Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM ADOLESCENTES ACERCA DO USO E ABUSO DE SUBSTÂNCIAS TÓXICAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Karina Seibel, Ana Julia Brugneroto, Amanda Paz Martinelli, Andreia da Cruz Kemes, Vanessa de Lima França, Micheli de Jesus Ferreira

Última alteração: 2022-02-03

Resumo


INTRODUÇÃO: A adolescência e a juventude são consideradas períodos vulneráveis para o desenvolvimento de problemas relacionados à saúde mental, física e problemas sociais. Com essas transformações é normal a busca por novas experiências e sensações, bem como, a curiosidade pela experimentação do uso de drogas lícitas e ilícitas além de bebidas alcoólicas. No desenvolvimento de práticas, ações e Educação em Saúde faz-se necessário a discussão sobre essa temática, não apenas por uma questão de saúde pública, mas por envolver vários outros setores, como a educação, sendo que, dentro do grupo drogas há uma relevância na questão voltada à prevenção, fazendo com que se tenha maior eficiência nas práticas preventivas e na capacidade de impactar demais esferas da vida das pessoas para além da dependência, como problemas de saúde, sociais e legais. A Educação em Saúde contribui para aumentar a autonomia das pessoas no seu cuidado, estimulando a prevenção e promoção da saúde através de um processo educativo de apreensão de conhecimentos em saúde, o qual objetiva a assimilação da temática pela população e adequa a atenção dos profissionais de saúde paralelamente as necessidades do local e da população a ser abrangida. Assim sendo, o papel da enfermagem a essa clientela é voltada a necessidade de identificar o abuso de substâncias químicas e os prejuízos causados por elas de forma precoce, uma vez que, os profissionais de enfermagem dentro da escola são considerados sujeitos desencadeadores de ações em saúde, proporcionando a abertura para Educação em Saúde na escola e o desenvolvimento de atividades que podem auxiliar o bem estar físico e mental do momento atual ou futuro, além de promover a proteção aos adolescentes contra as ameaças reais ou potenciais à saúde, englobando também temas importantes e demais estratégias que formem cidadãos para a sociedade, além de atuar na prevenção de patologias e na diminuição de agravos no desenvolvimento dos adolescentes. OBJETIVO: Descrever a experiência das acadêmicas de enfermagem durante a Educação em Saúde realizada em um colégio público no município da região Sudoeste do Paraná. MÉTODO: Trata-se de um relato de experiência que versa sobre a elaboração de uma Educação em Saúde com o tema: Uso e Abuso de Substâncias Tóxicas, desenvolvido por acadêmicas do curso Bacharel em Enfermagem do Instituto Federal do Paraná - Campus Palmas. A Educação em Saúde foi desenvolvida durante as aulas práticas do 7º período, correspondendo às disciplinas de Cuidados de Enfermagem à Mulher e Recém-nascido e Cuidados de Enfermagem à Criança e Adolescente, no ano de 2021. A realização desta ocorreu em um colégio estadual de um município da região Sudoeste do Paraná no dia 30 de novembro, com adolescentes das turmas de 8º e 9º anos do período da tarde. RESULTADOS: A Educação em Saúde teve sua apresentação em forma de palestra e dinâmica, sendo utilizada a ferramenta PowerPoint para a criação e edição do conteúdo, portanto, o tema abordado foi o uso e abuso de substâncias tóxicas, com enfoque nas drogas mais utilizadas na adolescência, como a maconha, cigarro eletrônico, cigarro tradicional, narguilé, álcool, entre outras. Optou-se pela elaboração de uma dinâmica após a palestra, pois considerava-se que os adolescentes não iriam prestar atenção por muito tempo somente nas falas das acadêmicas, portanto, a realização desta teve como intuito promover a participação dos adolescentes, além de proporcionar conhecimento através da resolução das perguntas e respostas. A dinâmica foi realizada em forma de verdadeiro e falso utilizando o conteúdo apresentado e os próprios slides da apresentação, para que houvesse maior participação dos adolescentes foram montadas cinco equipes onde os membros de cada grupo escolheram um líder para o qual entregamos duas plaquinhas com as letras “V” (corresponde a verdadeiro) e “F” (corresponde a falso). Foi estipulado um tempo de aproximadamente um minuto e trinta segundos a cada pergunta mostrada, para que tivessem tempo de conversar como equipe e assim decidir a resposta. Durante a dinâmica foi possível identificar a euforia dos adolescentes em participar da atividade proposta, todos interagiam de maneira positiva, principalmente as equipes que foram divididas aleatoriamente e não por afinidade, desta forma também foi possível fazer com que os alunos de séries diferentes interagissem entre si. De maneira geral a dinâmica surtiu efeitos proveitosos, os adolescentes foram muito participativos e colaborativos em relação a atividade realizada, respondendo a maioria das perguntas de forma correta, o que é um ponto importante, pois demonstra o quanto eles têm conhecimento sobre o assunto. Além da importância da prevenção do uso e abuso de substâncias tóxicas na adolescência com a realização da atividade educativa no ambiente escolar, há também a contribuição para a jornada acadêmica, pois teve-se a oportunidade de trabalhar com este público e desenvolver estratégias de saúde em grupo. Apesar dos pontos positivos citados, foi possível identificar algumas dificuldades durante a realização da Educação em Saúde que foram evidentes em algumas ocasiões, em alguns momentos não conseguia-se a atenção dos adolescentes para dar continuidade nas atividades, sendo que, os mesmos se sobrepuseram às falas durante a gincana, não atendiam aos pedidos de silêncio do profissional educador e das acadêmicas, por vezes, gritavam entre si para impor silêncio, dificultando a escolha de abordagem, execução e fechamento da apresentação e da dinâmica. A realização desta Educação em Saúde permitiu uma maior aproximação com o público em pauta, proporcionando novos conhecimentos e possibilitando o compartilhamento de saberes, sendo que, foi possível aprender tanto quanto foi transmitido. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A partir da realização desta Educação em Saúde percebe-se que o ambiente escolar é um campo que deve ser explorado e utilizado de forma sábia pelos profissionais de saúde, para que atividades como esta, que despertam interesse e chamem a atenção desse público que tão pouco busca ajuda por conta própria, sejam implementadas cada dia mais, a fim de diminuir as vulnerabilidades nesta fase e assim, aumentar a expectativa de vida destes jovens adolescentes. Além do conhecimento repassado aos adolescentes, este trabalho oportunizou as discentes a obtenção de novas experiências voltadas ao conhecimento mais aprofundado do público-alvo abordado nesta educação em saúde, bem como o empoderamento, liderança, trabalho em equipe e desenvolvimento crítico-reflexivo. De tal modo, nota-se que a educação em saúde realizada foi de significativa importância e muito proveitosa, tanto para o público-alvo quanto para o crescimento pessoal e profissional das acadêmicas.