Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
PROJETO EXTENSÃO, SAÚDE DO TRABALHADOR
Lilian Louise Dias, Scheila da Silva Lima

Última alteração: 2022-02-02

Resumo


APRESENTAÇÃO

A ginástica laboral é uma prática diária com o principal objetivo prevenir patologias relacionadas às atividades laborais e incentivar os trabalhadores à prática de atividades físicas, enfatizando a importância para a melhora na qualidade de vida e manutenção da saúde. A ginástica laboral geralmente é realizada no posto de trabalho ou em algum espaço específico dentro da empresa, tendo a duração média de quinze minutos, podendo ser realizada de diferentes maneiras.

DESENVOLVIMENTO

O projeto de saúde do trabalhador era realizado antes da pandemia acontecer, ficou parado por cuidados com os trabalhadores e alunos e no ano de 2021 voltou a ativa. Foi um projeto no qual estudantes de fisioterapia participaram, no qual eram submetidos a um processo seletivo, tendo a obrigatoriedade de ter cursado a disciplina de saúde do trabalhador e após aprovados passavam por um treinamento realizado por um professor especializado na área. Acontecia duas vezes na semana, durante 15 minutos e era ofertado aos trabalhadores da instituição além da ginástica laboral, atendimentos na clínica escola de fisioterapia para aqueles com problemas osteomusculares.

RESULTADO/IMPACTO

A ginástica laboral gerou resultados muito além dos físicos, os 15 minutos diários pode estreitar laços entre os trabalhadores, com os alunos, trocar experiências do dia a dia além de aliviar o estresse vivido no cotidiano. Aqueles profissionais que apoiaram a ideia e faziam regularmente, notavam a diminuição das dores advindas do posto de trabalho, o alívio no estresse além de aumentar a produtividade. Já os que passaram pelo atendimento clínico relatam a melhora na função osteomuscular, devolvendo a função física e muitos ingressaram em uma atividade física regular durante a semana devido a mudança do quadro clínico, seguindo de uma mudança de hábito.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Observou-se que existe a necessidade de um atendimento laboral continuo e regular, afim de promover a qualidade de vida da equipe de trabalho de qualquer instituição. Promover o cuidado e atenção a esses trabalhadores gera profissionais ativos e dispostos a trabalhar. Por fim, um atendimento especializado para cada ambiente de trabalho, levando em consideração as evidências científicas junto a escuta da vivência diária faz com que a saúde do trabalhador seja cada dia melhor.