Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Psicoeducação como prática interventiva com adolescentes: um relato de experiência.
Ester Naiá Ferreira Melo

Última alteração: 2022-02-02

Resumo


Apresentação: A adolescência e a aproximação com o início da vida adulta geram vários questionamentos e dúvidas por parte dos  jovens, sendo esse um momento de muitas incertezas, mudanças e novas descobertas. Por essa razão, é importante discutir acerca da saúde mental com adolescentes e jovens adultos que estão em uma situação de transição em suas vidas. Desenvolvimento: Por essas razões, foram realizadas algumas intervenções aplicadas por estagiários de psicologia junto ao projeto Educação Solidária. Tais atividades foram realizadas no Santuário Paróquia São José Operário, localizada na cidade de Manaus. O projeto Educação Solidária conta com atividades voltadas para a educação, realizando preparatórios para vestibulares para jovens entre 15 e 18 anos de idade. Vale ressaltar que ao avaliar as demandas relacionadas à saúde mental dos alunos se percebeu a importância de trabalhar temáticas ligadas à psicologia com jovens desta faixa etária. Visto que, esses estão em processo de transição da adolescência para a fase adulta e que precisam adquirir este tipo de conhecimento sobre saúde mental. Resultados: Com o objetivo de promover ações psicoeducativas relacionadas com a temática da saúde mental para os alunos do projeto Educação Solidária se fez necessário primeiro analisar as demandas e dúvidas sobre assuntos da saúde mental. Pois, com o primeiro contato se percebeu que os alunos tinham muitas dúvidas quanto a temáticas próprias da saúde mental e de como ter contato com a psicoterapia. Em seguida a essa etapa, foram aplicadas algumas intervenções por meio de rodas de conversa, dinâmicas e jogos sobre  temáticas voltadas para saúde mental, como suicídio, transtornos alimentares e atendimento psicológico. Considerações finais: Ao término da ação, se observou que ao promover ações educativas sobre a saúde mental foi possível psicoeducar os adolescentes do projeto Educação Solidária, a fim de modificar alguns paradigmas e desconhecimentos sobre temas da Psicologia.