Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Saúde do Homem: o Azul em foco!
Bruna Fiorini Casagrande Piontkowski

Última alteração: 2022-01-24

Resumo


Várias são as doenças que acometem os homens de forma bastante prevalente e agravada por hábitos de vida não saudáveis, daí a importância de serem abordados temas como tabagismo, alcoolismo, sexo seguro e negligenciamento do seu autocuidado. Doenças crônicas como Hipertensão e Diabetes precisam assumir seu protagonismo e o exame de PSA ser orientado quanto a sua real importancia.

Objetivo: Relatar a experiência de uma equipe de saúde da família na promoção à atenção à saúde do homem na Unidade de Saúde Terra Vermelha, Vila Velha, Espírito Santo.

Metodologia: A partir da participação do profissional médico inserido em um programa de educação permanente do Estado do Espírito Santo, foi realizada uma reunião com a equipe da USF para estudo e planejamento das ações de promoção à saúde do homem. Os profissionais sentiram-se sensibilizados e motivados a realizar tal ação.

Desenvolvimento: Foi realizado um Sábado Saúde, com atendimentos voltados para a saúde integral do homem, tendo como tema da ação Novembro Azul, realçando a importância do homem em se olhar como um todo. Foram realizadas atividades para iniciação do projeto de planejamento familiar para vasectomia, com atendimentos individualizados pelo núcleo psicossocial. Roda de conversa sobre saúde bucal com profissional da odontologia, que também abordou temas como câncer de boca e  doenças odontológicas. A adesão ao encontro pela comunidade, em especial pelos homens, foi bastante significativa. Finalizando o momento de informações, tiramos dúvidas sobre estas abordagens e assuntos diversos, e os homens foram encaminhados para atendimentos conforme sua demanda: consultas médicas com orientação individualizada quanto a real importância da solicitação do PSA (mediante presença de queixas e história familiar relevante) e renovação de receita de medicação de uso continuado; Atendimento na sala de vacina para atualização de seu cartão vacinal; Agendamento de exames laboratoriais; e Realização de Testes Rápidos. Ao final de cada turno foi oferecido um lanche compartilhado de uma forma bem descontraída e informal.

Impactos: A comunidade relatou a importância destes momentos com conversas abertas, momento para tirar dúvidas e oportunidade de atendimento médico e odontológico com  horários flexibilizados para o público masculino. Uma vez que em sua maioria se sentem desassistidos em relação às consultas e orientações, dado que a grande parte das ações em saúde ocorrem em horários comerciais. Incluíram também a necessidade de momentos voltados exclusivamente para o público masculino, uma vez que não se sentem confortáveis em compartilhar alguns assuntos, como prevenção às ISTs, prevenção à gravidez, e impotência sexual, vinculado a públicos diferentes.

Considerações Finais: Quando foi pleiteado a idéia de uma ação em saúde voltada para os homens, muitos foram os questionamentos, inseguranças e incertezas quanto a aceitação e aderência por parte destes para o projeto, uma vez que a procura é bastante diminuta em relação a todos os atendimentos ofertados diariamente na atenção primária à saúde. Porém o que se observou, foi um público interessado e bastante aderente à ação, inclusive com desejo de outros encontros com conversas, orientações, instruções e aproximação junto à sua unidade de saúde.