Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Redesenho de fluxos de trabalho do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia no Hospital de Referência em doenças infecto contagiosas da rede pública de saúde em São Luís, Maranhão: relato de experiência
Antonia Almeida Araújo, Deborah Fernanda Campos da Silva, Mayra Nina Araujo Silva, Nathalya de Sousa Campos Araujo, Débora Regina Marques Barbosa, Gabriela Oliveira Parentes da Costa, Olívia Dias de Araújo

Última alteração: 2022-01-30

Resumo


Apresentação

Com a pandemia causada pela covid‐19, o serviço do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE) tem exercido um papel imprescindível na detecção, monitoramento e a resposta imediata às potenciais Emergências de Saúde Pública (ESP) identificadas no âmbito hospitalar proporcionando aos gestores elementos claros e objetivos para tomada de decisão. A utilização de ferramentas de Gestão e de métodos de revisão dos processos de trabalho nos NHEs podem servir como base para o desenvolvimento da unidade e transformar gradativamente a cultura vigente, abrindo novos horizontes para a melhoria do processo de trabalho e consequentemente a detecção oportuna e resposta imediata as ESP. O objetivo desse relato de experiência foi o redesenho dos fluxos de trabalho do NHE.

Desenvolvimento do trabalho

Para otimizar o trabalho do NHE com os demais setores do hospital foram elaborados: o Regimento Interno do NHE e sete novos fluxos de trabalho. Cada fluxograma corresponde as instruções precisas de como certa atividade deve ser realizada. Foram adotadas as seguintes estratégias para criação do regimento e fluxos de trabalho: alinhamento da comunicação com os setores do hospital; definição do processo de trabalho de cada setor; planilhas online com dados demográficos, clínicos e desfecho das notificações semanais; educação continuada com os profissionais do setor sobre preenchimento e fluxo das fichas de notificações; atualização diária dos casos, com tabulação destes dados nas planilhas; relatório semanal para os setores de vigilância do município; investigação de casos notificados; e participação em reuniões, treinamentos e capacitações com os gestores dos serviços de saúde.

Resultados e/ou impactos

Foi elaborado o fluxo de notificação e investigação das Doenças Agravos e Eventos (DAE) realizado pelo NHE nas enfermarias e Unidades de Terapia Intensiva (UTI), que consiste na busca ativa de pacientes recém admitidos na unidade e os internados já notificados e/ ou com nova suspeita/diagnóstico para Doença de Notificação Compulsória (DNC).

Foram elaborados os fluxos para os três ambulatórios da unidade: de Serviço Assistencial Especializado (SAE) em HIV/AIDS, de Tuberculose e de Doenças Tropicais. O NHE recebe a Notificação/Investigação da DAE realizada pelo profissional do ambulatório, em seguida foi realizada a estruturação das planilhas online dos dados demográficos e clínicos por semana epidemiológica, e por fim encaminhou-se as fichas notificadas para a Vigilância Epidemiológica do município.

Elaborou-se outros três fluxos de trabalho:  Declaração de Óbito (DO), Investigação de Óbito de Mulher em Idade Fértil, e de Óbito com Menção de Leishmaniose e Tuberculose. Estes foram necessários para orientar os profissionais envolvidos sobre os principais procedimentos relacionados a notificação do óbito, incluindo o fluxo dos documentos e rotinas decorrentes do processamento dos dados, bem como as diversas atribuições de cada instância. As fichas de notificação e DO são enviados pelo NHE para Secretaria Municipal de Saúde e esta realiza as notificações no Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) e no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).

Considerações finais

A criação dos fluxos possibilitou a otimização dos processos de trabalho, a comunicação efetiva e integração das equipes do hospital, assim como as análises dos dados e notificações em tempo oportuno.