Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Encontro formativo: um relato de experiência.
Andressa Krofke Santos, Ana Vitória Peclat dos Santos Montanholi, Guiomar Silva de Albuquerque, Larissa Helyne Bassan, Liliane Perroud Miilher, Pedro Ricardo Freitas da Silva, Helena da Rocha da Rosa

Última alteração: 2022-03-02

Resumo


Apresentação: “Clube do Livro em uma clínica interdisciplinar: leitura e escrita para todos” é um projeto de extensão desenvolvido por docentes, preceptores e acadêmicos do curso de Fonoaudiologia de uma universidade pública. O objetivo principal do projeto pautou-se em  oportunizar o acesso a livros por meio da criação de um “Clube do Livro” para indivíduos que se encontram em diferentes ciclos de vida, bem como às suas famílias. Para alcançar tal objetivo, foram desenhadas ações em cinco áreas, sendo uma delas a formação da equipe do projeto, aberta, também, para toda a comunidade. Durante os cursos de formação, são abordados temas como a importância da leitura, contação de histórias entre crianças e seus responsáveis, reconto de histórias, espaços de leituras, além dos gêneros textuais, onde são chamados profissionais convidados e que possuem expertise em educação e literatura infantil.


Desenvolvimento: O primeiro encontro formativo ocorreu por meio de uma plataforma digital, em dezembro de 2021, e foi ministrado por um docente de uma universidade pública, da área da Educação,  sobre  Hora do Conto e Bibliotecas Escolares. A  divulgação do evento foi feita através das redes sociais e grupos de WhatsApp, sendo estimulada pelos docentes a participação dos estudantes. As inscrições foram realizadas por meio de um formulário, disponibilizado no link da bio do Instagram. Os objetivos do evento foram (a) conhecer a experiência de criação do projeto de bibliotecas escolares e, (b) no campo estético, sensibilizar os participantes sobre a importância da leitura enquanto momento de apreciação. Os presentes, também foram convidados a preencher uma pesquisa sobre a avaliação do evento, podendo relatar sua experiência.


Resultados: O tema abordado estava alinhado com as expectativas do projeto, permitindo relações com a prática diária do Clube do Livro, considerando a formação de leitores, por meio da leitura e contação de histórias, como um dos pilares do desenvolvimento humano. O evento contou com 46 participantes incluindo a comunidade acadêmica e público externo e durou 90 minutos. Dentre tantos feedbacks recebidos a respeito do evento, muitos relataram  a apreciação e destacaram a sua importância. Foi relatado também que o evento pode abrir novas perspectivas e horizontes além do que é visto na graduação. Algo que agregou muito ao evento, foi a interação do formador com o público, o que foi possível, graças ao fato de um extensionista apresentar os slides do palestrante. E assim, o formador teve um contato simultâneo com o público, permitindo tanto o esclarecimento de dúvidas que apareciam no chat, quanto os feedbacks concomitantes à aula.[LM1]


Considerações finais: O encontro formativo realizado mostrou-se um espaço de troca. Tal troca aconteceu em caminhos diversos, a saber, formador-equipe-comunidade; ilustrando o próprio caminho das vivências de leitura. Ou seja, tal como a leitura é um processo de troca e construção autor-leitor, o encontro do formador com os participantes propiciou que, por meio do compartilhamento de experiências, novas construções se tornassem possíveis. Com isso os objetivos, tanto no campo conceitual quanto estético, foram alcançados.