Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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CONTINUIDADE DA ASSISTÊNCIA NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE; estratégias de comunicação entre a Atenção Primária e Terciária após a alta hospitalar: uma revisão integrativa
CELIO ANTONIO MANSO, CAMPOS FERREIRA COSTA KÁTIA

Última alteração: 2022-01-28

Resumo


Apresentação

As Redes de Atenção à Saúde compõem-se de um conjunto de serviços de saúde, sendo geridas por múltiplas organizações dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), tendo como objetivo uma única missão, objetivo comum e ações cooperativas e interdependentes, na prestação de cuidados de saúde contínuos e integrais a grupos específicos de pessoas, cuja coordenação é de responsabilidade da Atenção Primária à Saúde (APS). A rede Assistencial é organizada em três níveis, a atenção primária, secundária e terciária à saúde, em que a Atenção Primária à Saúde (APS) é a porta de entrada preferencial do usuário no sistema de saúde, com tecnologias de baixa densidade, de baixo custo e de caráter comunitário ou ambulatorial.

A Gestão do cuidado, sob o prisma da dimensão organizacional, corresponde ao complexo processo de coordenação de várias práticas profissionais e divisão técnica do trabalho. Questões relacionadas ao registro e uso de informações, o estabelecimento de diálogo e trocas, a construção de fluxos de pacientes, a padronização dos procedimentos de trabalho e o compartilhamento de responsabilidades constituirá uma nova lógica, na qual, responsabilidades de gestão e responsabilidades da equipe serão unificadas, em que, a dinâmica do relacionamento terá um lugar central.

A gestão do cuidado abarca atividades complexas que requerem interatividade entre os prestadores de serviços de saúde, e, entre os prestadores de serviços de saúde e os pacientes, incluindo a transmissão de informações clínicas no momento correto, comunicação eficaz entre as partes envolvidas e a devido compartilhamento de decisões.

Dessa forma, a APS atua como um filtro para organizar o fluxo dos serviços na RAS dos mais simples aos mais complexos, na comunicação de toda a Rede de Atenção à Saúde (RAS). Para que os objetivos de cada esfera do sistema de saúde sejam alcançados, se faz necessário o efetivo papel da RAS, as     quais vinculam os serviços de saúde por uma única meta, com objetivos comuns e através de ações cooperativas que permitem ofertar uma atenção contínua e integral à população. responsabilidades para com a população.

Desenvolvimento

O objetivo geral do presente estudo foi analisar as estratégias e processos de comunicação do nível terciário com a     Atenção Primária à Saúde, na continuidade da assistência, após a alta hospitalar. Para o cumprimento do objetivo geral foi realizada revisão integrativa de literatura, com recorte temporal entre 2016 a 2021. O período escolhido justifica-se por trata-se de início do Programa Nacional de Avaliação Serviços de Saúde (PNASS), cujos critérios, de Gestão do cuidado.  sugerem a cultura avaliativa e possiveis correções nos serviços de saúde . foram realizadas as seguintes etapas:  delimitação da questão de pesquisa; estabelecimento de critérios para inclusão e exclusão de estudos/ amostragem ou busca na literatura; definição das informações a serem extraídas dos estudos selecionados/categorização dos estudos; avaliação dos estudos incluídos na revisão integrativa; interpretação dos resultados e apresentação da revisão. Considerou-se ainda a pesquisa reversa dada a abrangência do tema.

O levantamento bibliográfico foi realizado no período de 17 a 27 de junho de 2021, nas bases de dados: Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), consultada por meio do PubMed, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), consultada pela Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Os descritores adotados foram: Atenção Primária à Saúde, Atenção Terciária à Saúde, Modelos de Atenção à saúde, Assistência Integral à Saúde e Continuidade da Assistência ao Paciente. Estes descritores foram identificados anteriormente no Descritores em Ciências da Saúde (DeCS). As associações entre os descritores foram realizadas com os operadores booleanos AND e OR para compor as chaves de busca.

 

Resultados

Da totalidade dos artigos utilizados neste estudo, para a revisão integrativa, 16 no        total, 14 estão escritos em língua portuguesa e 2 escrito em língua inglesa.

Os artigos selecionados proporcionam compreensão nos diferentes vetores indicativos, de forma abrangente, dos problemas de comunicação entre a atenção primária à saúde (APS) e Atenção Terciária a Saúde (ATS) e os seus impactos na RAS, destacando as dificuldades nos instrumentos formais de comunicação e articulação entre os      diferentes  níveis de atenção à saúde.

Evidenciar pouca comunicação a entre ATS e APS, de modo fragmentado, gerando problemas na continuidade do cuidado, entretanto alguns estudos  constatam que os recursos e inovação na alta hospitalar são benéficos ao processo de alta, pois melhoram a qualidade e a eficiência dos serviços e, consequentemente, produzem mais benefícios aos pacientes. Como recursos, foram identificados integração entre os níveis de atenção, plano de gerenciamento de alta, gerenciamento de caso, acompanhamento por telefone pós-alta, contato dos enfermeiros da atenção terciária, protocolos de alta, lista de verificação, quadro branco, prontuários eletrônicos de saúde, planos de cuidados e material educativo impresso. Destacando o enfoque do trabalho da equipe multidisciplinar, educação continuada para profissionais de saúde, coordenador de alta, enfermeiras de ligação e educadoras.

Constatam, ainda, a experiência com um novo ator, a Enfermeira de   ligação, a qual com desenvolvimento de novas competências da prática da enfermagem, no processo de alta dos pacientes para a continuidade do tratamento, valendo-se de uma nova abordagem administrativo/assistencial, com processos de trabalho alinhados a RAS, bem como a utilização de ferramentas de comunicação com os demais serviços da RAS.

O cuidado integral depende de uma rede de saúde articulada para que os problemas de saúde do paciente possam ser solucionados em todos os níveis de atenção. É imprescindível o uso de sistemas informatizados que armazenem informações sobre os pacientes e sejam acessíveis independentemente do nível de atenção ao qual o paciente recebe assistência, a continuidade do cuidado depende do compartilhamento de informações de qualidade. A ausência de um processo e mecanismo claro de transmissão de informações, grande parte das informações pode se perder na rede de atenção à saúde, o que pode levar à duplicação de condutas profissionais, aumentando custos médicos, atrasos na resolução de problemas e ineficiência no sistema de referência e contrarreferência.

 

Considerações Finais

A desarticulação dos serviços de saúde, nos três níveis de atenção, apresentam um cenário de pouca efetividade na coordenação, gestão e continuidade ao cuidado. A fragmentação da comunicação compromete serviços, programas e práticas clínicas de todas as atribuções consolidadas pela RAS.

Assim, torna-se imprescindível instituir, formalmente, instrumentos de referência e contrarreferência nos estabelecimentos de saúde, com um sistema informatizado único, integrado e modulado para todos os níveis de atenção, iniciativas essas partindo dos gestores públicos da saúde, conforme preconizado nas Portarias nº 3.390 e 3.410/20l3, em particular no Eixo Responsabilidades das Esferas de Gestão.

Os estudos demonstram que se faz necessária a implementação de novas tecnologias informatizadas para melhor gerir a atenção do cuidado e a consecução de uma estratégia efetiva de comunicação, assim, atentar para todos os recursos tecnológicos para a implementação de um sistema efetivo de comunicação na RAS.