Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Educação permanente para agentes comunitários: reflexões sobre o cuidado em doenças crônicas na atenção primária em saúde.
Lídia Santos Soares, Maria da Anunciação Silva, Virginia Fernanda Januário, Sueli Soldati Abranches, Camila Barros da Silveira, Sabrina de Farias Silva, Stefany Marins dos Santos, Myllena Lino de Andrade Silva

Última alteração: 2022-06-14

Resumo


Apresentação: Trata-se de um relato de experiência sobre atividade extensionista de educação permanente em saúde realizada na região da Baixada Litorânea/RJ, cujos objetivos são descrever a vivência em uma oficina acerca do cuidado em Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs) a adultos e idosos na Atenção Primária em Saúde (APS) e refletir sobre suas repercussões. Descrição da experiência: A experiência, implementada em dezembro/2021, reuniu docentes e estudantes de enfermagem da Universidade Federal Fluminense/Campus Rio das Ostras/RJ, gestores, profissionais de saúde e Agentes Comunitários de Saúde (ACS) da APS de Casimiro de Abreu/RJ no desenvolvimento de uma ação extensionista. Por meio de metodologias ativas e dialógicas, foi organizada uma oficina por duas docentes e uma convidada nutricionista da Secretaria Municipal de Saúde de Piraí/RJ (SMS/Piraí/RJ). Para orientar a atividade e dinamizar o encontro, questões norteadoras foram enviadas previamente aos participantes, utilizando-se o aplicativo “wordwall.net/play™”. Em apoio, também foram indicados e utilizados materiais bibliográficos e vídeo educativo. A oficina foi realizada em ambiente virtual, pelo “google meet™”. Resultados: Participaram da atividade os ACS e profissionais das unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) do Município de Casimiro de Abreu/RJ. As abordagens temáticas, que partiram das questões norteadoras respondidas anteriormente pelos participantes, versaram sobre a transição epidemiológica e demográfica mundial e nacional e o curso das DCNTs; o cuidado/prevenção e promoção a saúde (re)organizado em APS de pessoas com DCNTs, com enfoque no trabalho de ACS e equipes das ESF; apresentação da ficha de estratificação de riscos e vulnerabilidade para DCNTs, como experiência da SMS/Piraí/RJ e abordagem dos princípios do guia alimentar para a população brasileira/segunda edição/2014. Considerações finais: A oficina e temática sobre DCNTs foi bem recebida e avaliada pelos participantes, despertando o interesse para outras ações e reflexões sobre a temática em APS. A perspectiva da educação permanente é fundamental para o fortalecimento da APS no Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente do processo de trabalho dos ACS e equipes das ESF.