Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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FORMAÇÃO PARA PRECEPTORES NO SUS: UMA EXPERIÊNCIA TRANSFORMADORA EM EDUCAÇÃO NA SAÚDE
Dândara Silva Oliveira, MARIA HERCÍLIA VALLADARES SOUZA, ROCIO ELIZABETH CHAVEZ ALVAREZ

Última alteração: 2022-01-27

Resumo


APRESENTAÇÃO. A especialização em Educação na Saúde para Preceptores no Sistema Único de Saúde (PSUS), visa capacitar profissionais inseridos no processo de ensino-trabalho em saúde nos cenários de práticas de graduação e residências multiprofissionais em saúde. Possui como objetivo a mudança das realidades de formação em saúde, ainda centradas no olhar biomédico e de caráter mecanicista associadas ao modelo tradicional de ensino, pouco direcionadas para a proposta de transformação defendida pelo SUS. O curso prima por um aprendizado baseado em Metodologias Ativas (MA), ofertando conhecimento teórico por meio de um novo modelo de ensino, onde o aluno é o protagonista do saber. Aliada a essa provocação pela imersão em conteúdo de saúde na educação, foi proposta a construção de um projeto de intervenção, a fim de que o mesmo, diante das necessidades e carências existentes, pudesse contribuir com a mudança na realidade de formação no SUS no cenário profissional dos educandos. As MA’, utilizadas em todo percurso da especialização, visam desenvolver o pensamento crítico-reflexivo no aluno, com a promoção da proatividade do educando, vinculação da aprendizagem aos aspectos significativos do contexto real, capacidade de intervenção da realidade, bem como a colaboração e cooperação entre participantes. Esse resumo compõe o Trabalho de Conclusão do Projeto (TCP) da discente do curso de Especialização em Educação na Saúde para Preceptores no SUS (PSUS), que integram o projeto Desenvolvimento da Gestão de Programas de Residência e da Preceptoria no SUS (DGPSUS), concluído no ano de 2020, e consiste de numa narrativa reflexiva sobre a sua atuação na implantação de projeto de intervenção. DESENVOLVIMENTO. A construção da proposta do projeto de intervenção foi realizada por um grupo de oito discentes matriculados no curso de especialização, sendo todos profissionais da saúde, entre eles, 05 enfermeiros, 02 odontólogos e 01 nutricionista, também servidores da rede de atenção à saúde município de Itabuna e exercendo o papel de preceptores e tutores do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família (PRMSF) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), localizada no município de Ilhéus-Bahia. Assim, a fim de contribuir com a mudança na realidade encontrada de educação no âmbito de formação no SUS, o projeto de intervenção deveria se basear nas necessidades e carências existentes nos cenários de formação profissional. Para tanto, diversas estratégias educacionais ancoradas nas metodologias ativas foram trabalhadas ao longo do curso que auxiliaram na construção do projeto, a exemplo da espiral construtivista, o Team-Based Learning (TBL), jogo de atores e visualização móvel. Ademais, as Oficinas de Trabalho propostas pelo curso foram cruciais por nortear a elaboração técnica do projeto de intervenção. Assim, o projeto teve como objetivo geral promover a qualificação pedagógica para o exercício da preceptoria aos profissionais atuantes nas Unidades de Saúde da Família (USF) contempladas pelo PRMSF da UESC. Com a chegada da pandemia, a proposta inicial de ações presenciais se tornou inviável, havendo a necessidade em reajustar as ações do projeto de intervenção sem, contudo, modificar o problema e a necessidade de atender a qualificação dos profissionais preceptores. Assim, ações de suporte à Residência que não faziam parte do planejamento do projeto, mas já vinham sendo executadas pelos membros do grupo, passaram a ser incorporadas ao projeto, como a participação na organização do Encontro Pedagógico do Programa de Residência, o Grupo de Apoio aos preceptores e o diagnóstico situacional dos cenários de prática.  A proposta do curso de capacitação foi readequada para a disponibilização de conteúdos temáticos virtuais, pautados nos problemas levantados como o desconhecimento do papel do preceptor e o pouco conhecimento em metodologias ativas. Desse modo, foram confeccionados dois vídeos com os seguintes títulos “Conhecendo os papeis do Residente, preceptor e tutor” e “Metodologia Ativa de ensino-aprendizagem”, ambos marcados pela ludicidade, criatividade e autoexplicativos.   Os preceptores também foram instrumentalizados para o exercício da preceptoria através da entrega de uma cartilha informativa com os seguintes conteúdos “Simplificando os principais conceitos e diferenças entre as funções de preceptores, tutores e residentes” e “Metodologias ativas de ensino: o que são?”. Dessa forma, todas essas construções compuseram os produtos do projeto de intervenção, e por fim, no que se refere às ações/atividades implementadas, ainda se obteve dois produtos não previstos, mas que foram frutos desse movimento: Atualmente integrantes do PSUS participam do Comitê Gestor Local da Integração Ensino Serviço e da Comissão de Residência Multiprofissional e Uniprofissionais em Saúde (COREMU). RESULTADOS. A vivência prática dos discentes, enquanto profissionais da saúde, preceptores e tutores do PRMSF, permitiu a construção de uma proposta assertiva frente às reais necessidades de formação em saúde. Sendo assim, considerando a experiência dos envolvidos e o aprofundamento teórico proporcionado pela especialização, o projeto de intervenção não apenas teve o potencial de qualificar os participantes do curso para uma melhor atuação na formação em saúde, mas, sobretudo, agregou conhecimento de modo positivo ao PRMSF e consequentemente aos serviços de saúde do SUS, em especial a Atenção Primária em Saúde, na qual a residência se desenvolve. Como resultados dessa intervenção, pode-se dizer que, percebeu-se uma maior aproximação dos preceptores no desempenho do seu papel e no uso das metodologias ativas. Ademais, os discentes do curso foram vistos como parceiros e apoiadores nesse processo através do Grupo de Apoio que foi institucionalizado. Nesse cenário, cabe ressaltar o estabelecimento de vínculos entre os especializandos e o PRMSF, tornando-os parte do processo de qualificação do exercício profissional. CONCLUSÃO. Destaca-se a importância da especialização para o fortalecimento do SUS, na medida em que é valorizada uma formação em saúde voltada para as reais necessidades da população, com vistas a integralidade e resolutividade do cuidado. Assim, visando a mudança da realidade encontrada, foi desenvolvida e implementada uma proposta de intervenção, que entre muitas funções, nos fez despertar também para a formação interprofissional e prática colaborativa. A aplicação do projeto contribuiu para a propagação do conhecimento em metodologias ativas e no que tange aos reais papeis dos atores que compõem o contexto da residência, a fim de aumentar o potencial da formação e qualificação do cuidado em saúde. Sendo assim, é possível enxergar passos já dados em direção à qualificação dos preceptores para a atuação na residência.