Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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A PARTICIPAÇÃO DE PÓS-GRADUANDOS JUNTO AOS ALUNOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA: APRENDIZADOS COLETIVOS
Karen da Silva Santos, Kisa Valladão Carvalho, Ana Paula Ribeiro Dôrea, Priscila Norié de Araujo, Cinira Magali Fortuna

Última alteração: 2022-01-27

Resumo


Apresentação: A iniciação científica (IC) é uma modalidade de ensino-pesquisa a qual direciona os alunos de graduação a se inserirem no mundo da pesquisa. A IC pode proporcionar aos alunos, sobretudo na pesquisa direcionada a área da saúde coletiva, o entendimento de determinadas problemáticas envolvendo o território e as práticas de cuidado, mesmo que a nível iniciante. Por sua vez, os alunos de pós-graduação, em nível mestrado e doutorado, assumem uma participação nesse processo de aprendizagem, onde também trabalham uma postura na construção e desenvolvimento docente-pesquisador. Assim, o objetivo deste trabalho é de compartilhar uma experiência acerca das contribuições da integração de graduandos e pós-graduandos no acompanhamento de Iniciações científicas. Desenvolvimento do trabalho: Trata-se de um relato de experiência de alunas de graduação do curso de Bacharelado e  Licenciatura e  pós-graduandas do departamento de Enfermagem em Saúde Pública, ambas pela da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Universidade de São Paulo. O acompanhamento feito pelas pós-graduandas ocorre de acordo com as necessidades solicitadas pelas discentes de graduação sob a orientação do docente responsável. Resultados e/ou impactos: A integração entre esses tipos de discentes proporciona uma construção e reconstrução de saberes e uma ampla troca de experiências científicas e pessoais que auxiliam no processo de formação profissional tanto de futuros docentes quanto para a formação de enfermeiros. As IC impactam positivamente na construção e aprimoramento de habilidades como escuta, diálogo, senso crítico-reflexivo, criatividade, autonomia, além de melhorias na escrita e amadurecimento durante todo o processo de desenvolvimento da IC, considerando que podem existir questionamentos de pesquisas que não são amplamente abordados durante a graduação e pós-graduação. Dessa forma, a realização de IC também contribuem ambientes extramuros as Universidades, compondo assim a tríade ensino-pesquisa-extensão. A experiência aponta que há diálogos que são estabelecidos entre graduandos e pós-graduandos que não são levados pelos estudantes de IC para o docente, indicando possíveis efeitos de identificação entre pares (estudantes) e verticalidade ainda que o docente se coloque em postura dialógica e estimule a conversa para ter e/ou esclarecer possíveis dúvidas. Nesse processo é preciso estar atento à comunicação entre todos os envolvidos, colocando em análise as relações de saber e poder. Considerações finais: A parceria entre estudantes de pós-graduação e de graduação no acompanhamento de Iniciações científicas, promove, de um lado o preparo docente (para pós-graduandos e professor envolvido) e de outro, promove ao graduando inserção e aprendizados no processo de pesquisar, aspecto que em cursos da saúde pode compor importante habilidade para aprendizado no trabalho e assim qualificação das práticas.