Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Estágio supervisionado em Enfermagem em um serviço regional de saúde: experiências de fazer/viver o SUS
Eliana Sandri Lira, Angela Maria Brustolin, Irany Achiles Denti Achiles Denti, Marciane Kessler, Cibeli Sandri Manfredini, Neiva Oliveira Prestes, Luana Ferrão, Eliana Buss

Última alteração: 2022-01-30

Resumo


Este trabalho relata a experiência de aproximação e integração ensino e serviço no Sistema Único de Saúde (SUS), durante a realização de estágio supervisionado IIB do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Campus Erechim, na 11ª Coordenadoria Regional de Saúde, Região de Saúde 16 - Alto Uruguai Gaúcho, Norte do Estado do Rio Grande do Sul (RS) no período de 17 de agosto a 12 de novembro de 2021. O estágio supervisionado IIB objetiva, a partir da vivência em ambientes de trabalho em saúde, o desenvolvimento de habilidades e competências pertinentes a à atuação do(a) enfermeiro(a) na integralidade do cuidado, planejamento e execução de atividades no processo de gestão e gerenciamento no cotidiano do SUS. Estas vivências estão amparadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem que preconiza a formação generalista, humanista, crítica e reflexiva. Adicionalmente este documento refere que este profissional deve ser capaz de conhecer e intervir sobre as situações de saúde-doença mais prevalentes no perfil epidemiológico nacional, com ênfase na sua região de atuação, identificando as dimensões biopsicossociais dos seus determinantes. Outro aspecto importante com esta vivência foi a oportunidade da incorporação da ciência como instrumento de atuação profissional, o estabelecimento novas relações com o contexto social, reconhecimento da estrutura e as formas de organização social na área da saúde, suas transformações sociais e epidemiológicas, desenvolvimento da formação técnico-científica a qual conferirá qualidade ao exercício profissional, compreender a política de saúde no contexto das políticas sociais reconhecendo o perfil epidemiológico. O objetivo deste relato é discorrer sobre esta experiência do estágio curricular, considerando os objetivos do estágio, vivências, percepções e movimentos de estudantes, professores e trabalhadores na construção de espaços colaborativos de aprendizagem e educação na saúde. Para a concretização deste estágio foi firmado um termo de cooperação técnica entre a instituição de ensino e a secretaria estadual da saúde deliberando sobre normas e atribuições do processo. A pedagoga do Núcleo Regional de Educação em Saúde Coletiva (NURESC) da 11ª Coordenadoria Regional de Saúde, juntamente com trabalhadores do serviço, acadêmicos e professores da instituição de ensino elaboraram o itinerário de estágio “Ciclo de atividades e vivências no cotidiano do serviço regional de saúde no SUS” que contou com atividades na vigilância epidemiológica, imunizações, vigilância sanitária, regulação controle e avaliação, gestão em saúde, ações em saúde e educação permanente em saúde. Um ciclo de produção de conhecimento interessado, vivo e em ato por meio de rodas de conversa, vivências na estrutura do serviço e circulação de saberes. Participaram do estágio 20 trabalhadores, 3 professores e 15 acadêmicos de enfermagem. Para os trabalhadores, o movimento de preparação de materiais, recepção e interação com os estudantes e professores provocou o reconhecimento do próprio trabalho como material produtor de conhecimento e a implicação do serviço na formação para o Sistema Único de Saúde (SUS). Para os estudantes a experiência mobilizou a construção do processo ensino aprendizagem e a reflexão sobre as práticas já vivenciadas. Adicionalmente a vivência apontou caminhos, demonstrou espaços de trabalho ocupados por enfermeiros(as) assim como despertou o interesse na atuação profissional nas ações de gestão em saúde. A metodologia mais utilizada foi a roda de conversa com apresentação de audiovisuais e a utilização de sites onde foi possível demonstrar o quantitativo do trabalho realizado pelos profissionais que atuam nestes setores. Na vigilância epidemiológica as principais temáticas expostas e apresentadas aos acadêmicos dizem respeito a vigilância epidemiológica com apresentação e discussão dos fluxogramas e notas informativas, além do sistema de informações de agravos de notificação. Funções da vigilância sanitária e roteiros de vistorias foram apresentados pelo setor de vigilância sanitária. O setor de regulação, controle e avaliação expôs toda a complexidade da regulação de leitos, contratos, cadastro nacional de estabelecimentos em saúde, cartão SUS, sistema de faturamento, sistema de informação ambulatorial e hospitalar. No setor de imunizações os acadêmicos vivenciaram atividades práticas referente a gestão dos imunizantes para a região, logística do recebimento e distribuição dos imunizantes para os municípios pertencentes à 11ª CRS. Através de uma roda de conversa, este setor apresentou as instruções normativas da vacinação e soros além do conhecimento do ambiente físico onde são armazenados os imunizantes. O setor de ações em saúde explanou como funciona a rede de atenção psicossocial na região, salientando a equidade na atenção à saúde da população em sofrimento psíquico. Outra temática apresentada e discutida foi a política de financiamento da atenção básica, rede cegonha e primeira infância melhor. Utilizando como metodologia de ensino uma roda de conversa, o setor da gestão em saúde explanou sobre os instrumentos e documentos utilizados para a gestão regional em saúde. Ao NURESC coube a abordagem da gestão e desenvolvimento da educação permanente em saúde para a região, processo da avaliação da aprendizagem e avaliação do itinerário de estágio. No processo de autoavaliação efetuado pelos acadêmicos, nos dados qualitativos e que enalteceram o trabalho realizado foi citado várias vezes a receptividade, as oportunidades vivenciadas, a atuação profissional, mais especificamente do profissional enfermeiro (a), a qualidade das ações de ensino-aprendizagem impressa em todas as ações desenvolvidas no período, os espaços para a atuação profissional, troca de experiências, a riqueza dos conhecimentos adquiridos, excelente organização com diversas metodologias de ensino-aprendizagem. A vivência dos acadêmicos estreitou o vínculo entre ensino e serviço, fortaleceu o processo de trabalho docente, qualificou o cuidado na enfermagem e instrumentalizou os acadêmicos para o processo de gestão e gerenciamento no SUS. A oportunidade de conhecer o funcionamento de um serviço regional de saúde revelou entusiasmo, interesse e dedicação ao processo de aprendizagem. E, ainda, a importância do trabalho coletivo, multidisciplinar, articulado, em redes dialógicas que favorecem o planejamento e a elaboração de ações em saúde. O processo de organização, vivência e avaliação desta experiência mobilizou uma postura acessível e interessada em que a aprendizagem constituiu-se rizoma, indicando novas parcerias e novas metodologias de ensino diante da multiplicidade de saberes e práticas do cotidiano do trabalho no SUS.