Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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EXPERIÊNCIAS DO TRABALHO EM SAÚDE NA REDE GIRASSOL: MULTICUIDADO EM SAÚDE EM MEIO A PANDEMIA
Juliana Cotting Teixeira, Aline das Neves Cordeiro, Daniela dos Santos, Lara Irene Leite da Costa

Última alteração: 2022-02-02

Resumo


A Rede Girassol: multicuidado em saúde em meio a pandemia é um projeto da Unidade de Saúde da Família São Miguel II, localizada na cidade de Rio Grande/RS. É iniciativa das residentes multiprofissionais em saúde da Família da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). O projeto visa a construção de uma rede de cuidado multiprofissional em saúde que leva em conta, primordialmente, os efeitos da pandemia nos processos de saúde e doença da população adscrita e demais usuários/as do SUS. O seu público-alvo, é composto por usuários/as e profissionais de saúde. No campo dos/as usuários/as, são: pessoas que referem impactos físicos, psicológicos e psicossociais provocados pela pandemia. São alguns desses: ganho excessivo de peso, bem como, cenários de insegurança alimentar; diminuição do acesso e vínculo com os serviços de saúde da Atenção básica; agravos de saúde mental e distúrbios mentais leves, que não estejam em atendimento pelos CAPS e Ambulatório de Saúde Mental; demandas psicossociais e intrafamiliares, gerados pelo isolamento social, desemprego, violência doméstica, sobrecarga de cuidado às mulheres, diminuição da renda; entre outros. No que se refere aos/as profissionais de saúde, o projeto atua através de atendimentos à população e como espaço de capacitação e Educação Permanente em Saúde sobre os casos e temáticas abordadas. Como justificativas, o projeto Rede Girassol se apóia na necessidade de atenção descentralizada, integral e longitudinal sobre os impactos físicos e psicossociais ocasionados pela pandemia, abarcando não somente pessoas que desenvolveram casos grave da infecção, mas também, casos leves e pessoas não infectadas, mas que também passaram por processos de adoecimento e demandam ajuda na condução do seu auto cuidado, em virtude da pandemia. Atua diante do quadro de Insegurança alimentar, cenários de desnutrição, sobretudo, para pessoas cadastradas no extinto Programa Bolsa Família. Diante do cenário de desemprego estrutural e aumento do trabalho informal, sem garantia de direitos. Diante da intensificação da Obesidade e ganho excessivo de peso, em pessoas de baixa renda, sem trabalho formal, mulheres, sem acesso a nutrição adequada e AF/PC. Diante da intensificação da violência doméstica, da jornada de trabalho não-remunerado para mulheres, sobretudo, de mulheres negras e pobres. Diante da fragilização da saúde mental, através de enfraquecimento das relações sociais e vínculos, bem como, experiências de luto e de processos de morte distúrbios agudizados, e por fim; Diante da fragilização do vínculo do/a usuário/a com o SUS, através de mudanças no processo de trabalho da Atenção básica, interrupção dos grupos, reorientação dos protocolos de atendimento na USF e na atenção especializada e terciária.

Como objetivos, o projeto Rede Girassol se propõe a: Minimizar as iniquidades em saúde provocadas pela pandemia; Construir uma rede de cuidado multiprofissional em saúde, longitudinal, integral e humanizado na USF, para todas as pessoas que apresentem sinais de acometimento físico e psicológico ocasionados pela pandemia, por um período de, no mínimo, 1 ano; Capacitar a equipe de saúde (profissionais participantes) para o enfrentamento de temas relativos ao cenários de adoecimento identificados; Fortalecer o atendimento multiprofissional e a lógica do matriciamento, através de encontro mensal dos/as profissionais envolvidos/as para discussão de casos e construção de planos terapêuticos; e Potencializar o uso das redes sociais como forma de educação em saúde e vínculo com a população adscrita e demais profissionais da rede.

Sua metodologia consiste em um vínculo online-presencial, que se caracteriza pelas seguintes frentes. A) presencial: inclusão da pessoa participante em um fluxo de atendimento multiprofissional longitudinal de 1 ano, composto por, no mínimo: consulta e acompanhamento com Educadora física (acolhimento das demandas, escuta, bem como, avaliação antropométrica, avaliações físicas, relação com o corpo, orientações e acesso a AF/PC); Consulta e acompanhamento com nutricionista (orientações nutricionais, encaminhamento para serviços de apoio ao acesso aos alimentos – quando houver, entre outras); Consulta e acompanhamento de psicologia (escuta sobre aspectos psicológicos dos processos envolvidos no plano terapêutico do/a paciente, aspectos psicossociais, encaminhamento para serviços públicos de saúde mental – quando for o caso, entre outras); Consulta e acompanhamento de enfermagem (exames preventivos, encaminhamento para outros serviços e procedimentos, Práticas Integrativas e Complementares - PICS, entre outras); Consulta e acompanhamento médico (exames de rotina, patologias, medicações, entre outras questões médicas); Consulta e acompanhamento de assistente social (relação com o acesso ao trabalho, à renda, à medicação, à educação, aos serviços de saúde de atenção secundária e terciária, encaminhamento para serviços públicos de apoio e ajuda, se houver); Consulta e acompanhamento de Agente comunitário de saúde: Visita domiciliar ou busca ativa de pacientes que tiveram COVID-19 e também aqueles que não se infectaram mas que tiveram suas condições de vida e de saúde prejudicadas em virtude da pandemia; Consulta e acompanhamento de saúde bucal (orientações sobre saúde bucal, entre outras). b) presencial-online: Realização de um encontro de matriciamento mensal, em uma segunda feira por mês, à tarde, para discussão dos casos e construção de planos terapêuticos, junto aos profissionais da Equipe Multi (antigo NASF). c) Online: Inclusão dos participantes em grupo de whatsapp, como espaço de Educação em saúde e interação entre profissionais e usuários/as. Cada dia da semana um/as profissional fica responsável por realizar uma postagem que estimule a participação e interação no grupo. d) Online: Lives, na página do facebook da unidade, quinzenalmente, com temáticas vinculadas as questões de saúde apresentadas nos casos atendidos pela rede Girassol, para usuários e profissionais de saúde da equipe, como forma de capacitação e Educação Permanente em saúde. As atribuições aos/as profissionais envolvidos/as são: No acolhimento, consultas, procedimentos e visitas domiciliares, apresentar aos pacientes a rede Girassol e seu funcionamento e, se interessado/a, entregar o folder de divulgação e captar o nome e número de whatsapp do/a paciente; Ajudar na divulgação do cartaz digital do projeto nas redes sociais e divulgar em escolas e outros dispositivos comunitários de proteção social; Assistir e interagir nas lives, que também são de Educação Permanente em saúde (convidados/as entrevistados/as nas lives e mediadores/as serão certificados) e Interagir no grupo de whatsapp nas postagens de Educação em saúde, produzindo conteúdo e conversando com pacientes.

Até o momento, a atuação na Rede Girassol tem nos permitido lançar mão, na esteira de Emerson Mehry, das diferentes tecnologias do cuidado em saúde, compondo linhas de reinvenção que atuam na composição de um cuidado possível, tendo em vista as medidas de proteção contra a disseminação da Covid-19 nos serviços de saúde. Os vínculos online, embora repletos de limitações, funcionam como canais complementares as consultas individuais, e através de uma comunicação popular, humanizada e usuário-centrada, têm conduzido a construção de um vínculo que ocupou de maneira siginficativa o vazio produzido pela interrupção dos grupos presenciais.