Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Tema: Cuidado no Tratamento Odontológico Em Pacientes Com Diabetes e Hipertensão Com Indicação Para Prótese Total: Relatos De Uma Cirurgiã Dentista Integrante do Programa de Qualificação da APS Como Educação Permanente.
Fabiano Araujo Brum, STEFFANY LORAYNE RODRIGUES DE MEDEIROS, Gabriela Cristina Farini Cobi Penteado, Carla Azevedo Hartuique Dalmagre, Sabrina Bragança Vieira, Adriana Andrade de Brito, Juliana Verly de Almeida, Kellen Bruna Assis de Souza Ramos

Última alteração: 2022-01-31

Resumo


Apresentação:

A Diabetes Melittus representa um dos mais importantes problemas de saúde pública, estima-se que 3 a 4% dos pacientes adultos que procuram tratamento odontológico são diabéticos e podem ter alterações bucais como, xerostomia, halitose cetônica, doença periodontal e dificuldade de cicatrização. O atendimento deve ser realizado por profissionais que tenham conhecimento sobre a doença, sobre o manejo e as técnicas utilizadas. O objetivo neste trabalho é descrever o atendimento odontológico de um paciente com diabetes e hipertensão com a necessidade de reabilitação protética realizado na Unidade Irmãos Fernardes, Município de Barra de São Francisco-ES e tem por finalidade expor o tipo de tratamento ideal e necessário para o paciente.

Desenvolvimento:

O paciente de 63 anos compareceu a UBS para realizar extrações seriadas de vários elementos dentários destruídos, para posterior confecção de próteses total inferior. Na anamnese relatou ser hipertenso controlado e diabético. Disse usar Metformina, Sinvastatina, Losartana, AAS e Glimepirida. Em 2019 fez cirurgia para instalação de prótese aórtica e amputação de 2 dedos do pé direito. O atendimento odontológico tem como limite da PA em 140/90mm Hg devido ao risco de aumento do sangramento. Quanto aos anestésicos preconiza-se a Mepivacaína sem vasoconstritor e Prilocaína com Felipressina. A Profilaxia Antibiótica para Cardiopatias é feita com Amoxicilina ou Clindamicina para alérgicos a Penicilina. Foram realizados a Profilaxia Antibiótica e as 9 exodontias necessárias, com baixo trauma, recomendações, divididas entre 5 atendimentos, uma vez por semana.

Resultados:

Após 1 semana, removeu-se as suturas e solicitou-se que o paciente aguardasse 45 a 90 dias, para remodelação óssea espontânea pós-extrações dentarias e a acomodação dos tecidos gengivais de revestimento. Esse é tempo é necessário para a realização de uma boa moldagem e confecção de prótese de qualidade. O diagnóstico precoce da DM e Hipertensão é importante para melhorar a qualidade de vida dos pacientes sendo que atividades físicas, perda de peso e o controle da pressão arterial auxiliam na prevenção de doenças circulatórias. Hábitos saudáveis, moderação em bebidas alcoólicas e tabaco reduzem efetivamente a pressão arterial. Levando-se em conta as condições clínicas e sistêmicas do paciente o tratamento foi extremamente favorável. A condução da profissional com visão clínica ampliada nas buscas de fontes confiáveis foi extremamente importante no desenvolver do tratamento. Citamos também conhecimentos prévios da profissional para aumentar a confiança e resolutividade nestes casos. Inclusive, nota-se a importância do processo de educação permanente de qualificação da Atenção Primária em Saúde pelo Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação (ICEPi), baseado no ensino/aprendizagem dos profissionais e multidisciplinaridade do trabalho.

Considerações Finais:

Entendemos que o cuidado de pacientes com doenças crônicas dá-se através de mudanças de hábitos, prevenção, melhora da qualidade de vida e manutenção de hábitos alimentares saudáveis. A Atenção Primária em Saúde (APS) é de extrema importância como a porta de entrada para os usuários e os pacientes devem ter seus atendimentos solucionados na UBS. Portanto, uma boa formação dos profissionais de saúde e a integralidade no atendimento são de suma importância para que haja atendimento de qualidade para os pacientes.