Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2022-01-21
Resumo
Apresentação: O objetivo deste resumo é relatar a experiência de pós-graduandas na comissão organizadora de uma atividade avaliativa do Programa de Aperfeiçoamento do Ensino (PAE) da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Desenvolvimento do trabalho: O PAE é um programa que visa uma aproximação dos pós-graduandos com a formação docente, neste caso, na área da saúde. O pós-graduando deve cumprir obrigatoriamente duas etapas: a primeira etapa é a preparatória, quando ele deve cursar disciplinas voltadas para a formação docente; e a segunda etapa é a realização do estágio em uma das disciplinas dos cursos de Bacharelado ou Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem. Na etapa do estágio ocorreram três reuniões entre a coordenação do PAE e estagiários: a primeira foi de caráter introdutório e as demais para avaliar o desenvolvimento do estágio por meio de discussões, realizar esclarecimentos e trocas de experiências. Para planejar e desenvolver a avaliação final do estágio PAE, uma comissão foi constituída pelos pós-graduandos interessados em produzir e exercitar o protagonismo, criatividade e reflexão sobre a prática docente, a partir dos aprendizados proporcionados pela experiência. Resultados e/ou impactos: A comissão reuniu-se cinco vezes no primeiro semestre de 2021 para a construção da atividade avaliativa com base em leitura de materiais complementares e discussão sobre ideias para as estratégias da atividade. O intuito foi planejar uma atividade que valorizasse a experiência dos pós-graduandos no estágio, e deixar um legado com a produção de um relatório e de uma tecnologia educativa (podcast) para os próximos estagiários. A construção coletiva produziu um relatório descrevendo o desafio do processo pedagógico e os resultados com os principais temas discutidos, como a atuação docente no ensino remoto emergencial e as tecnologias educativas na aprendizagem autônoma dos graduandos. E, também, um podcast que explorou as vivências e reflexões dos estagiários PAE, de acesso público. Considerações finais: O trabalho coletivo entre as pós-graduandas que compuseram a comissão proporcionou um aprendizado reflexivo e crítico sobre a docência aos estagiários PAE, e também a importância do planejamento de estratégias avaliativas criativas que proporcionem a participação pelo diálogo democrático com valorização da formação de docentes que atuarão na educação de profissionais da área da saúde.