Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2022-01-31
Resumo
APRESENTAÇÃO: ESTE TRABALHO ABORDA A RETOMADA DOS GUPOS TERAPÊUTICOS NO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL INFANTOJUVENIL (CAPSi SUL) E TEM O BJETIVO DE RELATAR AS PRINCIPAIS ANGÚSTIAS E ELABORAÇÕES SURGIDAS NOS ENCONTROS PRESENCIAIS, CONCOMITANTES AO RETORNO DOS ADOLESCENTES AO ENSINO PRESENCIAL DAS ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DE MANAUS.
DESENVOLVIMENTO: PARA ESTE ESTUDO, FOI SELECIONADO UM GRUPO DE ADOLESCENTES QUE ENFRENTARAM DIFICULDADES NO RETORNO AO ENSINO PRESENCIAL DAS ESCOLAS. ENTRE OS ADOLESCENTES SELECIONADOS PELOS TERAPEUTAS DE REFERÊNCIA, PARTICIPARAM DO GRUPO APENAS TRÊS: J. (16 ANOS), A. (15 ANOS) E M. (14 ANOS). A PACIENTE J. FOI ATÉ A ESCOLA NO DIA MARCADO PARA A VOLTA ÀS AULAS PRESENCIAIS, MAS DEVIDO A UMA CRISE DE ANSIEDADE, COM TREMORES E TAQUICARDIA, NÃO CONSEGUIU ENTRAR NA ESCOLA, SEGUNDO O RELATO DE SUA MÃE. O ADOLESCENTE A., DE ACORDO COM SUA MÃE, INICIOU A CRISE DE PÂNICO EM CASA E NÃO CONSEGUIU CHEGAR ATÉ A ESCOLA. APRESENTOU TREMORES NAS EXTREMIDADES E DIFICULDADE DE MANTER-SE EM PÉ, ALÉM DE DESCONFORTO RESPIRATÓRIO E FALTA DE AR. POR SUA VEZ M., MESMO COM SINTOMAS ANSIOSOS, TAQUIPNEIA E TREMORES NAS MÃOS, CONSEGUIU PERMANECER NA SALA DE AULA.
RESULTADOS: FORAM REALIZADOS 3 ENCONTROS COM OS ADOLESCENTES PARA COLETAR OS DADOS E TENTAR ENTENDER O PERCURSO VIVIDO POR CADA FAMÍLIA DURANTE A PANDEMIA. FOI OBSERVADO QUE AS FAMÍLIAS ESPERAVAM MUITO POR ESSE MOMENTO DE FALA E PELA OPORTUNIDADE DE DIVIDIR, COM A EQUIPE MULTIPROFISSIONAL DO CAPSi, AS ANGÚSTIAS EXPERIMENTADAS DURANTE O PERÍODO PANDÊMICO. VALE RESSALTAR QUE NO DECORRER DO DISTANCIAMENTO SOCIAL, O CAPSi REALIZAVA OS ATENDIMENTOS DE FORMA REMOTA E NO FORMATO INDIVIDUAL/PRESENCIAL PARA OS USUÁRIOS MAIS GRAVES. O PACIENTE A., ENCONTRAVA-SE NO PERÍODO DE AGRAVAMENTO DE SEUS SINTOMAS RELACIONADOS A UMA DESORGANIZAÇÃO DO CUIDADO PARENTAL E INTENSOS CONFLITOS FAMILIARES. AO FINAL DOS ENCONTROS, O USUÁRIO AINDA NÃO TINHA ATINGIDO A ORGANIZAÇÃO NECESSÁRIA PARA RETOMAR OS ESTUDOS DE FORMA PRESENCIAL. JÁ A ADOLESCENTE M., MESMO AINDA MANTENDO SUA SINTOMATOLOGIA, EVOLUIU PARA UM MAIOR CONTROLE E DISPOSIÇÃO DE ENFRENTAMENTO DIANTE DOS MEDOS RELACIONADOS AO ENSINO PRESENCIAL. OBSERVOU-SE EM TODOS OS CASOS. AGRAVOS DE SAÚDE MENTAL RELACIONADOS AOS MEDOS SUSCITADOS NA PANDEMIA: MEDO DE ADOECER, MEDO DE MORRER E MEDO DE PERDER ENTES QUERIDOS. NO CASO DE J. CONSTATOU-SE UMA FLUTUAÇÃO ENTRE: MOMENTOS DE MAIOR ESTABILIDADE EMOCIONAL E FREQUÊNCIA NA ESCOLA E; MAIOR INSTABILIDADE AFETIVA E AUSÊNCIA ÀS AULAS PRESENCIAIS. A EQUIPE DO CAPSi ACOMPANHOU CADA CASO OBSERVANDO AS NECESSIDADES E ESPECIFICIDADES DE CADA UM.
CONSIDERAÇÕES FINAIS: OS ENCONTROS PRESENCIAIS NO CAPSi, NO FORMATO DE GRUPOS TERAPÊUTICOS, FORAM IMPORTANTES NA ELABORAÇÃO DE QUESTÕES RELACIONADAS À PANDEMIA. OS PARTICIPANTES SENTIRAM-SE SEGUROS E NÃO FALTARAM AOS ENCONTROS, O QUE NOS LEVOU A REFORÇAR QUESTÕES DE BIOSEGURANÇA COM A FAMÍLIA EM OUTROS ESPAÇOS: EM CASA, NA ESCOLA, NO TRANSPORTE ETC. OS USUÁRIOS ANSIAVAM PELOS ENCONTROS E DESEJAVAM CONTINUAR PARTICIPANDO DO GRUPO DE FORMA PRESENCIAL, O QUE NOS FEZ PENSAR NA CONTINUIDADE DOS ENCONTROS DENTRO DOS PADRÕES DE BIOSSEGURANÇA E VISANDO BENEFICIAR O MAIOR NÚMERO DE CASOS POSSÍVEIS PARA O MOMENTO.