Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Educação em saúde no pré-natal como prática do enfermeiro na APS
Sonia Acioli, Fabiana Paim Sabino, Noemia Lima Brasil de Amorim, Kalyane Cristine Ferreira Gonçalves França

Última alteração: 2022-02-03

Resumo


Apresentação

Este trabalho é um subprojeto vinculado à pesquisa intitulada: “Práticas dos enfermeiros nas equipes de atenção primária à saúde: construção de projetos emancipatórios numa perspectiva comparada entre Rio de Janeiro e Coimbra” realizada no PPGENF-UERJ. Sendo assim, se propôs a estudar uma das temáticas vinculadas ao projeto maior, que foi a educação em saúde como prática do enfermeiro no pré-natal. Sendo a gravidez um momento de descoberta e dúvidas para a mulher, consideramos o pré-natal um espaço para que a gestante e seu parceiro possam refletir e problematizar esses questionamentos por meio das ações educativas desenvolvidas por enfermeiras/os nas unidades de saúde no âmbito da Atenção Primária à Saúde (APS).  O projeto tem como objetivo geral analisar as práticas educativas desenvolvidas no pré-natal realizadas pelo enfermeiro considerando o contexto da Atenção Primária no período de 2011 a 2021. Os objetivos específicos são: Identificar as práticas desenvolvidas efetuadas pelo enfermeiro durante o pré-natal; categorizar as atividades educativas efetuadas pelo enfermeiro a partir das abordagens educativas existentes e sistematizar as práticas educativas encontradas realizadas pelo enfermeiro durante o pré-natal.

Desenvolvimento do trabalho

Se trata de uma Revisão Integrativa de Literatura. A coleta de dados foi feita a partir das bases de dados: LiLACS, PubMED; Scopus e Web of Science usando o operador boleado “AND”. Os descritores utilizados foram: “Educação Pré-Natal”, “Educação em Saúde” e “Atenção Primária à Saúde”.  Ficou definido como critérios de inclusão: textos completos disponíveis online, artigos publicados, nos idiomas português, inglês e espanhol e trabalhos publicados nos últimos 10 anos. Foi empregado como critério de exclusão: textos não disponíveis, trabalhos duplicados, dissertação de mestrado e tese de doutorado. Com base na estratégia PICO, a questão de pesquisa construída foi: Como as práticas educativas no pré-natal têm sido usadas pelo enfermeiro na Atenção Primária?

Resultados preliminares

Como resultados preliminares foram encontrados 3144 estudos, tendo sido computados e adicionados ao aplicativo “Rayyan”. Dentre esses trabalhos encontrados, o aplicativo detectou 745 duplicados, que foram excluídos. Após, foram lidos os resumos de 2399 trabalhos, e a partir deles, selecionados 69 artigos para a leitura na íntegra. Preliminarmente, 15 artigos foram adicionados para a discussão.

Considerações finais

Notou-se a presença da problematização como elemento norteador de algumas das ações educativas relatadas, assim como práticas tradicionais no desenvolvimento das práticas educativas desenvolvidas durante o pré-natal. Os enfermeiros buscam realizar atividades com grupos de gestantes, como espaço para troca de vivências assim como é possível perceber práticas de educação em saúde desenvolvidas durante a atividade de consulta com orientações, ou através de palestras, com abordagem pedagógica mais tradicional e não problematizadora. Além disso, notou-se a presença de outros profissionais como nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, médicos e assistentes sociais como participantes dos momentos educativos. Isso evidencia que a educação em saúde pode estar presente em vários espaços de atuação na APS, a necessidade de formação e educação permanente dos enfermeiros e demais profissionais de saúde para o desenvolvimento de práticas educativas problematizadoras e a importância da intersetorialidade.