Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2022-01-24
Resumo
Apresentação: as barreiras comunicacionais são um desafio para que pessoas surdas tenham acesso às informações. Estudos apontam que essas pessoas possuem conhecimentos insuficientes sobre saúde e que existem barreiras à comunicação escrita,que limitam a apropriação de conhecimentos neste âmbito. Assim, para reduzir esses obstáculos, as informações devem ser acessíveis e transmitidas empregando-se termos de fácil compreensão e imagens autoexplicativas. Neste contexto, as redes sociais são consideradas estratégias para a difusão de conhecimentos e para a promoção da educação em saúde, porém a acessibilidade aos surdos ainda é incipiente. Assim, o objetivo deste projeto é elaborar materiais educativos sobre a promoção à saúde acessíveis em Libras e a divulgação em redes sociais.
Desenvolvimento: o projeto “Educação em Saúde por meio da Libras” foi desenvolvido em postagens semanais na rede social Instagram, cujo conteúdo foi produto de processo de criação colaborativo e dialógico. O processo foi dividido em cinco etapas. A primeira correspondeu a revisão da literatura sobre os temas a serem abordados, seguindo as datas de saúde e produção dos textos informativos referentes ao Outubro Rosa (câncer de mama e uso de anticoncepcionais orais) e Novembro Azul (câncer de próstata e uso correto do sildenafil), por acadêmicos de Farmácia, Fonoaudiologia e Medicina. A segunda etapa correspondeu a revisão dos textos, por painel de especialistas formado por fonoaudiólogos, farmacêuticos e professor surdo de Libras. A terceira etapa envolveu a produção do material educativo no formato folder e a criação de dois personagens: uma mulher chamada Inês, fazendo alusão ao Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) e um homem chamado Lucas, homenagem ao professor surdo integrante da equipe. A quarta etapa correspondeu a produção de vídeos por fonoaudióloga bilíngue e professor surdo de Libras. A última etapa evolveu a divulgação nas redes sociais.
Resultados: as publicações do Instagram que obtiveram maior número de alcance foram aquelas referentes ao Outubro Rosa. Os posts deste mês alcançaram 800 contas e tiveram 207 interações. Os vídeos sobre o câncer de mama alcançaram 9.647 contas e geraram 292 interações. Já os vídeos relacionados ao uso de contraceptivo oral alcançaram 8.335 usuários no Instagram e geraram 197 interações. A publicação da personagem Inês alcançou 327 contas e teve 64 interações. Em relação aos posts do Novembro Azul, estes alcançaram 415 contas e tiveram 99 interações. O vídeo sobre o câncer de próstata alcançou 2.976 contas e obteve 57 interações e o vídeo sobre o uso correto do sildenafil alcançou 2.977 e gerou 61 interações. A publicação do personagem Lucas alcançou 264 contas e gerou 75 interações.
Considerações finais: a divulgação de conteúdo com foco na Educação em Saúde permitiu que mais pessoas tivessem acesso a informações claras e confiáveis. A divulgação do material via redes sociais propiciou alcance das informações à comunidade no geral, ampliando a visibilidade da Libras e o acesso da pessoa surda. Assim, o referido projeto pode ter minimizado barreiras que prejudicam a comunicação efetiva.