Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Educação alimentar e nutricional na atenção primária à saúde: uma revisão
Danielle Brandão de Melo, Ida Oliveira de Almeida, Márcio Santos Carvalho, Rosana Freitas de Assis, Tamires dos Reis Santos Pereira, Thalita Marques da Silva, Daniele Santos Mangabeira

Última alteração: 2022-01-21

Resumo


INTRODUÇÃO

A educação alimentar e nutricional (EAN) se caracteriza como uma área de estudo e uma ação contínua e permanente, intersetorial e multiprofissional, que emprega diferentes abordagens de cunho educacionais (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2022). Sendo a atenção primária a saúde (APS) a porta de entrada do sujeito e um espaço oportuno para o desenvolvimento das ações de educação alimentar e nutricional.

OBJETIVO

Descrever possíveis ações de educação alimentar e nutricional na atenção primária à saúde, através de uma revisão da literatura.

METODOLOGIA

Revisão de literatura, pautada em artigos nacionais e internacionais, publicados de 2016 a 2021. Foram realizadas buscas nas bases de dados eletrônicas da Biblioteca Virtual em Saúde e Scientific Electronic Library Online, CAPES e PubMed. Para seleção, realizamos a leitura do título e resumo e posteriormente a leitura do artigo completo. Os dados coletados dos estudos foram: título, autoria e tipo de produção.

RESULTADOS

Os estudos abordam a realização de ações educativas de alimentação e nutrição e aconselhamento nas consultas individuais ou em grupos, fundamentadas em documentos oficiais para alimentação adequada e saudável baseada no Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de Dois Anos e no Guia Alimentar para a População Brasileira, no entanto, para além de documentos oficias, é primordial que a equipe conheça a realidade na qual o indivíduo está inserido, deste modo, poderá desenvolver ações mais próximas a realidade do sujeito e de uma maneira mais profícua.

CONCLUSÃO

A educação alimentar e nutricional exerce importantes potenciais para a promoção de uma alimentação adequada e saudável, contudo, torna-se necessário que a equipe esteja engajada com o propósito da EAN e que utilize todos os recursos possíveis para o êxito das mesmas.