Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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EXPERIÊNCIAS EXITOSAS DE ACADÊMICAS DE ENFEMAGEM: HOSPITALIZAÇÃO INFANTIL
Ana Paula Ribeiro Batista, Emily Emanuele da Silva Pedrosa, Ingrid Cristina Siraides dos Anjos, Dayane Jacqueline da Silva Alves, Jainara de Souza Araújo, Silvia Cristina Santos da Silva

Última alteração: 2022-01-30

Resumo


Introdução: Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) por meios de princípios e qualidade de vida a criança deve ter garantia de atenção, promoção, proteção e prevenção assegurados. Além disso, deve ter garantido os direitos para o desenvolvimento mental, moral, físico, espiritual e social. Porque, é um grupo que comparada às demais possui vulnerabilidades e fragilidades que exigem cuidados e atenção especial diante de qualquer situação que coloque a vida e a segurança dessa criança em perigo. Mas quando se fala em hospitalização, principalmente, em doenças raras que dependem de maior tempo de internação, é essencial a rede de apoio para essa criança, ou seja, a família. Pois, além de ajudar a enfrentar os problemas de saúde, auxilia nos cuidados e ameniza o estresse. Visto que a internação em tempo prolongado causa irritabilidade, falta de compreensão sobre o tratamento e recusa para a hospitalização. Além disso, junto com a criança a família também enfrenta as dificuldades para aceitar todo o processo de adoecimento e de mudanças nas suas vidas. Ademais, a enfermagem tem papel fundamental nos cuidados pediátricos, em qual, exige habilidades, estratégias de ações e interações para dar suporte tanto para acriança como para a família. Uma vez que, a criança deve ser atendida englobando o seu contexto biopsicossocial. Por isso, a importância dos estágios acadêmicos de enfermagem, porque, junto com os profissionais formados os estudantes podem desenvolver ações direcionadas para cada paciente, oportunizando conhecimentos, vivência e troca de aprendizados entre acadêmico e enfermeiro. Objetivo: Relatar a experiência dos acadêmicos de enfermagem da Universidade Federal do Pará (UFPA) sobre a hospitalização infantil. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência vivenciado por discentes da Faculdade de Enfermagem da UFPA em um hospital de referência em pediatria no município de Belém-PA. O estudo foi realizado na prática da atividade curricular: semi-internato em enfermagem obstétrica e pediátrica no 7° semestre no período de janeiro de 2022. Resultados: A vivência permitiu experiências que preparam os futuros profissionais a enfrentar o processo de cuidado da doença e o contexto biopsicossocial. Tal prática permitiu aprendizados realísticos que são da enfermagem e somam para a formação e experiência profissional. Em qual, desenvolveram técnicas, conhecimentos de doenças consideradas raras e logística de atendimento, adquirindo um maior conhecimento teórico-prático. Mas também denotou o quanto a família sofre com o adoecimento da criança e como as suas vidas mudam, voltando a sua atenção para a criança a fim de proporcionar bem-estar, conforto e ajudar enfrentar a doença da forma menos dolorosa Conclusão: Foi incrivelmente relevante para nossa formação acadêmica vivenciar esta experiência no curso, pois a pediatria possibilitou ampliar o olhar sobre os cuidados, as problemáticas que circundam a área e o quanto ela viabiliza conhecimentos diários. Assim como, mostrou que as práticas são essenciais para a formação dos estudantes. Mas por outro lado denotou que o enfermeiro precisa trabalhar a parte emocional para não deixar que os problemas de saúde das crianças lhe afetem de maneira pessoal.