Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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A PERCEPÇAO DA EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE KENNEDY: UM ESTUDO DE CASO
Júlia Perciano Scheffler Santana de Oliveira Farigelli

Última alteração: 2022-04-26

Resumo


Apresentação: O estabelecimento da educação permanente em saúde vai além da mera existência de uma política de inferência, pois essa prática pedagógica é parte indispensável do trabalho em todas as extensões que a educação em saúde, qual seja: a política, a organização e o cuidado. Tal estabelecimento ocorre no âmbito da micropolítica do encontro e, dessa forma, no âmbito das relações efetivas de trabalho. Logo, o objetivo do dessa pesquisa é conhecer o processo de educação permanente em saúde no município de Presidente Kennedy, sobretudo por meio da perspectiva dos profissionais envolvidos, a fim de futuramente construirmos um plano de ações para avaliação de necessidades educativas, bem como um planejamento de uma intervenção educativa que parta da avaliação de necessidades apresentadas. Desenvolvimento do trabalho: Para o desenvolvimento do trabalho, foi adotado como metodologia a pesquisa-ação, considerada uma pesquisa social qualitativa, sobretudo em virtude dos pressupostos pré-estabelecidos pela educação permanente em saúde. O estudo contemplou 08 entrevistas sendo feitas gestores e profissionais de saúde, incluindo médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde que atuam nos serviços de saúde do município de Presidente Kennedy. Resultados: Os resultados indicam que a noção e entendimento de educação permanente em saúde é muitas vezes divergente entre gestores e os demais profissionais da saúde. Além disso, notou-se que o movimento de educação permanente acontece no município, ainda que sem a legitimidade indispensável para o seu reconhecimento. Porém, também foi possível constatar que o atual cenário indica um bom indício de uma possível ampliação e fortalecimento das atividades. Não obstante, é importante mencionar que há desafios para execução da educação permanente no município analisado, tais como a necessidade de superação e síntese da coexistência de paradigmas educacionais muitas vezes contraditórios, bem como a mobilização das pessoas envolvidas no processo. Considerações Finais: A educação permanente é um exercício possível no campo estudado, uma vez que seus princípios e finalidades têm ocorrido de modo informal e visto que encontra, na atual organização administrativa, lugar formal de reconhecimento. Nesse sentido, a fim de que se atinja a concretização dessa prática, é necessário que haja daqui em diante o diálogo visando a superação de contradições teóricas intrínsecas as atividades educativas, bem como aprimorar os movimentos de sensibilização a fim de valorizar e legitimar o espaço do trabalho como um espaço de educação.

Palavras-chave: Política de Saúde; Educação; Educação Permanente em Saúde; Capacitação em Serviço.