Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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EXPERIENCIA DA CONSULTORIA EM SERVIÇO SOCIAL PARA PADRONIZAÇÃO E APRIMORAMENTO DA ATUAÇÃO SOCIAL DE QUATRO ESCRITÓRIO DE GESTÃO DE ALTAS EM HOSPITAIS ESTADUAIS DO ESPÍRITO SANTO
Andre Wajner, Ana Paula Andreatta, Ana Catarina Storari, Flavia Loureiro, João Gabriel Alves, Fabrício Fonseca, Caroline Rosso, Cassiana Prates

Última alteração: 2022-01-18

Resumo


O Escritório de Gestão de Altas (EGAs) é um importante setor hospitalar que tem como intuito proporcionar a desospitalização dos pacientes de forma qualificada e diminuir o tempo de internação através de ações voltadas a qualificação dos processos institucionais. Conta com equipe multidisciplinar no qual inclui-se o assistente social que apresenta sua atuação voltada às pendências sociais restritivas a desospitalização, como a organização familiar dos cuidados para alta hospitalar. Este resumo objetiva possibilitar o conhecimento sobre o trabalho de consultoria em Serviço Social para padronização e aprimoramento da atuação do serviço social de quatro EGAs hospitalares da rede pública do Espírito Santo. Relato de experiência da consultoria em Serviço Social realizada por uma empresa especializada em Soluções para a Saúde na implementação dos EGAs hospitalares do Espírito Santo. O projeto geral contempla a inclusão de sete hospitais estaduais, sendo que quatro iniciaram em setembro de 2021, um em dezembro e outros dois iniciarão em fevereiro e março de 2022. A consultoria em serviço social objetiva nortear as ações desenvolvidas por este setor através da implantação e consolidação de melhorias nos processos hospitalares como a realização de rounds multidisciplinares e a construção do checklist de alta segura, sendo realizada de modo remoto por meio de reuniões semanais individuais com as assistentes sociais de cada EGA e reuniões quinzenais com as quatro profissionais inseridas nos EGAs. Como resultado da consultoria, foi realizado o diagnóstico social, o mapeamento da rede de assistência social e saúde, a interface com o Serviço Social hospitalar, o estímulo ao monitoramento constante de demandas sociais, o levantamento de obstáculos extra-hospitalares para a desospitalização e à construção de indicadores. Conforme o diagnóstico social de cada instituição, foram trabalhados outros tópicos como o fluxo de encaminhamento ao poder público e as abordagens para transferência hospitalar. As reuniões quinzenais representam um importante espaço coletivo no qual são constantemente discutidos possibilidades e desafios pertinentes ao trabalho do assistente social do EGA tais como a fragilidade da rede de suporte social. Até o presente momento a consultoria possibilitou o reconhecimento por parte de cada profissional de ações fundamentais de acordo com diagnóstico social como por exemplo o enfoque na transição do cuidado, a identificação precoce de pendências sociais, o mapeamento das possibilidades de desospitalização de acordo com a oferta da rede e a construção de melhorias nos fluxos tais como aquisição de dieta domiciliar, transporte para alta e encaminhamento ao poder público.