lidas na íntegra, 4 foram selecionadas. Todos os artigos relatam que os acidentes e violência são as principais causas de chamados pediátricos assistidos por Serviços Médicos de Emergência. Outrossim, eles também apresentam como informação comum o fato dos atendimentos por Serviço Médico de Emergência serem mais frequentes entre o sexo masculino. Desses, dois artigos identificaram que os atendimentos decorrentes de acidentes são mais comuns em crianças de até 5 anos. Verificou-se associação entre o turno vespertino na ocorrência dos incidentes em apenas um artigo.

Considerações finais: Percebe-se que esse tema é pouco abordado pela literatura, uma vez que existem escassos artigos encontrados com rigor metodológico. Divergências foram verificadas nas definições para os acidentes e para a violência, o que dificultou a comparação entre os resultados obtidos dos diferentes artigos. Constatou-se a importância de analisar os fatores associados a acidentes e a violência por ser a principal causa de chamados pediátricos. Entre esses fatores, destacam-se a idade e o sexo. Por conseguinte, há a necessidade da realização de estudos que abordem o tema e da implementação de políticas públicas a fim de atenuar a problemática em questão.