Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2022-01-27
Resumo
Apresentação: Uma das ações do Clube do Livro, projeto extensionista regulamentado em uma universidade federal brasileira, objetiva oportunizar o acesso no que tange a leitura e escrita aos usuários de uma Clínica Escola Multiprofissional em Saúde. Sendo assim, os benefícios desta ação alcançam docentes, técnicos administrativos, discentes estagiários e de demais períodos do curso de Fonoaudiologia que vivenciam o ensino integrado a este espaço, para além da comunidade atendida nestes ambulatórios. Isto posto, desde novembro de 2021, constitui espaço fértil de disponibilização e empréstimo de obras advindas de doações. O Clube do Livro proporciona inclusão, acessibilidade, estratégias aos processos de desenvolvimento e apropriação de leitura e escrita a partir de especificidades fonoaudiológicas em contexto interprofissional. Somos alicerçados na justificativa de contemplarmos a demanda da população atendida em uma clínica escola, ao fazermos o empréstimo de livros à comunidade, sobretudo às famílias de pacientes atendidos pelos estágios do Curso de Fonoaudiologia. Oportunidades de acesso aos livros, a mediarem as vivências familiares impactam em modelos positivos para que tenham fatores facilitadores e preditores em prol de experiências e aprendizagem. Sendo assim, é fundamental que toda a população, em diferentes ciclos de vida, tenham contatos com livros físicos o quanto antes, que os manipulem, ouçam e contem histórias, pois escutá-las é o início da aprendizagem para tais processos. Este projeto envolve as áreas de Fonoaudiologia Educacional, Saúde Coletiva, Audiologia Educacional, Linguagem em diferentes ciclos de vida, oportunizando a transversalidade na aplicação de estratégias facilitadoras à leitura e escrita da população assistida. Descrição da experiência: Equipe composta por 10 estudantes extensionistas, 5 docentes e 1 fonoaudióloga Técnica Administrativa em Educação. Reuniões sistemáticas remotas, por meio de uma sala virtual no Google Classroom®, têm ocorrido desde o início do projeto. Alocar os livros em um espaço físico próximo às salas de atendimento fonoaudiológico foi necessário a partir de doações recebidas. Foi destinada uma sala para o Clube do Livro no mesmo ambiente dos ambulatórios de Fonoaudiologia, o que permite ao estagiário e/ou responsáveis pelos pacientes maior acessibilidade. Devido à pandemia da covid-19, a necessidade da utilização de protocolos de biossegurança fez com que o fluxo de empréstimo e armazenamento seguissem protocolos rígidos na manipulação das obras. Foi criado um acervo, a partir de doações, de livros para diferentes faixas etárias e níveis de escolaridade. Ao total, temos um acervo de 539 livros cadastrados, os quais são classificados por gênero (infantil, infantojuvenil, juvenil e adulto). Os livros infantis, por sua vez, são classificados por leitor, dos dois aos nove anos respectivamente. Discentes de estágios curriculares realizam ações com os pacientes e seus responsáveis e diversificadas estratégias são abordadas por meio da utilização dos livros: estagiários elegem livros para usuários lerem em casa (pré ou pós sessão de fonoterapia) e são orientados com técnicas em prol do desenvolvimento de leitura e de escrita. Durante as sessões são escolhidos livros conforme nível de competência do usuário, que são utilizados para dar continuidade às tarefas levadas para casa. Até a presente ocasião, 71 cessões de obras foram levadas aos domicílios. Quando o usuário chega na sala do Clube do Livro os extensionistas registram o perfil do leitor: idade, escolaridade, qual o tipo de livro que ele gosta de ler. Essas perguntas ajudam o extensionista a direcionar o indivíduo por meio de apresentação de livros nos quais eles tenham afeição. Por isso, vale destacar a importância dos participantes do projeto conhecerem o acervo de livros. Todos os livros são numerados e catalogados numa planilha Software Microsoft® Excel®, contando com autor, nome da obra