Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Rede social como instrumento de disseminação da educação em saúde por meio da Libras
Bárbara Pizetta, Leticia Takanashi Baseggio, Milenna Machado Pirovani, Rosimeres Santos, Genival Araujo dos Santos Júnior, Larissa Helyne Bassan, Eliane Varanda Dadalto

Última alteração: 2022-01-24

Resumo


Apresentação: as barreiras comunicacionais são um desafio para que pessoas surdas tenham acesso às informações. Estudos apontam que essas pessoas possuem conhecimentos insuficientes sobre saúde e que existem barreiras à comunicação escrita,que limitam a apropriação de conhecimentos neste âmbito. Assim, para reduzir esses obstáculos, as informações devem ser acessíveis e transmitidas empregando-se termos de fácil compreensão e imagens autoexplicativas. Neste contexto, as redes sociais são consideradas estratégias para a difusão de conhecimentos e para a promoção da educação em saúde, porém a acessibilidade aos surdos ainda é incipiente. Assim, o objetivo deste projeto é elaborar materiais educativos sobre a promoção à saúde acessíveis em Libras e a divulgação em redes sociais.

Desenvolvimento: o projeto “Educação em Saúde por meio da Libras” foi desenvolvido em postagens semanais na rede social Instagram, cujo conteúdo foi produto de processo de criação colaborativo e dialógico. O processo foi dividido em cinco etapas. A primeira correspondeu a revisão da literatura sobre os temas a serem abordados, seguindo as datas de saúde e produção dos textos informativos referentes ao Outubro Rosa (câncer de mama e uso de anticoncepcionais orais) e Novembro Azul (câncer de próstata e uso correto do sildenafil), por acadêmicos de Farmácia, Fonoaudiologia e Medicina. A segunda etapa correspondeu a revisão dos textos, por painel de especialistas formado por fonoaudiólogos, farmacêuticos e professor surdo de Libras. A terceira etapa envolveu a produção do material educativo no formato folder e a criação de dois personagens: uma mulher chamada Inês, fazendo alusão ao Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) e um homem chamado Lucas, homenagem ao professor surdo integrante da equipe. A quarta etapa correspondeu a produção de vídeos por fonoaudióloga bilíngue e professor surdo de Libras. A última etapa evolveu a divulgação nas redes sociais.

Resultados: as publicações do Instagram que obtiveram maior número de alcance foram aquelas referentes ao Outubro Rosa. Os posts deste mês alcançaram 800 contas e tiveram 207 interações. Os vídeos sobre o câncer de mama alcançaram 9.647 contas e geraram 292 interações. Já os vídeos relacionados ao uso de contraceptivo oral alcançaram 8.335 usuários no Instagram e geraram 197 interações. A publicação da personagem Inês alcançou 327 contas e teve 64 interações. Em relação aos posts do Novembro Azul, estes alcançaram 415 contas e tiveram 99 interações. O vídeo sobre o câncer de próstata alcançou 2.976 contas e obteve 57 interações e o vídeo sobre o uso correto do sildenafil alcançou 2.977 e gerou 61 interações. A publicação do personagem Lucas alcançou 264 contas e gerou 75 interações.

 

Considerações finais: a divulgação de conteúdo com foco na Educação em Saúde permitiu que mais pessoas tivessem acesso a informações claras e confiáveis. A divulgação do material via redes sociais propiciou alcance das informações à comunidade no geral, ampliando a visibilidade da Libras e o acesso da pessoa surda. Assim, o referido projeto pode ter minimizado barreiras que prejudicam a comunicação efetiva.