Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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SEMIOLOGIA DO OLHAR: A APREENSÃO DO TERRITÓRIO DE SAÚDE PELO OLHAR DOS AGENTES DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE
Luiza Maria Castro Augusto Alvarenga, Erivelto Pires Martins

Última alteração: 2022-01-21

Resumo


 

INTRODUÇÃO - A ETSUS-Vitória faz parte da Rede de Escolas Técnicas do SUS (RET- SUS) do Ministério da Saúde. Garante a Educação Permanente em Saúde e ofereceu em 2016 a oportunidade de qualificação técnica, para profissionais com ensino médio, conforme estabelece a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, lei n.º 9.394/1996, inserido na rede de Atenção Básica ou na Unidade de Serviço do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária – SINAVISA. OBJETIVO atuarem em equipe multiprofissional, com competências gerais e específicas para a reorganização dos serviços, na perspectiva da construção do modelo de atenção à saúde, proposto pelo SUS que aponta para a construção da prática da Vigilância em Saúde no nível local, territorial, que pressupõe o entendimento de uma rede de causas que determina risco, vulnerabilidades e adoecimento. MÉTODO- semiótica- na análise de imagens, com o compartilhamento de conhecimento mediado por signos presentes em fotografias. INTERVENÇÃO- No módulo III - Ações integradas de promoção, proteção, prevenção à saúde – iniciamos com a leitura de fotografias do território onde trabalhavam e viviam, da vizinhança, da cidade e das coisas que os cercavam trazidas pelos alunos. RESULTADOS- olhar individual escolheu a realidade a ser fotografada, mas, a realidade grupal baseada na interpretação compartilhada da fotografia oportunizou sentir as correlações históricas, sociais, ambientais, étnicas e econômicas, numa interação de significados que cada um trazia de sua cultura e do seu conhecimento profissional. CONCLUSÃO. As interpretações especificas de vigilância ambiental, dos agentes comunitários de saúde e de vigilância sanitária, deram lugar ao entendimento do processo saúde - doença além de práticas setorizadas, quando cada sujeito deu sua interpretação, uma luta de significados que foi construindo um conhecimento multidisciplinar, uma luta física e mental na ressignificação do olhar sobre a realidade do território, necessário para identificação da situação de saúde. Este conhecimento foi sendo consolidado nos seminários e aulas práticas nos mais diversos cenários oferecidos a todos os alunos.

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