e classificação etária. Os livros infantis possuem etiquetas que separam as obras por idade e são organizadas por cores a saber, laranja - 2 a 3 anos, verde- 4 a 5 anos, amarelo - 6 a 7 anos, azul - 8 a 9 anos. Os livros com etiqueta vermelha marcam obras que, exclusivamente, são de uso na Clínica escola. O fluxo de procedimentos de empréstimos e a organização da sala ocorre por meio dos Extensionistas, que são distribuídos conforme grade de horários no intuito de que os estágios tenham suporte durante os horários de atendimento. O mobiliário da sala do Clube do Livro foi solicitado pela chefia do curso ao Centro da Instituição de Ensino Superior (IES) e conseguiu concessão pela prefeitura da IES. Atualmente 45 estudantes estagiários acessam o Clube do Livro, para elaborarem terapias, tarefas para casa, orientações e em outros contextos que congregam o enquadre de fonoterapia em seus atendimentos. Utilizam com diversificadas estratégias, em caráter individual e coletivo. O tempo de empréstimo dos livros para o caso de famílias que desejam levá-los para seus domicílios é de no máximo 15 dias, o registro é realizado pelos extensionistas e alinhado com o terapeuta responsável e congregam estudantes de diversos períodos do curso de fonoaudiologia em vivências, práticas integrativas e estágios curriculares. Resultados: As famílias e usuários dos estágios têm se mostrado entusiasmados e levado em média dois livros semanalmente para casa. Há relatos de responsáveis sobre filhos que antes não interessavam pela leitura e que a partir desta ocasião já leem sem o responsável solicitá-lo. Os irmãos e demais membros da família têm demonstrado interesse em conhecer o espaço do Clube do Livro e também pegar livros emprestados. Um pai referiu que as tarefas de leitura solicitadas e a oportunidade de realizarem a leitura em conjunto têm aproximado os familiares. A repercussão do projeto atinge de modo transversal diversificadas disciplinas do Curso de Fonoaudiologia e congrega acessibilidade, inclusão social, estimulação à comunicação compassiva, diversidade cultural e tem sido oportunidade de práticas de letramento em produções sociais, que impactam a região do entorno da clínica escola, indo além dos objetivos iniciais, que eram alcançar os usuários e as famílias atendidas pelos estágios curriculares. Estratégias fonoaudiológicas são pré-determinadas conforme enfoque terapêutico fonoaudiológico, englobam a família, escola, inter-relações entre os pacientes e terapeutas. Desdobram em tarefas compartilhadas, culturais, de letramento, de alfabetização e/ou outras. Há pacientes, crianças, adolescentes e até mesmo adultos e idosos todavia não alfabetizados, apesar disso se interessam pelos livros, fazem os empréstimos e constroem relações significativas com as obras em seu processo de fonoterapia. Nesses casos, exemplificando, lançamos mão de tipos principais de estratégias como as com uso de livros sem textos e de imersão na situação de letramento conforme outro interlocutor lê e o paciente escuta as histórias. Nos casos de livros sem textos, as crianças são estimuladas a inventarem livremente as histórias. Considerações finais. A ação extensionista junto aos estágios curriculares do curso de Fonoaudiologia tem impactado positivamente os usuários e famílias da clínica escola multiprofissional, articula ensino-pesquisa-assistência por meio de práticas com Leitura e Escrita a partir do saber Fonoaudiológico em contexto interprofissional na defesa dos direitos humanos, da acessibilidade, bem-estar, cidadania e qualidade de vida. Ainda, o projeto representa um diferencial para a formação dos estagiários, dos extensionistas e as temáticas abordadas nas ações conjuntamente com a vivência dos acadêmicos, impactam na conexão entre estágios do Curso que compartilham do mesmo objetivo transversal de estreitamento das relações interpessoais e vínculo afetivo entre os envolvidos a partir de acessibilidade, inclusão, cultura e incentivo ao desenvolvimento da Leitura e Escrita desta comunidade.