Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
I Semana de Arte e Cultura da Amamentação de Mato Grosso 2019: uma perspectiva de promover a cultura da amamentação através da arte
Rodrigo César de Oliveira Carvalho, Rosiene Rosa Pires

Última alteração: 2022-01-17

Resumo


Este resumo trata-se de um evento de promoção do aleitamento materno em alusão à Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) e Agosto Dourado 2019, com o objetivo de promover a cultura da amamentação para a comunidade em geral, através das artes plásticas, reforçando o processo de construção e determinante cultural para a prática da amamentação.

Em agosto de 2019 foi realizado um evento alusivo à Semana Mundial de Aleitamento Materno e ao Agosto Dourado, intitulado: I Semana de Arte e Cultura da Amamentação de Mato Grosso – I SACA MT. O evento de caráter promocional da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) foi planejado de forma intersetorial junto à Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso e em parceria com a Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Mato Grosso (FANUT/UFMT) e outros parceiros, sem conflito de interesses.

Durante a etapa de planejamento foram realizadas reuniões com as instituições envolvidas para traçar as estratégias de envolvimento de outros atores que tornariam o evento possível. Essas estratégias envolveram: a discussão do método e determinação do responsável pela curadoria da exposição de arte, locais de realização dos eventos artísticos, negociações para a exibição e debate de um filme e da apresentação musical e de dança, interlocução com uma biblioteca estadual e com responsáveis técnicos do Programa Saúde na Escola (PSE) para envolvimento de escolas públicas para visitação à exposição de arte, construção de um roteiro lúdico-teórico para abordagem aos visitantes da exposição de arte, pactuação com a área técnica de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) para a realização de atividades de promoção da saúde para os visitantes da exposição de arte, planejamento de minicursos e a realização de um mamaço.

As atividades realizadas buscaram favorecer o empoderamento da mulher, de seus parceiros ou parceiras e de sua família para o cuidado da alimentação saudável e oportuna aos seus filhos e/ou filhas, da lactação à fase da primeira infância.

Para elaboração da logomarca da I SACA MT foi solicitada a uma artista local que fosse desenhada uma marca que representasse o processo cultural da amamentação em Mato Grosso, envolvendo suas populações originárias e urbana, a fauna e a flora mato-grossenses. Essa peça artística foi doada para a organização e compôs todas as peças publicitárias do evento. Para cada atividade específica foi criada uma peça publicitária para a sua divulgação.

Na condução dos minicursos, realizados nos dias 1, 2 e 5 de agosto em parceria com a Escola de Saúde Pública de Mato Grosso (ESPMT), foi adotada uma postura dialética de forma a estabelecer uma relação horizontal entre o público alvo e as facilitadoras convidadas, possibilitando o respeito ao conhecimento prévio do sujeito e sua visão de mundo que possibilitasse o desenvolvimento do processo de conscientização. Foram trabalhadas temáticas relacionadas à formação do vínculo e interação com o bebê através da técnica de massagem; a proteção legal da amamentação através do monitoramento das legislações referentes à promoção comercial de produtos destinados a lactentes e crianças de primeira infância; a amamentação no cotidiano lúdico infantil e o (re)encontro da mulher com o seu corpo no período do puerpério através de técnicas da dança oriental.

As atividades artísticas foram realizadas em espaços artístico-culturais de Cuiabá, com entrada livre e gratuita para a população em geral.

A abertura do I SACA MT ocorreu no Cine Teatro Cuiabá, na região central, com a participação de representantes da gestão pública das Secretarias de Estado organizadoras e, logo em seguida, a exibição do filme “Tigers”, com direção de Danis Tanovic. Antes do início da sessão, acadêmicas de um projeto de extensão da FANUT/UFMT aplicaram um questionário junto à plateia sobre seu conhecimento a respeito da proteção legal da amamentação. Logo após a exibição do filme dois membros da Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar – IBFAN Brasil, conduziram um debate sobre as implicações financeira e de saúde das corporações que fabricam produtos substitutos da amamentação na saúde materna e infantil. Ao término as acadêmicas apresentaram os resultados do questionário aplicado.

No segundo dia ocorreu uma apresentação musical e de dança no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, espaço cultural da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, com o tema “Força Mulher”, apresentado pela cantora e compositora Estella Ceregatti e artistas convidados e com participação da dançarina e professora Nancy Ribeiro.

No dia 03, no espaço cultural Palácio da Instrução, onde também está alocada a Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça, localizado na região central de Cuiabá, ocorreram diversos eventos artísticos e alusivos à amamentação, a ser: um Mamaço organizado pelo Associação “Supermães Grupo de Apoio”, debatendo assuntos relacionados ao tema da SMAM 2019; uma intervenção literária com declamação de poemas e uma exposição de artes plásticas (esculturas em cerâmica e arame, instalações, pinturas em tela e fotografias), distribuídas em três salas, relacionadas à amamentação sob a curadoria do artista plástico Ferraz Ronei. A exposição permaneceu aberta ao público até o dia 30 de agosto, de segunda a sexta, entre 8h e 17h e alguns períodos noturnos, e contou com a participação de 19 artistas.

Ainda nesse espaço cultural, durante a realização da exposição, semanalmente ocorreram atividades de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (ventosoterapia, Reike, aromoterapia, massagem, auriculoterapia e aferição de pressão) para a população em geral.

A I SACA MT foi o maior evento de promoção da amamentação realizado pela SES-MT, com tempo de duração de 30 dias e compôs um dos 450 eventos registrados na Agenda Única do Agosto Dourado MT 2019. O evento encerrou com a participação de 69 profissionais, de diversas áreas, na execução e participação nos cinco minicursos oferecidos e com, aproximadamente, uma plateia de 150 pessoas na exibição e debate do filme. Cerca de 250 pessoas prestigiaram a apresentação musical e de dança e 40 pessoas compareceram no Mamaço. Nas atividades de PICS, com colaboração de uma faculdade, uma profissional autônoma e alunos voluntários, foram realizados 291 procedimentos de saúde. Na exposição de arte foram registradas as presenças de 1.006 visitantes, com público de 12 estados brasileiros e de nove países.

Ainda durante a exposição ocorreram atividades educativas realizadas por estagiárias e voluntárias do curso de Nutrição da FANUT/UFMT através de visita guiada às obras de arte, roda de conversa e atividades lúdicas com alunos de uma escola particular do interior de Mato Grosso, profissionais de instituições públicas de saúde e com um grupo de representações de cinco etnias indígenas sob a coordenação do Distrito Sanitário Especial Indígena – DSEI Cuiabá.

Ao final da realização da I SACA MT, compreendemos que promover a amamentação através de um evento construído, metodologicamente, de forma intersetorial, fomentando parcerias com instituições públicas de diferentes esferas de gestão e privadas, associações e profissionais autônomos, sem conflito de interesses, amplia o diálogo com a sociedade, ao considerar os múltiplos elementos artísticos como metodologias potentes para a compreensão e resgate cultural de práticas alimentares saudáveis, como a amamentação e alimentação complementar saudável.