Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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O ESPAÇO LÚDICO COMO FERRAMENTA DE ACOLHIMENTO E CUIDADO EM SAÚDE
Ilka Kassandra Belfort, Elizangela Amaral Sousa, Sally Cristina Moutinho Monteiro

Última alteração: 2022-02-03

Resumo


INTRODUÇÃO: A legislação Brasileira, assegura que “Toda criança terá direito a brincar e a divertir-se, cabendo à sociedade e às autoridades públicas garantirem a ela o exercício pleno desse direito”. Brincar é um comportamento espontâneo que contribuiu para o desenvolvimento da criança. Assim, as brinquedotecas comunitárias estimulam as relações interpessoais e autonomia das crianças, auxiliam no processo de desenvolvimento intelectual e social, além de fortalecer as relações humanas. OBJETIVO: O presente trabalho refere-se à criação de uma Brinquedoteca em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do nordeste brasileiro. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência, sobre a implantação de uma brinquedoteca em uma Unidade Básica de Saúde de São Luís/MA. A ideia da implantação surgiu da orientação da Enfermeira de uma das Equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e uma Farmacêutica, docente da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em decorrência do grande número de crianças que frequentam o serviço (para consultas ou para acompanhar seus pais/cuidadores), com apoio da Direção e Profissionais de Saúde da Unidade. A brinquedoteca foi instalada em uma sala própria, com espaço amplo, arejado e iluminado. Devido à falta de recursos financeiros, a matéria-prima (brinquedos, livros e estantes) foram adquiridos através de doações e a realização deste projeto contou com o auxílio de alunos de Graduação em Farmácia da UFMA e Agentes Comunitários de Saúde (ACS), os quais auxiliaram na arrecadação e catalogação dos itens doados; na limpeza e pintura do espaço; bem como na organização do ambiente da brinquedoteca. Durante o período de organização e implantação do espaço foram realizadas Rodas de Conversa com os funcionários e profissionais de saúde da UBS para discutir a importância do brincar, da higienização, manutenção e conservação do novo espaço, bem como o uso do lúdico no processo de acolhimento em saúde. RESULTADOS E DISCUSSÃO: A implantação da brinquedoteca possibilitou a integração entre os usuários, que se encontram no processo de espera no serviço de saúde, além de organizar de forma prática o momento de espera para o atendimento, proporcionando um ambiente mais acolhedor, descontraído e confiável, no contexto do cuidado em saúde. Foi observado, pelos profissionais de saúde, que as crianças compareciam às consultas/procedimentos mais motivadas, colaborando ativamente no atendimento. Além disso, houve um aumento do fluxo de crianças na UBS nas datas de suas consultas ou simplesmente para acompanhar algum familiar. Ressalta-se que a brinquedoteca pode ajudar a criança a diminuir a tensão enquanto espera a realização da consulta ou de algum procedimento (p. ex.: vacinação, acompanhamento do crescimento, entre outros). A brinquedoteca também pode ser utilizada como ponto estratégico para o cuidado em saúde, pois proporciona serve como um local seguro para os processos iniciais de cuidado à criança o que contribui para que os usuários e familiares se sintam protagonistas no sistema de saúde. CONCLUSÃO: É possível inferir, a partir desse relato de experiência, que a inserção do espaço lúdico/brinquedoteca contribui para a construção do acolhimento e cuidado em saúde, potencializando o diálogo e o vínculo entre usuários e equipe de saúde.