Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
A experiência de pós-graduandas na comissão organizadora de atividade avaliativa do programa de formação para a docência na área da saúde
Priscila Norié de Araujo, Maraina Gomes Pires Fernandes Dias, Heloisa Ehmke Cardoso dos Santos, Melisane Regina Lima Ferreira, Gracielle Pereira Aires Garcia, Luiz Jorge Pedrão, Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves, Rosangela Andrade Aukar de Camargo

Última alteração: 2022-01-21

Resumo


Apresentação: O objetivo deste resumo é relatar a experiência de pós-graduandas na comissão organizadora de uma atividade avaliativa do Programa de Aperfeiçoamento do Ensino (PAE) da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Desenvolvimento do trabalho: O PAE é um programa que visa uma aproximação dos pós-graduandos com a formação docente, neste caso, na área da saúde. O pós-graduando deve cumprir obrigatoriamente duas etapas: a primeira etapa é a preparatória, quando ele deve cursar disciplinas voltadas para a formação docente; e a segunda etapa é a realização do estágio em uma das disciplinas dos cursos de Bacharelado ou Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem. Na etapa do estágio ocorreram três reuniões entre a coordenação do PAE e estagiários: a primeira foi de caráter introdutório e as demais para avaliar o desenvolvimento do estágio por meio de discussões, realizar esclarecimentos e trocas de experiências. Para planejar e desenvolver a avaliação final do estágio PAE, uma comissão foi constituída pelos pós-graduandos interessados em produzir e exercitar o protagonismo, criatividade e reflexão sobre a prática docente, a partir dos aprendizados proporcionados pela experiência. Resultados e/ou impactos: A  comissão reuniu-se cinco vezes no primeiro semestre de 2021 para a construção da atividade avaliativa com base em leitura de materiais complementares e discussão sobre ideias para as estratégias da atividade. O intuito foi planejar uma atividade que valorizasse a experiência dos pós-graduandos no estágio, e deixar um legado com a produção de um relatório e de uma tecnologia educativa (podcast)  para os próximos estagiários. A construção coletiva produziu um relatório descrevendo o desafio do processo pedagógico e os resultados com os principais temas discutidos, como a atuação docente no ensino remoto emergencial e as tecnologias educativas na aprendizagem autônoma dos graduandos. E, também, um podcast que explorou as vivências e reflexões dos estagiários PAE, de acesso público. Considerações finais: O trabalho coletivo entre as pós-graduandas que compuseram a comissão proporcionou um aprendizado reflexivo e crítico sobre a docência aos estagiários PAE, e também a importância do planejamento de estratégias avaliativas criativas que proporcionem a participação pelo diálogo democrático com valorização da formação de docentes que atuarão na educação de profissionais da área da saúde.