Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
DESENVOLVIMENTO DE JOGO DIGITAL COMO FERRAMENTA DIDÁTICA DESTINADA À GAMIFICAÇÃO NA DISCIPLINA DE ANATOMIA HUMANA
Paula Nunes Cerutti, Priscila Rossi De Batista, Thais Siqueira Campos, Jair Rios Neto, Camila Ribeiro Da Vitória, Eduarda Cristina Alves Bezerra

Última alteração: 2022-01-25

Resumo


Apresentação: O advento dos recursos eletrônicos tem promovido uma evolução do processo de ensino-aprendizagem em Anatomia, que se evidencia por maior procura de conteúdos nos ambientes digitais pelos acadêmicos. Adicionalmente, há uma crescente desmotivação dos estudantes acerca do aprendizado exclusivo pelos métodos tradicionais que costumam incentivar apenas a memorização das estruturas anatômicas. A integração do tecnológico e de novas metodologias com o tradicional já tem sido considerado como o mais adequado para o aprendizado do aluno e, junto ao processo de gamificação, incentivam a participação do aluno e a utilização de produtos didáticos mais elaborados. A gamificação é descrita como a utilização de recursos advindos do mundo game, como dinâmicas interativas, pontuações e recompensas para transformar o processo de ensino-aprendizagem em um produto que ofereça uma experiência atrativa e divertida para os estudantes. Sendo assim, o presente estudo destinou-se a desenvolver jogos digitais com finalidade  didática para estimular à gamificação e a metodologia ativa no processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Anatomia Humana, disciplina presente em todos os cursos da área da saúde.

Desenvolvimento do trabalho: O jogo digital foi desenvolvido como uma extensão do Microsoft Excel em conjunto do Visual Basic (VBA) e consiste na identificação das estruturas anatômicas presentes no sistema esquelético, seguido de feedback acerca do desempenho do aluno. O software foi elaborado com um layout prático, intuitivo e atrativo para o estudante baseado no conteúdo desenvolvido pelo docente acerca do sistema esquelético. O seu formato foi desenvolvido com a utilização de imagens do Atlas de Anatomia Humana do autor Frank Netter, juntamente com o destaque de suas estruturas específicas as quais possuíam campos para preenchimento pelo aluno com a identificação correta da estrutura correspondente. O jogo digital, a partir das respostas inseridas, envia um feedback instantâneo sobre o desempenho – indicando se a resposta inserida está correta, com erro de ortografia e/ou utilização de nomenclaturas defasadas ou se está completamente errada. Ademais, criou-se uma contagem de acertos para que o estudante possa acompanhar o seu progresso conforme utiliza o jogo.

Resultados: Foi observado que o jogo digital desenvolvido neste estudo pode proporcionar maior dinamização e interatividade no ensino através de suas ferramentas de feedback imediato e layout personalizado para revisão e estudo de forma mais lúdica. Ademais, propiciou o desenvolvimento de habilidades que auxiliam na evolução da construção  do conhecimento  em Anatomia e, por conseguinte, das disciplinas relacionadas.

Considerações finais: A gamificação do ensino da Anatomia possui o potencial de minimizar o desânimo e o automatismo dos acadêmicos, além de permitir que o processo de aprendizado seja estimulado de uma forma dinâmica e prática proporcionando maior interatividade. Pesquisas posteriores serão realizadas para validação deste instrumento e, na sequência, para avaliação, via aplicação de questionários ao público-alvo, da eficiência e percepção dos alunos acerca da utilização dos jogos sobre o processo de ensino-aprendizagem em anatomia.