Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Adaptação de uma disciplina introdutória do curso de Farmácia para o ambiente virtual
Maria do Carmo Vilas Boas Sousa, Clarice Chemello, Cristina Mariano Ruas, Simone de Araújo Medina Mendonça

Última alteração: 2022-01-30

Resumo


A pandemia de Covid-19 provocou mudanças no ensino, levando à necessidade de uso de ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Uma disciplina introdutória do curso de Farmácia foi adaptada com uso de metodologias ativas de ensino em AVA.

O objetivo com este estudo foi avaliar a percepção dos estudantes sobre a experiência na referida disciplina.

Realizou-se um estudo qualitativo com realização de grupo focal ao término da disciplina. Utilizou-se a plataforma on-line do Microsoft Teams® para realização do mesmo, com emprego de tópico-guia com questões sobre as expectativas, vivências e aprendizados em relação à disciplina. A entrevista foi gravada e transcrita.  A análise qualitativa dos dados foi realizada com o emprego do software Atlas.ti®. Os métodos utilizados na disciplina foram elaboração e apresentação de fichamentos, mapas conceituais, infográficos e linha do tempo, realização de aprendizagem baseada em equipes (ABE) e entrevistas com farmacêuticos egressos da instituição.

Sete estudantes participaram do grupo focal. As unidades temáticas identificadas foram agrupadas nos temas, descritos a seguir: “Percepção sobre as competências desenvolvidas com a disciplina” e “Experiência dos estudantes com os métodos de ensino-aprendizado durante o Ensino Remoto Emergencial”. No primeiro tema, os estudantes abordaram sobre o caráter reflexivo da disciplina que os estimulou a pensar criticamente sobre os aspectos históricos da profissão e da educação farmacêutica. Ademais, ressaltaram que puderam conhecer as diversas possibilidades de exercício profissional, o que ampliou suas perspectivas sobre a atuação do farmacêutico na sociedade. Destacaram que a disciplina trouxe um novo ponto de vista sobre o papel do farmacêutico enquanto profissional de saúde que presta cuidado em saúde, que até então, era um campo desconhecido para eles.  Já no segundo tema, as falas dos estudantes ressaltaram como ponto positivo a forma que a disciplina foi conduzida. Os encontros síncronos quinzenais propiciaram o debate entre os colegas e quebrou barreiras existentes devido à distância física. O emprego de diferentes métodos de ensino-aprendizagem e a possibilidade de trabalhar em pequenos grupos também foram pontuados positivamente, visto que proporcionaram a criação de vínculos entre os estudantes. A sobrecarga de atividades avaliativas foi apontada pelos estudantes como aspecto negativo da experiência.  Os resultados evidenciaram que as expectativas dos estudantes em relação à disciplina foram atendidas e que o emprego de metodologias ativas de ensino-aprendizagem possibilitou maior interação e percepção de aprendizado. Alerta-se para a necessidade de formação docente para melhor planejamento de atividades avaliativas em AVA.

Embora, o ensino em ambiente virtual tenha seus desafios e dificuldades, a forma como a disciplina foi estruturada permitiu que os estudantes estabelecessem vínculos entre si e com professores. As atividades desenvolvidas permitiram o alcance dos objetivos de ensino-aprendizagem, contribuindo para o desenvolvimento do senso crítico sobre a profissão farmacêutica.

 

Palavras-chaves: metodologias ativas de ensino; ambiente virtual; ensino remoto emergencial.