Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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NASCE O CADERNOS DE ENSINO E PESQUISA EM SAÚDE
Elisandro Rodrigues, Daniel Demétrio Faustino-Silva, Rodrigo de Oliveira Azevedo

Última alteração: 2022-02-03

Resumo


O Grupo Hospitalar Conceição (GHC), localizado em Porto Alegre, capital do Estado do Rio Grande do Sul, no Brasil, é formado pelos hospitais Conceição, Criança Conceição, Cristo Redentor e Fêmina, pela Unidade de Pronto Atendimento Moacyr Scliar, por 12 unidade do Serviço de Saúde Comunitária, três Centros de Atenção Psicossocial e pela Escola GHC. Vinculado ao Ministério da Saúde, na atualidade, constitui-se a maior rede pública de hospitais do Sul do país, com atendimentos destinados exclusivamente para o Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo dados do Setor de Pesquisa do GHC, nos últimos cinco anos, pesquisadores cadastraram no sistema institucional para gestão de pesquisas, em média, 332 projetos por ano. Desde o ano 2000, foram publicados mais de 1.240 artigos científicos por autores vinculados ao Grupo. Após 2009, 702 desses artigos foram citados mais de 14 mil vezes. Apesar da imponência desses números, que representam apenas pequena parcela da história do GHC com ações de ensino e pesquisa, ainda são insuficientes as oportunidades regulares que a Instituição oferece para pesquisadores, profissionais da saúde, residentes, alunos e outros sujeitos divulgarem os seus saberes e as suas produções científico-tecnológicas. O Cadernos de Ensino e Pesquisa em Saúde (CaEP) nasce, então, como um periódico eletrônico e interdisciplinar editado pela Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) do GHC. Destina-se às publicações que dialogam com a Saúde Pública e com as Ciências da Saúde, inclusive nas suas interfaces com as Ciências Humanas e Sociais. Nessas áreas, buscando dialogar com a missão, a visão e os princípios da Instituição, valoriza particularmente debates e produções relacionadas com os temas da assistência integral à saúde, da avaliação e produção de tecnologias para o SUS, da docência, do ensino, da pesquisa e do trabalho em saúde. Ao exceder amplamente as nossas expectativas, este primeiro número do Cadernos reúne um total de 16 trabalhos nas seções Editorial, Artigos, Produções Técnicas, Diálogos com a Sociedade, Resumo e Entrevistas. Em conformidade com o contexto nacional e mundial, as produções que se relacionam com a Pandemia da COVID-19 são as mais numerosas, envolvendo sete publicações. No entanto, neste primeiro número do Periódico, a diversidade de temas se destaca. Trabalhos sobre comunicação entre prestadores de serviços e operadoras de saúde, atendimento odontológico, acesso a medicamentos especializados, parto normal, parceria público-privada, comunicação em saúde, aborto ilegal, educação permanente, teleodontologia, cuidado a idosos e medicalização da infância e da adolescência estão aqui contemplados. Ao finalizar, registramos a nossa alegria pela publicação deste primeiro número do Cadernos de Ensino e Pesquisa em Saúde. Desejamos que, segundo o seu propósito, o Periódico, para todos aqueles que o lerem, efetivamente se constitua instrumento de qualificação da Saúde Pública, das Ciências da Saúde e das práticas assistenciais e educacionais nas instituições brasileiras.