Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE COM ANEMIA HEMOLÍTICA ADQUIRIDA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Brenda Caroline Martins da Silva, Amanda Loyse da Costa Miranda, Franciane do Socorro Rodrigues Gomes, Maria Luiza Maués de Sena, Jhennifer Nycole Rocha da Silva, Jainara Souza de Araújo, Flavine Evangelista Gonçalves, Wanderson Santiago de Azevedo Júnior

Última alteração: 2022-01-27

Resumo


Apresentação: A anemia caracteriza-se pela carência da quantidade de hemoglobina no sangue, tal patologia é classificada em diferentes tipos, sendo um deles a Anemia Hemolítica (AH). A AH é considerada uma enfermidade rara, cuja característica é a presença de autoanticorpos, os quais se ligam aos eritrócitos e diminuem o tempo de sobrevida dessas células. Este é um dos achados autoimunes mais comuns no homem e, ainda sim, suas causas permanecem desconhecidas. No Brasil, entre os anos de 2010 e 2019, foram registrados 1664 óbitos por AH, onde o maior público foi o sexo feminino, brancos e residentes da região sudeste no país. Objetiva-se descrever a experiência da aplicação da sistematização da assistência de enfermagem a uma criança com Anemia Hemolítica Adquirida. Desenvolvimento: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência. A experiência ocorreu na prática hospitalar da atividade curricular semi-internato de pediatria, em dezembro de 2021. Inicialmente, fez-se uma visita nas enfermarias, onde as estudantes tiveram um diálogo com a responsável da criança. A mesma relatou que os primeiros sintomas apresentados pela criança deu-se através da percepção no atraso do desenvolvimento ponderal, estrutural e na mudança da coloração da urina, onde, segundo a mãe, a urina estava na cor escura e o aspecto da pele amarelada. Após conversa, foi feito o exame clínico e análise dos registros de prontuários para identificar as principais necessidades da criança e categorizar os problemas encontrados. A partir disso, utilizando-se das etapas do Processo de Enfermagem (PE), escolheu-se os Diagnósticos de Enfermagem (DE), seguindo o North American Nursing Diagnoses Association (NANDA), para melhor interpretação e agrupamento dos dados, norteando a etapa do Planejamento de Enfermagem, para a definição dos resultados. Resultados: Elencou-se os principais DE: atraso no desenvolvimento infantil, risco para infecção e integridade da pele prejudicada. O primeiro diagnóstico é evidenciado por conta do desenvolvimento abaixo do esperado para a idade, dentre as principais intervenções de enfermagem, temos: realizar o encaminhamento da criança para o nutricionista e/ou nutrólogo e orientar em relação aos horários da dieta e a importância de segui-la. O segundo evidencia-se pelos riscos de a criança desenvolver outras doenças e infecções relacionadas à assistência à saúde, como intervenção temos: avaliar sinais flogísticos na inserção do cateter venoso periférico, orientar a importância de ingerir líquidos e administrar os medicamentos nos horários. O terceiro e último é evidenciado pela hipóxia tissular da pele, causada pela deformidade das hemácias, acarretando em alterações no endotélio vascular, como intervenções: manter a pele limpa e seca, avaliar a pele quanto à cor e a textura e realizar hidratação da pele. Considerações Finais: Com isso, é notório que o PE e a SAE contribuem para organizar o cuidado e reduzir os índices de complicações. Bem como é evidente que o cuidado prestado à criança com AH perpassa pela elucidação do cuidador/responsável em relação às principais necessidades da mesma. O enfermeiro tem um papel primordial na assistência, onde é necessário que o mesmo realize todo o processo de enfermagem visando a melhoria do quadro da criança.