Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Avaliação antropométrica de escolares e pré-escolares no programa saúde na escola de duas escolas do município de Tefé: um relato de experiência
Ida Oliveira de Almeida, Danielle Brandão de Melo, Rosana Freitas de Assis, Márcio Santos Carvalho, Tamires dos Reis Santos Pereira, Thalita Marques da Silva, Daniele Santos Mangabeira

Última alteração: 2022-02-01

Resumo


INTRODUÇÃO

O projeto de extensão “Avaliação antropométrica de escolares e pré-escolares no Programa Saúde na Escola” é vinculado à Universidade do Estado do Amazonas” com fins de avaliação nutricional e promoção da saúde. O projeto pauta a avaliação das condições de saúde, prevenção de doenças e agravos, promoção da saúde. Tem como público alvo escolares e pré-escolares de duas escolas, situadas no munícipio de Tefé, Amazonas. O processo de construção de hábitos alimentares saudáveis se dá na infância, logo a escola apresenta- se como um meio ao fomento à introdução de práticas pautando conhecimentos associados à saúde e alimentação, garantindo segurança alimentar e nutricional (SCHMITZ et al., 2008).

OBJETIVO

O projeto objetivou caracterizar o perfil antropométrico de pré-escolares e escolares de duas escolas durante a ação do Programa Saúde na Escola de uma Unidade Básica de Saúde do município de Tefé.

METODOLOGIA

O método aplicado é um estudo observacional do tipo transversal. No que tange o local do estudo, foi realizado em duas escolas, do município de Tefé. A população da investigação foi composta por crianças e adolescentes de 2 a 5 anos da Escola Municipal de Educação Infantil Prof. Calisto Pereira Cavalcante (349 alunos) e de 6 a 15 anos da Escola Estadual Madre Maria das Mercês (397 alunos), totalizando 746 alunos. Os dados antropométricos (peso, altura, índice de massa corporal) foram obtidos através da avaliação individual das crianças e adolescentes. Os dados foram tabulados e analisados pelo Microsoft Office Excel versão: 16.0.6741.2021 for Windows e software SPSS 16.0 for Windows, por meio da frequência absoluta e relativa das variáveis. Para o diagnóstico do estado nutricional foi calculado o índice de massa corporal, a classificação do mesmo, para idade e sexo utilizou-se as curvas de crescimento da Organização Mundial de Saúde e efetuando a classificação de acordo com os percentis.

RESULTADOS

De acordo com a classificação utilizada, a prevalência geral de alteração antropométrica foi de 4,2% (n=30). A classificação geral foi de 95,9% (n=716) eutróficos, 0,6% (n=5) com magreza leve, 2,9% (n=22) com sobrepeso e 0,4% com obesidade grau I (n=3).
A relação entre a classificação antropométrica e sexo, mostrou que, no geral, não há diferença entre sexo para o padrão eutrófico. Com relação a magreza leve e obesidade grau I, também há semelhanças na distribuição por sexo, tanto em pré-escolares e escolares. Já o sobrepeso é mais frequente para o sexo feminino. Quanto ao nível de escolaridade, obesidade e sobrepeso é mais frequente em pré-escolares.
Dos 746 avaliados 30 (4,1%) possuem algum diagnóstico nutricional, desses, podemos observar que dos 5 que possuem o diagnóstico de magreza leve 100% estão entre 5 a 10 anos de idade, dos 3 que possuem diagnóstico de obesidade grau I 100% tem 5 a 9 anos, e dos 22 com o diagnóstico de sobrepeso 73% estão entre 2 a 5 anos de idade.

CONCLUSÃO

Os resultados evidenciaram o baixo número de indivíduos com sobrepeso e obesidade, além disso, verifica- se entre os discentes que possuem algum diagnóstico nutricional, o sobrepeso possui o número mais expressivo, sendo assim, é primordial uma caracterização do perfil antropométrico das crianças e adolescentes , que proporciona um maior conhecimento dessas características e pode ser utilizado como subsídio, para o monitoramento de tendências de alterações e partir disso, a tomada de intervenções pautadas alimentação saudável.