Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Diagnóstico Situacional de Saúde da Comunidade de Terra Vermelha, Vila Velha/ES
Bruna Fiorini Casagrande Piontkowski, Fernanda Croce Pinheiro Loureiro

Última alteração: 2022-01-24

Resumo


Entende-se por diagnóstico situacional uma ferramenta de organização da Atenção Primária para melhor acolhimento e escuta das demandas de uma área adscrita. A elaboração de um diagnóstico  é importante para que seja formulado um plano de ação capaz de gerar melhorias, que levarão a mudanças na qualidade da saúde e no processo de adoecimento, permitindo maior atuação da Estratégia Saúde da Família.

Objetivo: Apresentar o perfil da população assistida e os problemas mais prevalentes.

Metodologia: Foi utilizado como método pesquisa em base de dados históricos, entrevistas estruturadas e por meio da técnica de Estimativa Rápida.

Desenvolvimento: A unidade de Terra Vermelha, localizada no Bairro de Terra Vermelha, teve seu inicio no ano 2000 com o serviço de pronto atendimento, no ano de 2007 a passou a exercer única e exclusivamente a função de Unidade de Saúde da Família. Um total de sete equipes atendem nesta unidade, cada qual com seu território determinado. A equipe 16, responsável pelo Bairro de Terra Vermelha, conta com 2.562 famílias cadastradas, realizando atendimentos de Saúde Mental, Saúde da Mulher, Saúde da Criança e Adolescentes, Saúde do Adulto, Pequena Cirurgia e Saúde do Idoso, além do grupo de HiperDia (hipertensão e diabetes) e visitas domiciliares. Na realização da estimativa rápida, ferramenta para alcançar o perfil da população, foram entrevistados moradores do bairro que residem a cerca de 20 anos, estes informam que a comunidade foi criada com a participação dos próprios moradores, e do governo estadual. Como principais conquistas citam o asfalto, saneamento básico, iluminação, ônibus, praças, unidade de saúde e banco. Apresentam como problemas, os usuários de drogas e o tráfico de drogas, embora todos julguem o bairro como seguro. A doença que mais acomete as crianças são doenças respiratórias. Os adolescentes e jovens adoecem por Infecções Sexualmentes Transmissíveis e os adultos e idosos pelas doenças crônicas (Diabetes Mellitus, Hipertensão Arterial Sistêmica, Acidente Vascular Encefálico, Doença de Alzheimer, Cânceres). As principais causas de morte nas crianças são complicações no parto e a problemas respiratórios; nos adolescentes e jovens são violência em geral pelo tráfico de drogas; adultos e idosos pelos agravos das doenças crônicas não tratadas. Todos relatam acesso fácil à unidade pela localização e proximidade, e atendimento médico sempre bem feito. Como dificuldades citam a falta de informação pelos atendentes, mau acolhimento, pequeno número de funcionários para o tamanho da população atendida, falta de medicação na farmácia.

Impactos: A produção de um diagnóstico de saúde é algo dinâmico, e deve ser um artifício com aplicabilidade em sua soluções, afinal não se deve fazer um diagnóstico e não instaurar uma propedêutica. É o que motivou a comunidade em participar de tal estudo, com a implicabilidade de programar um segundo plano ações capazes de levar em discussão o que se foi observado.

Considerações Finais: Entender que mesmo em uma comunidade de baixo poder aquisitivo, distante do centro e com tempo de existência relativamente pequeno, consegue-se e deve-se fazer saúde em sua totalidade.