Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
ENSINANDO A HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS: AULA REMOTA EM TEMPO DE COVID-19
Ana Paula Ribeiro Batista, Michelle Quaresma Cardoso, Irene de Jesus Silva

Última alteração: 2022-01-31

Resumo


 

Introdução: A higienização das mãos é uma medida dotada antes ou após qualquer procedimento hospitalar. Visto que é uma ação simples e dispendiosa para prevenção das Infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS). Tal cuidado, propõe assegurar o paciente, profissionais de saúde e as pessoas que têm contato indireto com os cuidados relacionados aos pacientes. Ademais, destaca-se a importância e finalidades que a higienização das mãos possui de eliminar sujidade, suor, oleosidade e interromper a transmissão de infecções. E no atual contexto vivenciado com a pandemia causado pelo novo corona vírus (SARS-COV-2) a lavagem das mãos se tornou de extrema importância dentro do ambiente hospitalar e fora. Pois o cenário que vivenciamos requer cuidados que busquem conter a propagação do vírus que é transmitido de pessoa para pessoa por meio de gotículas respiratórias e contato próximo. Desta maneira, promover a higienização das mãos é a forma mais eficaz de interromper a cadeia de transmissão do coronavírus e controlar as infecções existentes. É válido destacar, que no atual contexto várias atividades tiverem que ser interrompidas como a educação, em qual, as aulas presenciais tiveram que ser substituídas pelo ensino remoto. Este teve que adaptar a forma de aprendizado e buscar inovar de forma didática, objetiva e realística as aulas, por exemplo, assuntos que eram abordados em contato direto, adaptou-se para a forma remota utilizando vídeos, imagens e simulações realísticas. Objetivo: Relatar a experiência das acadêmicas de enfermagem da Universidade Federal do Pará (UFPA) sobre a higienização das mãos em tempo de COVID-19 por meio de aula remota. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência vivenciado por discentes da Faculdade de Enfermagem da UFPA que ocorreu na atividade remota do projeto de monitoria Inovação Tecnológica no Cuidado à Saúde: Estratégia Segura na Assistência de Enfermagem no Perioperatório com a turma do 4° semestre no mês de outubro de 2021. Resultados: Identificou-se que apesar da aula ser de forma remota a didática utilizada trouxe de maneira realística um aprendizado eficiente. Fato observado com os relatos e participação da turma, logo após, a demonstração de como realizar a higienização das mãos. Também foi notório que existem as dificuldades que são ocasionadas, por vezes, pela conexão ineficiente, impossibilidades de ter um pacote de internete de qualidade o que está relacionado com os problemas socioeconômico, o desconhecimento da plataforma e o ambiente onde esses estudantes assistem a aula que na sua totalidade não é silencioso ou adequado. Ademais, destaca-se que apesar de ser repassado os aprendizados da forma mais didática e próximo da realidade a aula presencial permite maior contato e realização de dinâmicas quando se trabalha as lavagens das mãos. Porém o ensino remoto não deixa de ser importante e relevante para o atual cenário vivenciado. Conclusão: Concluir-se ser necessário no atual contexto as aulas remotas, e adaptá-las é maneira mais eficiente para não comprometer o aprendizado. Para as acadêmicas foi uma experiência exitosa planejar, organizar e realizar uma aula nesse formato.