Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Os desafios e possibilidades da metodologia ativa no eixo de “Habilidade e Atitudes Médicas” durante o ensino remoto.
Valeska Nunes Portes, Vitória Viana Soares Barbosa Leal, Uéliton de Moraes Machado Filho

Última alteração: 2022-01-29

Resumo


O uso das metodologias ativas busca aliar teoria e prática, a fim de que haja maior preparo para inserção futura ao mercado de trabalho. No ano de 2020, as mudanças trazidas pela pandemia da Covid-19, obrigaram, no eixo educacional, alunos e professores a se adaptarem às normas sanitárias impostas pela Organização Mundial de Saúde, levando assim as aulas para o plano virtual. Faz-se importante, portanto, analisar os desafios e possibilidades do processo de ensino-aprendizagem nas aulas remotas no eixo de “Habilidades e Atitudes Médicas”, verificando de que maneira o processo de remodelação das estratégias de ensino utilizadas interfere na formação médica.

Na graduação em Medicina, por meio de metodologias ativas, o eixo de Habilidades e Atitudes Médicas foi introduzido com o objetivo de simular o contato médico-paciente já no início do curso com o auxílio de um tutor para um grupo determinado de alunos. Contudo, devido à pandemia do Coronavírus, as aulas práticas foram remodeladas à modalidade remota, o que causou mudanças sobre a perspectiva do processo ensino-aprendizagem. Com a ausência do contato pretendido para a consolidação do conhecimento, a alternativa encontrada pelos docentes foi recorrer a vídeos demonstrativos de casos clínicos, aulas interativas e simulações dramáticas de consultas nas quais os professores eram pacientes e os alunos deviam desenvolver os passos da anamnese. Apesar desse empenho, algumas competências não puderam ser adaptadas ao ensino remoto, como etapas do exame físico e, portanto, foram adiadas para o próximo período. Todavia, a inovação e a criatividade de professores e estudantes proporcionaram uma troca efetiva de conhecimento, de forma a não comprometer o desenvolvimento da capacitação dos futuros médicos.

Apesar dos desafios impostos pelo isolamento social, foi possível concretizar os conteúdos planejados. O processo foi conduzido de modo dialógico estimulando a participação e interação entre discentes e docentes, experiência essa que gerou satisfação aos envolvidos. No entanto, nada substitui o contato humano propiciado pelas práticas presenciais, como no exercício do exame físico, por exemplo.

É importante garantir as condições educacionais adequadas na modalidade remota, que supram as necessidades trazidas pelos contratempos inerentes ao próprio processo de ensino remoto em tempos de pandemia. Desse modo, busca-se reduzir as lacunas na produção de conhecimento e processo ensino-aprendizagem em geral. O exercício da criatividade e inovação são importantes para tornar o conteúdo ministrado mais dinâmico e lúdico a fim de facilitar a aprendizagem de todos os estudantes.