Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2022-01-21
Resumo
Apresentação: O estudo da disciplina de semiologia é imprescindível para a formação de um profissional médico competente, uma vez que sustenta a prática clínica, assim como seu raciocínio. Na metodologia ativa, estratégia de ensino que se diferencia da tradicional por permitir ao aluno um maior protagonismo, isso se faz ainda mais presente devido ao caráter voltado à prática e à busca de conhecimento pelo estudante. Tais relações promovem melhorias no ensino-aprendizado, o que gera uma maior segurança na realização de procedimentos e técnicas em laboratórios de simulação realística. Desenvolvimento: O eixo de Habilidades e Atitudes Médicas (HAM), correspondente à disciplina de semiologia, é dividido em dois momentos que buscam a construção de conhecimentos e a prática de técnicas fundamentais para o curso. Em um primeiro momento é demonstrado para o aluno de forma prática, em laboratórios de simulação realística as principais técnicas e procedimentos de determinado tema proposto e, posteriormente, os conceitos são aprofundados de forma teórica pelo professor, o qual nos apresenta os arcabouços teóricos do que foi discutido em prática, encorajando aos alunos a buscarem complementação na bibliografia recomendada do eixo. É importante ressaltar que durante as práticas, o estudante é incentivado a agir e executar as técnicas nos bonecos de simulação realística e nos colegas de grupo, sendo este um importante momento de aprendizado e consolidação. Resultados: Portanto, foi observado que a disciplina semiologia, no eixo HAM, não se restringe apenas à técnica e aos procedimentos, mas tem por objetivo o cuidado multifacetado e multiprofissional do paciente, uma vez que o ser humano é um organismo biopsicossocial. Dessa forma, a todo momento, o professor do eixo reitera a importância de não enxergar a apenas a doença, mas a pessoa com suas queixas, valorizando seu histórico social, familiar e patológico. Assim, a forma com a qual se aborda o olhar humanizado para com o paciente é essencial para a construção de uma relação médico-paciente saudável e de confiança. Além disso, a vivência dos estudantes em laboratórios de simulação realística é de suma importância para o aprendizado e fixação, pois o contato dentro e fora do horário de prática faz com que internalizem e aprendam as habilidades ministradas pelo professor. Considerações finais: Logo, fica claro, portanto, que é de suma importância que o eixo HAM seja ensinado de forma problematizada e com um olhar multidisciplinar, pois permite ao estudante a compreensão das múltiplas relações saúde-doença-território no qual o paciente está envolvido. Além disso, quando se relaciona a capacidade de aprendizagem e retenção de conhecimento percebe-se que, quando comparado à metodologia tradicional, o ensino ativo torna-se mais agradável e prazeroso ao estudante, haja vista que há uma grande intercambialidade entre teoria, prática e aprendizado. Tal mudança permite que os discentes se sintam mais confiantes e confortáveis na realização de técnicas e procedimentos ensinados e cobrados pelos docentes. Outrossim, esse método proporciona, também, um melhor atendimento dos pacientes, pois os alunos ficam mais atentos aos sinais e sintomas apresentados, focados no bem estar integral do paciente.