Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Experiência de intervenção socioanalítica em um serviço de acolhimento infanto-juvenil do interior do Estado de SP - Brasil
Tatiana Tatiana Loiola, Juliana Hespanhol Dorigan, Flávio Adriano Borges, Daniel Vanucci Dobbies, Ana Cristina dos Santos Vangrelino, Solange Solange L' Abbate

Última alteração: 2022-01-30

Resumo


O presente relato tem como base uma intervenção socioanalítica de uma pesquisa-intervenção realizada durante o ano de 2020 por pesquisadores do Diretório do CNPq Análise Institucional & Saúde Coletiva em uma organização filantrópica de acolhimento a crianças e adolescentes do interior do estado de SP-Brasil. O objetivo deste trabalho consiste em relatar a experiência no desenvolvimento de uma pesquisa-intervenção socioanalítica a partir dos encontros realizados com trabalhadores de diversas áreas do conhecimento pertencentes a esse serviço, quais sejam: educadores sociais; técnicos assistenciais - equipe técnica composta por psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais; coordenadores dos equipamentos; área administrativa.

Com relação à metodologia de desenvolvimento da presente pesquisa-intervenção, a inovação do estudo deve-se ao fato de que as análises de implicações dos pesquisadores e suas percepções foram transformadas em material de e para a pesquisa, a partir de um diário coletivo produzido por eles durante a intervenção. Esses registros foram realizados em um arquivo compartilhado no Google Drive e foram sendo construídos a cada encontro, ou mesmo, entre encontros, pois tornou-se um espaço de registro de expectativas, de percepções, de impressões, de dúvidas, de ideias, enfim, um espaço de escrita e, ao mesmo tempo, de análise da intervenção que estava sendo realizada. Quanto aos encontros com a equipe do serviço de acolhimento, estes iniciaram-se em fevereiro de 2020 presencialmente, porém, em meio ao processo de pandemia da Covid-19, os encontros foram interrompidos e retomados de maneira online, com encontros entre pesquisadores e a equipe, via Google Meet, a partir de maio 2020 com frequência quinzenal inicialmente e, depois, mensalmente. A equipe de pesquisadores composta por 6 pessoas foi dividida em dois trios e cada trio realizou seus encontros com um grupo de trabalhadores de maneira independente, a partir das demandas que emergiram de cada encontro e de cada grupo. Assim, sejam as atividades propostas, sejam as dinâmicas e conteúdos trazidos para cada encontro, cada situação e seu modo de operar respeitou as particularidades dos grupos, suas demandas e as experiências vivenciadas seja pelos participantes, seja pelos pesquisadores que conduziram o encontro. Após o término das atividades da intervenção socioanalítica, no ano de 2021, foi realizado um encontro de restituição com os trabalhadores da instituição.

A relevância social desta pesquisa-intervenção decorreu, sobretudo, do fato de poder explicitar o quanto este tipo de trabalho pode gerar sofrimento e mal-estar aos profissionais, por cuidarem de crianças e adolescentes que, por decisão judicial, foram retirados do convívio familiar devido à situações de negligência e/ou de violência. Além disso, estes trabalhadores atuam num complexo arranjo institucional de redes internas e externas, com diversas normatizações e contradições, o que dificulta ainda mais a articulação intersetorial e o desenvolvimento de um trabalho em prol de garantir autonomia e cuidado às crianças e adolescentes acolhidos nesta organização transitória.