Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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O DIAGNÓSTICO SITUCIONAL COMO INSTRUMENTO INDUTOR DA FORMAÇÃO EM SAÚDE
Ilka Kassandra Belfort, Renata Oliveira Gonçalves, Dácio Neves Sousa, Luena Rodrigues Santos, Júlio César Santos, Sally Cristina Moutinho Monteiro

Última alteração: 2022-02-03

Resumo


Introdução: O diagnóstico situacional é uma ferramenta que permite a coleta e análise de dados sobre condições de saúde e risco de uma determinada população. Assim, trata-se de um elemento chave para a formação em saúde por propiciar a reflexão sobre a saúde e o contexto histórico-social do território, bem como sobre o cotidiano dos serviços de saúde. Objetivo: Relatar a experiência de participantes de um programa de educação interprofissional em saúde na utilização do diagnóstico situacional como instrumento de formação em saúde. Descrição da Experiência: Trata-se de um relato de experiência vivenciado por acadêmicos, docente tutor e profissionais preceptores das áreas de enfermagem, farmácia e nutrição envolvidos em atividade do Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde – PET Saúde/Interprofissionalidade 2019-2021. As atividades cursaram com visitas a Unidade Básica de Saúde (UBS) e sua microárea de adscrição, além de encontros presenciais. Nos encontros presenciais fomentou-se o debate sobre a construção do diagnóstico situacional, sua importância para o cuidado e para a formação em saúde, levando-se em consideração as potencialidades e fragilidades da formação em saúde. Além disso, trabalhou-se o fazer profissional na perspectiva de práticas colaborativas. Levando-se em consideração que a formação em saúde precisa estar para além do aprendizado biológico, verificou-se que a experiência do (re) conhecimento do território inseriu os alunos na realidade de saúde e da comunidade, bem como na situação sócio-político-econômica, favorecendo a construção de uma visão ampliada do processo saúde vs adoecimento e seus possíveis fatores causadores. O mapeamento da comunidade possibilitou a vinculação dos cenários de prática com os princípios de integralidade e universalidade do Sistema Único de Saúde (SUS), fortalecendo assim a qualificação da formação em saúde. Além disso, o diagnóstico situacional em saúde enfatizou a importância das relações humanas, da medicação profissional e do trabalho colaborativo para o planejamento e direcionamento das ações em saúde. Considerações Finais: A experiência demonstrou efetividade em despertar o olhar crítico e reflexivo dos participantes validando o diagnóstico situacional como um instrumento potente para o processo de ensino-aprendizagem permeado pelas competências colaborativas. Ademais as experiencias desenvolvidas no território são essenciais para que o estudante se identifique como um cidadão transformador em saúde.