Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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O ESTUDO DE SISTEMAS ORGÂNICOS INTEGRADOS EM UMA METODOLOGIA ATIVA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Lucas Da Silva Machado, Allan Yukawa Schwartz, Maria Luiza Rodrigues Defante, Yan Luiz Nunes, Kelen Salaroli Viana

Última alteração: 2022-01-20

Resumo


Apresentação: O estudo de disciplinas que demandam ao aluno tempo maior de dedicação e pesquisa é um desafio na metodologia ativa. Conhecida por permitir ao estudante um estudo mais individual e problematizado, esse método de ensino traz mais desafios e uma maior atenção aos conceitos, que devem ser trabalhados de forma multidisciplinar e integrada. Desenvolvimento: O estudo do eixo Sistemas Orgânicos Integrados, no qual estão incluídas as disciplinas do ciclo básico de medicina, apresenta ao graduando o conhecimento das estruturas corporais e seu funcionamento. A dinâmica do eixo inclui, para cada assunto a ser estudado, uma abertura e um fechamento. Durante a abertura é apresentada uma situação-problema, da qual, por meio do levantamento de questionamentos e hipóteses, extrai-se os objetivos de estudo. Cada objetivo é focado na compreensão de um assunto que faz parte do entendimento da situação-problema. No período entre a abertura e o fechamento, cabe ao aluno estudar todos os objetivos para que possa discuti-los com os colegas de grupo. Esse estudo é possibilitado pelos horários livres da grade, sendo feito por meio de livros e artigos científicos. Além da discussão em grupo do que foi estudado, há a aplicação prática dos assuntos discutidos em atividades nos laboratórios com orientação dos tutores, o que promove o aperfeiçoamento dos temas estudados. Resultados: Foi observado que um importante componente da aprendizagem na metodologia ativa é a inclusão de práticas nos laboratórios, o que, especialmente nas disciplinas de anatomia e fisiologia, ajuda a contextualizar e dar mais sentido à teoria estudada. Logo, o uso dos laboratórios dentro e fora dos horários regulares é essencial para a construção e consolidação do aprendizado. Além disso, o aspecto multidisciplinar é importante para o aprendizado e a correlação entre as disciplinas do eixo, mas por demandar do aluno um olhar ampliado e a compreensão aprofundada dos objetivos de estudo, a falha no processo de aprendizagem de um determinado objetivo pode impactar nesse processo e gerar no estudante ansiedade e temores. Assim, destaca-se que os tutores precisam ser acessíveis, já que há menos aulas expositivas e, muitas vezes, em assuntos mais complexos, a figura do tutor é essencial para esclarecer dúvidas que potencialmente surjam durante a autoaprendizagem. Por fim, é importante ressaltar que além dos elementos elencados, para que haja uma experiência positiva, há a necessidade de que o aluno tenha disciplina e planejamento, uma vez que a metodologia ativa demanda que o aluno assuma responsabilidade sobre o próprio aprendizado. Portanto, uma lista com a bibliografia sugerida, a disponibilidade dos volumes em bibliotecas físicas e virtuais, laboratórios multifuncionais equipados, tutores dedicados e alunos comprometidos são imprescindíveis para o sucesso do aprendizado na metodologia ativa. Considerações finais: O estudo multidisciplinar da metodologia ativa é importante para o aprendizado, pois possibilita a integração do tema estudado com outras áreas e saberes. Contudo, se o método for aplicado sem o suporte material dos laboratórios e a condução do tutor, pode impactar negativamente na aquisição de conhecimento e na saúde do estudante.