Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM GESTÃO HOSPITALAR PARA O SUS SOB O OLHAR DO RESIDENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Anny Alice Maniezzo, Júlia Maria Vicente de Assis, Ternize Mariana Guenkka, Paula Karyne Nunes Silva, Nayla Mony Viana de Macena, Hélder Cássio de Oliveira

Última alteração: 2022-01-21

Resumo


APRESENTAÇÃO: O Programa de Residência Multiprofissional em Gestão Hospitalar para o SUS caracteriza-se como uma especialização lato sensu que associa teoria e prática no ambiente hospitalar, com o propósito de formar profissionais para atuação nos serviços públicos de saúde. Foi criado em 2015, sendo a primeira residência do gênero do Brasil. É vinculado a um Hospital Universitário Federal localizado em Cuiabá-MT, encontrando-se atualmente na sexta turma. Oferta 6 vagas anualmente, para sanitaristas, enfermeiros, nutricionistas e farmacêuticos. São dois anos de vivências e experiências práticas de imersão na complexidade da gestão de um hospital de ensino, totalizando carga horária de 5.760 horas, distribuídas em 4.608 horas de atividades práticas e 1.152 de disciplinas teóricas. Diante disso, o objetivo deste resumo é descrever a experiência vivenciada pelos residentes no âmbito hospitalar no período da especialização. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: Os residentes realizam rodízios em setores administrativos, acompanhando os profissionais do respectivo local de prática e realizando atividades em diversas áreas de atuação como a gestão da qualidade, regulação em saúde, orçamento e finanças, logística e suprimentos, gestão de pessoas e do ensino e pesquisa, cumprindo carga horária semanal de 60 horas. Os rodízios são praticados em duplas, de forma que as profissões são sempre alternadas, agregando valor à experiência profissional ao combinar diferentes saberes. Ademais, para cada local de prática, há um tutor responsável pelos residentes e um ou mais preceptores que direcionam a vivência na área. A avaliação é efetuada ao final de cada rodízio e contempla a entrega de relatório de atividades e avaliação individual do residente. RESULTADOS E/OU IMPACTOS: O conhecimento exigido e adquirido na residência transpassa os saberes teóricos, práticos ou técnicos, abrangendo também habilidades comportamentais, competências e relações interpessoais. Além disso, prepara o profissional para atuar não só na gestão de unidades de atenção terciária, como também possibilita a atuação em outros serviços de saúde, dada a amplitude de conhecimento e know-how adquiridos durante a residência. A incorporação do residente nas atividades de gestão do hospital, sobretudo as de nível tático e estratégico está ocorrendo gradualmente, de forma que as experiências vivenciadas e envolvimento dos profissionais como tutores e preceptores do programa são aprimoradas a cada nova turma. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Sendo assim, conclui-se que à medida que são desenvolvidas as habilidades dos residentes e atingidos os objetivos propostos pela especialização, profissionais cada vez mais capacitados são formados para atuação na saúde pública ou mesmo na saúde suplementar.