Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS E SEUS BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE HUMANA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Tamires dos Reis Santos Pereira, Ida Oliveira de Almeida, Danielle Brandão de Melo, Thalita Marques da Silva, Rosana Freitas De Assis, Márcio Santos Carvalho, Daniele Santos Mangabeira

Última alteração: 2022-01-17

Resumo


Apresentação:As plantas alimentícias não convencionais, são hortaliças, frutas, flores ou ervas que se desenvolvem de maneira espontânea no ambiente, porém não são muito conhecidas pela população, sendo equivocadamente conhecidas por plantas daninhas (CASEMIRO, VENDRAMIN; 2020). O Brasil possui uma das maiores biodiversidades do mundo, conta com mais de 46.000 espécies de plantas, contudo, essa riqueza ainda não é muito conhecida e sua utilização na alimentação não é muito difundida. (TULER; PEIXOTO; SILVA, 2019). Estudos apontam os benefícios oriundos das plantas alimentícias não convencionais por serem fonte de nutrientes e compostos bioativos (CUNHA, 2021). A utilização das plantas alimentícias não convencionais na alimentação, colabora para o enriquecimento nutricional, assim como, para a promoção da soberania e segurança alimentar, realização de práticas alimentares mais saudáveis, promoção da biodiversidade e da sustentabilidade alimentar, além da valorização da cultura local (TULER; PEIXOTO; SILVA, 2019; CUNHA, 2021).

objetivo: Discorrer sobre os benefícios nutricionais das plantas alimentícias não convencionais.

Método do estudo:Revisão sistemática seguindo as recomendações dos Principais itens para relatar Revisões sistemáticas e Meta-análises (PRISMA, 2015), questão norteadora “Quais os benefícios de cunho nutricional das plantas alimentícias não convencionais?”. Considerando elegíveis estudos publicados a partir de 2017 em português, inglês e espanhol que apresentaram benefícios de cunho nutricional. Conforme, P - População: benefícios de cunho nutricional; I - Interesse: plantas alimentícias; Co-Contexto: não convencionais (CARDOSO et al., 2019). No período de agosto de 2021, foram realizadas buscas nas bases de dados eletrônicas da Biblioteca Virtual em Saúde e Scientific Electronic Library Online, Brasil, por dois pesquisadores de forma independente. Usamos os descritores Valor nutricional, Plantas Comestíveis, Alimentação Alternativa registrados no Descritores em Ciências da Saúde, entre os termos o operador booleano AND. Para seleção, realizamos a leitura do título e resumo e posteriormente a leitura do artigo completo.

Resultados:A partir dos descritores utilizados foram recuperados 24 artigos, dos quais 8 foram selecionados após a leitura do título, posteriormente foi realizada a leitura do resumo, onde 7 artigos passaram para a fase de leitura integral e 6 destes fizeram parte desta revisão. Os estudos chamam atenção para a importância das plantas alimentícias não convencionais como fontes alternativas de alimentos saudáveis e nutritivos de maneira crucial no apoio ao combate à insegurança alimentar.

Considerações finais: A revisão identificou as plantas alimentícias não convencionais possuem grande potencial para contribuir com a segurança alimentar e nutricional, além disso as características nutricionais de espécies pouco conhecidas podem aumentar sua contribuição no combate à insegurança alimentar. Essas plantas têm desempenhado um papel significativo nofornecimento de alimentos e acrescentando no estado de saúde das comunidades pobres em regiões rurais do Brasil e do mundo.