Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Uso das redes sociais para a educação em saúde de jovens sobre medidas de prevenção da Covid-19.
Ana Caroline Narvaes Souza, Valdenora Patricia Rodrigues Macedo, Priscila de Oliveira Lima, Karoline Taveira Vasconcelos, Yasmina Natacha Carrasco Duarte

Última alteração: 2022-02-04

Resumo


APRESENTAÇÃO: Desde o final de 2019, quando a OMS recebeu os primeiros alertas sobre casos de pneumonia na cidade de Wuhan na China, que possivelmente seriam causados por um novo coronavírus, o mundo tem procurado adaptar-se ao cenário de uma pandemia. Alguns termos, até então desconhecidos, passaram a tornar-se comuns no dia a dia, como o distanciamento social, cepa, variante, imunização passiva, entre outros. Não apenas isso, mas também novos hábitos foram introduzidos, o uso de máscaras, higienização constante das mãos e o evitar aglomerações. Nesse contexto, infelizmente muitas pessoas não adotaram tais medidas preventivas, o que resultou em aumento no número de casos e mortes, em primeira instância acometendo principalmente a parcela mais idosa da população. Os mais jovens, por sua vez, flagrados em festas clandestinas e outros eventos sociais nos quais havia a promoção de aglomeração, sem a adoção de medidas profiláticas, passaram a se tornar os mais atingidos durante a segunda onda que ocorreu no ano de 2020. Logo, para alcançar esses jovens e impactá-los sobre a importância das medidas de prevenção, o uso das redes sociais se tornou uma ferramenta eficaz, seja pela maior interatividade, ou por permitir o alcance de indivíduos que presencialmente não poderiam ser alcançados. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência de acadêmicos de Enfermagem de uma universidade pública no Estado do Amazonas, na construção e desenvolvimento de um projeto educativo voltado para jovens e adolescentes em uma rede social, solicitado na disciplina de “Processos Educacionais em Saúde”. DESENVOLVIMENTO: Realizou-se inicialmente o levantamento bibliográfico de artigos em periódicos nacionais e sites oficiais relacionados às seguintes palavras-chave: adolescentes, jovens, COVID-19 e distanciamento social.  Dessa forma, através delas, foram constatadas problemáticas pertinente à doença e seus agravos no grupo em questão. Elaborou-se então um plano educativo com o intuito de criar e pensar uma metodologia adequada para uma intervenção em torno destas temáticas. Assim, foi construída uma conta, em uma rede social (Instagram), e criou-se as postagens com conteúdo informativo educacional, virtualmente. A página foi inicialmente divulgada nas redes sociais (Facebook, WhatsApp e no próprio Instagram) com objetivo de atrair o público alvo para o nosso projeto. As redes sociais foram utilizadas para o compartilhamento das datas e horários que foram feitas as postagens. O público-alvo foi composto por adolescentes e jovens, e demais públicos interessados em obter informações sobre o assunto em questão. Como pré-requisito foi necessário o acesso à internet, possuir conta nas redes sociais anteriormente mencionadas, ter capacidade para leitura e um dispositivo de conexão, como aparelho celular ou computador. Por se tratar de um material inicialmente virtual, não houve limite de vagas ou limite de acesso ao material e para um alcance maior foram feitas campanhas de divulgação visando alcançar o maior número de adolescentes e jovens. O projeto foi realizado no período de maio e junho de 2021. Nesses referidos meses houve um levantamento de dados sobre a Covid-19 (com temas relacionados à sintomatologia, formas de prevenção, seu impacto na sociedade, entre outros), e com isso a criação de conteúdo, ilustrações e artes didáticas em uma linguagem comum a juventude visando explanar as temáticas propostas. As postagens foram realizadas aos finais de semana (sexta-feira, sábado, domingo) e compartilhados durante os outros dias. A cada final de semana trabalhou-se uma temática, dividida em até três publicações, via stories e feed principal do Instagram. Ao final do projeto foi disponibilizado um formulário para avaliar o desenvolvimento do mesmo, através do Google Forms que é um serviço para criar formulários online. Nele, o usuário pode produzir pesquisas de múltipla escolha, fazer questões discursivas, solicitar avaliações em escala numérica, entre outras opções. O link foi enviado com a avaliação para os seguidores mais ativos. RESULTADOS: Em nossa avaliação obteve-se um total de 36 participantes respondendo a 8 (oito) perguntas, sendo 7 (sete) objetivas e 1 (uma) subjetiva. O público alcançado variou nas faixas etárias de 15 a 25 anos. Todos os participantes da avaliação responderam de forma positiva indicando que as publicações foram didáticas e fáceis de compreender. Além disso, 99% desses disseram que o projeto contribuiu com novos conhecimentos sobre a Covid-19. Sobre a estratégia de desenvolvimento do projeto de educação em saúde ser realizado no Instagram, 100% dos entrevistados afirmaram ser uma boa estratégia para compartilhar informações sobre a Covid-19. Uma das perguntas questionava, a partir da visão do avaliado, quais os principais pontos positivos e negativos sobre o projeto.  Algumas respostas foram: “gostei demais do projeto, muito educativo e fácil de entender”. Os positivos foram: “que esse projeto me trouxe muitas informações sobre a Covid, que tiraram minhas dúvidas e minhas curiosidades”; “as artes são chamativas, e a informação é entregue de uma maneira de fácil entendimento”; “a escolha do Instagram como forma de divulgação é muito boa”. Com o uso da ferramenta Instagram, foi possível interagir com os jovens de modo mais seguro visto que foi um projeto totalmente virtual, levando informações de suma importância diante do cenário pandêmico. A colaboração das redes sociais no processo de ensino-aprendizado, explora as inteligências múltiplas dos jovens, à medida que esses recursos são mais “conectados" com a realidade desse público, lhes possibilitam uma maior interatividade, atratividade, inovação e diversidade de conhecimentos, servindo como um elemento motivador para a própria aprendizagem do jovem. No dia 11 de março de 2020 a Organização Mundial da Saúde declarou o novo coronavírus uma pandemia, logo, por já fazer quase dois anos que o mundo enfrenta a Covid-19 e por ser uma doença nova, os conteúdos abordados no projeto ajudaram a sanar as dúvidas dos jovens sobre os cuidados diários que devem ter para não a contraírem, além de cuidados para não colocarem em risco a saúde de seus familiares. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Observando os resultados obtidos dentre os participantes e acadêmicos concluiu-se que houve uma grande adesão e interação dos mesmos. Ademais, de acordo com os resultados do projeto, foi possível perceber o quanto contribuiu positivamente no entendimento dos jovens sobre a vacinação, desmistificando as Fakes News que foram frequentemente compartilhadas nesse tempo de descobertas e criação de vacinas contra o vírus.  No processo de formação acadêmica e futuramente profissional podemos destacar uma nova experiência para o grupo, uma vez que foi necessário aprender e desenvolver novas habilidades tecnológicas, tais como edição de imagem, edição de vídeo, entre outros. Além de manter a busca constante por informações de fontes totalmente seguras. Deste modo, tal metodologia de construção do projeto educativo, permitiu o alcance do público alvo, conforme o feedback recebido, resultando na conscientização e responsabilização dos jovens quanto aos cuidados durante a pandemia da Covid-19.