Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Fitoterapia em Nutrição Esportiva: uma revisão sistemática
Márcio Santos Carvalho, Ida Oliveira de Almeida, Tamires dos Reis Santos Pereira, Danielle Brandão de Melo, Thalita Marques da Silva, Rosana Freitas de Assis, Daniele Santos Mangabeira

Última alteração: 2022-02-01

Resumo


INTRODUÇÃO

A utilização de fitoterápicos com o objetivo de melhoria no desempenho físico é uma prática muito utilizada entre os praticantes de atividade física (CONDE et al., 2015). A fitoterapia para melhora na performance no esporte é abordada em alguns estudos. A utilização de fitoterápicos proporciona vários efeitos benéficos, como o aumento de níveis hormonais e a mobilização e oxidação de lipídeos, melhoraria na performance durante o exercício físico, fortalecimento do sistema imunológico, diminuição de dores musculares, além disso, possui efeitos antioxidante e anti-inflamatório (VIEIRA et al.,2018; ABRANCHES, 2015).

OBJETIVO

Realizar uma revisão sistemática de literatura sobre a utilização da fitoterapia no esporte para a melhoria de desempenho físico.

METODOLOGIA

Revisão sistemática seguindo as recomendações dos Principais itens para relatar Revisões sistemáticas e Meta-análises (PRISMA, 2015), questão norteadora “Qual efeito do uso de fitoterapia para melhoria do desempenho esportivo?”. Considerando elegíveis estudos publicados a partir de 2015 em português, inglês e espanhol, que apresentaram efeitos da melhoria do desempenho esportivo. Foram excluídos estudos que não apresentaram o efeito de melhoria para o desempenho esportivo. Conforme, P – População: efeito do uso de fitoterapia; I - Interesse: melhoria; Co-Contexto: desempenho esportivo (CARDOSO et al., 2019). No período de julho de 2021, foram realizadas buscas nas bases de dados eletrônicas da Biblioteca Virtual em Saúde e Scientific Electronic Library Online, Brasil, por dois pesquisadores de forma independente. Usamos os descritores Fitoterapia, Esporte, Desempenho Esportivo, registrados no Descritores em Ciências da Saúde, entre os termos o operador booleano AND. Para seleção, realizamos a leitura do título e resumo e posteriormente a leitura do artigo completo. Os dados coletados dos estudos foram: título, autoria e efeito de melhoria para o desempenho esportivo.

RESULTADOS

A partir dos descritores utilizados foram recuperados 32 artigos, dos quais 7 foram selecionados após a leitura do título, posteriormente foi realizada a leitura do resumo, onde 3 artigos passaram para a fase de leitura integral e estes fizeram parte desta revisão. A população estudada foi exclusivamente adulta. Os estudos selecionados utilizaram diferentes metodologias compostos em seus experimentos, o que deixa claro a heterogeneidade da amostra. De modo geral os objetivos direcionaram para avaliar a potencial toxicidade dos compostos fitoterápicos, utilização da fitoterapia na melhora do desempenho físico e no potencial adaptogênico, melhora na recuperação da dor e aumento da força muscular, massa corporal e resistência física, ambos com resultados positivos e promissores para estes fins.

CONCLUSÕES

A revisão identificou heterogeneidade nas pesquisas que abordam a fitoterapia no esporte, ao mesmo tempo em que verificou que há potencial para a utilização dessa estratégia na melhora do desempenho esportivo, juntamente com a carência de estudos que avaliem e atestem a segurança e eficácia desses diferentes compostos, de forma robusta e consistente.