Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Clube do Livro em estágios curriculares de Fonoaudiologia: relato de experiência
Ana Vitória Peclat dos Santos Montanholi, Andressa Krofke Santos, Guiomar Silva de Albuquerque, Aline Neves Pessoa Almeida, Margareth Attianezi Bracet, Pedro Ricardo Freitas da Silva, Renan Vedova Gramilich

Última alteração: 2022-01-27

Resumo


Apresentação: Uma das ações do Clube do Livro, projeto extensionista regulamentado em uma universidade federal brasileira, objetiva oportunizar o acesso no que tange a leitura e escrita aos usuários de uma Clínica Escola Multiprofissional em Saúde. Sendo assim, os benefícios desta ação alcançam docentes, técnicos administrativos, discentes estagiários e de demais períodos do curso de Fonoaudiologia que vivenciam o ensino integrado a este espaço, para além da comunidade atendida nestes ambulatórios. Isto posto, desde novembro de 2021, constitui espaço fértil de disponibilização e empréstimo de obras advindas de doações. O Clube do Livro proporciona inclusão, acessibilidade, estratégias aos processos de desenvolvimento e apropriação de leitura e escrita a partir de especificidades fonoaudiológicas em contexto interprofissional. Somos alicerçados na justificativa de contemplarmos a demanda da população atendida em uma clínica escola, ao fazermos o empréstimo de livros à comunidade, sobretudo às famílias de pacientes atendidos pelos estágios do Curso de Fonoaudiologia. Oportunidades de acesso aos livros, a mediarem as vivências familiares impactam em modelos positivos para que tenham fatores facilitadores e preditores em prol de experiências e aprendizagem. Sendo assim, é fundamental que toda a população, em diferentes ciclos de vida, tenham contatos com livros físicos o quanto antes, que os manipulem, ouçam e contem histórias, pois escutá-las é o início da aprendizagem para tais processos. Este projeto envolve as áreas de Fonoaudiologia Educacional, Saúde Coletiva, Audiologia Educacional, Linguagem em diferentes ciclos de vida, oportunizando a transversalidade na aplicação de estratégias facilitadoras à leitura e escrita da população assistida. Descrição da experiência: Equipe composta por 10 estudantes extensionistas, 5 docentes e 1 fonoaudióloga Técnica Administrativa em Educação. Reuniões sistemáticas remotas, por meio de uma sala virtual no Google Classroom®, têm ocorrido desde o início do projeto. Alocar os livros em um espaço físico próximo às salas de atendimento fonoaudiológico foi necessário a partir de doações recebidas. Foi destinada uma sala para o Clube do Livro no mesmo ambiente dos ambulatórios de Fonoaudiologia, o que permite ao estagiário e/ou responsáveis pelos pacientes maior acessibilidade. Devido à pandemia da covid-19, a necessidade da utilização de protocolos de biossegurança fez com que o fluxo de empréstimo e armazenamento seguissem protocolos rígidos na manipulação das obras. Foi criado um acervo, a partir de doações, de livros para diferentes faixas etárias e níveis de escolaridade. Ao total, temos um acervo de 539 livros cadastrados, os quais são classificados por gênero (infantil, infantojuvenil, juvenil e adulto). Os livros infantis, por sua vez, são classificados por leitor, dos dois aos nove anos respectivamente. Discentes de estágios curriculares realizam ações com os pacientes e seus responsáveis e diversificadas estratégias são abordadas por meio da utilização dos livros: estagiários elegem livros para usuários lerem em casa (pré ou pós sessão de fonoterapia) e são orientados com técnicas em prol do desenvolvimento de leitura e de escrita. Durante as sessões são escolhidos livros conforme nível de competência do usuário, que são utilizados para dar continuidade às tarefas levadas para casa. Até a presente ocasião, 71 cessões de obras foram levadas aos domicílios. Quando o usuário chega na sala do Clube do Livro os extensionistas registram o perfil do leitor: idade, escolaridade, qual o tipo de livro que ele gosta de ler. Essas perguntas ajudam o extensionista a direcionar o indivíduo por meio de apresentação de livros nos quais eles tenham afeição. Por isso, vale destacar a importância dos participantes do