Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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ANÁLISE DO PERFIL DOS COLOBORADORES TERCEIRIZADOS DO APOIO ADMINISTRATIVO LOGÍSTICO OPERACIONAL DE UM HOSPITAL PÚBLICO UNIVERSITÁRIO.
Julia Maria Vicente Assis, Paula Karyne Nunes Silva, Ternize Mariana Guenkka, Rogerio Di Loreto Lourenção, Rafael Taveira Siqueira, Thais Flavia Nogueira Goncalves Pereira, Helder Cassio De Oliveira

Última alteração: 2022-01-19

Resumo


APRESENTAÇÃO: A contratação de trabalhadores terceirizados nos Hospitais Universitários Federais é uma prática comum realizada para suprir todas as unidades das instituições, principalmente das áreas administrativas. Em um Hospital Universitário Federal gerenciado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), a despesa em contratos e outros serviços representam 65% do montante de despesas do hospital, sem incluir a folha de pagamento. Dentre os contratos, o contrato de apoio operacional é o que reflete em mais custos para instituição, correspondendo a 12,54% das despesas do hospital. Com vistas a apoiar a tomada de decisão de gestores hospitalares na redução de custos com o contrato de apoio administrativo-logístico-operacional, o objetivo da pesquisa foi desenvolver uma análise do perfil sócio demográfico dos colaboradores terceirizados. O objetivo deste é relatar o perfil sociodemográfico dos entrevistados. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: O estudo foi realizado no Hospital Universitário Júlio Muller localizado em Cuiabá - MT. O relatório foi construído a partir de entrevistas realizadas de 13 de outubro de 2021 a 10 de novembro de 2021, com os colaboradores terceirizados. As entrevistas foram orientadas por um questionário semiestruturado, onde constavam perguntas a respeito da formação do entrevistado, tempo de atuação no hospital e das atividades desempenhadas pelos mesmos. Dados como a média de custo por função foram extraídos do contrato de apoio administrativo, logístico e operacional. RESULTADOS: Foram entrevistados 137 colaboradores, destes, 25,0% desempenham a função agente de portaria, 18,97% atuam na função de recepcionistas e 13,79%, auxiliares administrativos. Quanto à escolaridade, 37,5% possuem Ensino Médio Completo e 39,42% possuem Ensino Superior Completo/Incompleto. Com relação ao tempo de atuação no local, 32,12% exercem a função a menos de 18 meses, 10,95% de 19 meses a 3 anos, 20,44% de 4 a 10 anos, 2,19% de 11 a 15 anos, 1,46% de 16 a 20 anos e 2,19% exercem a função há mais de 21 anos. Em relação aos custos por função, identificou-se que a média de custos por agentes de portaria foi R$3.201,85 (considerando carga horária de 12 por 36 horas, 44 horas e 12 por 36 horas no período noturno), para a função de recepcionistas (carga de 12 por 36 horas e 44 horas), a média de R$ 3.202,58 e para a função de auxiliar administrativo (44 horas) foi de R$ 3.545,18. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Salienta-se que o valor médio do contrato não corresponde aos salários pagos aos funcionários terceirizados, o qual está aquém dos valores supracitados. Nota-se que a maioria dos colaboradores possui escolaridade de nível superior completo ou incompleto, apesar de essa não ser uma exigência contratual para exercício das funções. Dessa forma, pode se inferir uma fragilidade no que diz respeito à valorização da qualificação do profissional, pois o tipo de vínculo com a instituição não permite a valorização desses. Os achados incluídos neste encontram-se em um relatório entregue aos Gestores Hospitalares responsáveis, que a partir de então tomaram as medidas cabíveis.