Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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A EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA COMO PRÁTICA DE CUIDADO NA VISÃO DOS ENFERMEIROS.
Noemia Lima Brasil de Amorim, Sonia Acioli, Fabiana Paim Sabino, Kalyane Cristine Ferreira Gonçalves França

Última alteração: 2022-02-02

Resumo


Apresentação: A pesquisa é um subprojeto vinculado à pesquisa intitulada: “Práticas dos enfermeiros nas equipes de atenção primária à saúde: construção de projetos emancipatórios numa perspectiva comparada entre Rio de Janeiro e Coimbra” da Faculdade de Enfermagem da UERJ. Consideramos a educação em saúde como campo de saberes e práticas que também se constitui em práticas que podem contribuir para a realização de um cuidado integral na Atenção Primária à Saúde (APS). A educação em saúde como prática de cuidado interfere no processo de saúde e doença contribuindo para alcançar formas de emancipação e bem estar, e para atender as necessidades em saúde da população . O subprojeto tem como objetivo compreender as práticas educativas desenvolvidas na Estratégia de Saúde da Família como práticas de cuidado na visão dos enfermeiros. Desenvolvimento do trabalho: O estudo se trata de uma revisão integrativa realizada no período de dois mil e dezesseis a dois mil e vinte, seguindo os critérios do PRISMA para a inclusão dos artigos encontrados na plataforma BVS,  a partir da procura pelos descritores: Educação em saúde; Saúde da Família; Enfermeiro; Cuidados de Enfermagem, nas bases de pesquisa: Lilacs, Medline e pubmed  partir de uma pergunta norteadora: “Qual a visão dos enfermeiros sobre a prática educativa como uma prática de cuidado?”. Resultados e/ou impactos: O projeto ainda está em desenvolvimento, e como resultados preliminares destaca-se a falta de reconhecimento dos profissionais das práticas educativas como práticas de cuidado, apesar da prática educativa ser uma ação incorporada à todas as atividades desenvolvidas pelos enfermeiros. Ressalta-se também a dificuldade em encontrar uma quantidade relativa ao número de trabalhos com a temática. A expectativa é que o projeto consiga refletir sobre a importância de identificar a prática educativa como uma prática de cuidado. Considerações finais: Faz-se necessário aprofundarmos o debate sobre o cuidado e prática educativa na saúde para o desenvolvimento de práticas de cuidado que consigam ser mais efetivas e integrais e que potencializem um maior protagonismo e autonomia dos usuários nas práticas de saúde e na construção participativa na luta pela saúde, sendo fundamental a realização de mais estudos.