projeto conhecerem o acervo de livros. Todos os livros são numerados e catalogados numa planilha Software Microsoft® Excel®, contando com autor, nome da obra e classificação etária. Os livros infantis possuem etiquetas que separam as obras por idade e são organizadas por cores a saber, laranja - 2 a 3 anos, verde- 4 a 5 anos, amarelo - 6 a 7 anos, azul - 8 a 9 anos. Os livros com etiqueta vermelha marcam obras que, exclusivamente, são de uso na Clínica escola. O fluxo de procedimentos de empréstimos e a organização da sala ocorre por meio dos Extensionistas, que são distribuídos conforme grade de horários no intuito de que os estágios tenham suporte durante os horários de atendimento. O mobiliário da sala do Clube do Livro foi solicitado pela chefia do curso ao Centro da Instituição de Ensino Superior (IES) e conseguiu concessão pela prefeitura da IES. Atualmente 45 estudantes estagiários acessam o Clube do Livro, para elaborarem terapias, tarefas para casa, orientações e em outros contextos que congregam o enquadre de fonoterapia em seus atendimentos. Utilizam com diversificadas estratégias, em caráter individual e coletivo. O tempo de empréstimo dos livros para o caso de famílias que desejam levá-los para seus domicílios é de no máximo 15 dias, o registro é realizado pelos extensionistas e alinhado com o terapeuta responsável e congregam estudantes de diversos períodos do curso de fonoaudiologia em vivências, práticas integrativas e estágios curriculares. Resultados: As famílias e usuários dos estágios têm se mostrado entusiasmados e levado em média dois livros semanalmente para casa. Há relatos de responsáveis sobre filhos que antes não interessavam pela leitura e que a partir desta ocasião já leem sem o responsável solicitá-lo. Os irmãos e demais membros da família têm demonstrado interesse em conhecer o espaço do Clube do Livro e também pegar livros emprestados. Um pai referiu que as tarefas de leitura solicitadas e a oportunidade de realizarem a leitura em conjunto têm aproximado os familiares. A repercussão do projeto atinge de modo transversal diversificadas disciplinas do Curso de Fonoaudiologia e congrega acessibilidade, inclusão social, estimulação à comunicação compassiva, diversidade cultural e tem sido oportunidade de práticas de letramento em produções sociais, que impactam a região do entorno da clínica escola, indo além dos objetivos iniciais, que eram alcançar os usuários e as famílias atendidas pelos estágios curriculares. Estratégias fonoaudiológicas são pré-determinadas conforme enfoque terapêutico fonoaudiológico, englobam a família, escola, inter-relações entre os pacientes e terapeutas. Desdobram em tarefas compartilhadas, culturais, de letramento, de alfabetização e/ou outras. Há pacientes, crianças, adolescentes e até mesmo adultos e idosos todavia não alfabetizados, apesar disso se interessam pelos livros, fazem os empréstimos e constroem relações significativas com as obras em seu processo de fonoterapia. Nesses casos, exemplificando, lançamos mão de tipos principais de estratégias como as com uso de livros sem textos e de imersão na situação de letramento conforme outro interlocutor lê e o paciente escuta as histórias. Nos casos de livros sem textos, as crianças são estimuladas a inventarem livremente as histórias. Considerações finais. A ação extensionista junto aos estágios curriculares do curso de Fonoaudiologia tem impactado positivamente os usuários e famílias da clínica escola multiprofissional, articula ensino-pesquisa-assistência por meio de práticas com Leitura e Escrita a partir do saber Fonoaudiológico em contexto interprofissional na defesa dos direitos humanos, da acessibilidade, bem-estar, cidadania e qualidade de vida. Ainda, o projeto representa um diferencial para a formação dos estagiários, dos extensionistas e as temáticas abordadas nas ações conjuntamente com a vivência dos acadêmicos, impactam na conexão entre estágios do Curso que compartilham do mesmo objetivo transversal de estreitamento das relações interpessoais e vínculo afetivo entre os envolvidos a partir de acessibilidade, inclusão, cultura e incentivo ao desenvolvimento da Leitura e Escrita desta comunidade.