Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Monitoria Acadêmica: sua importância na graduação de Medicina para os mentorandos
Gabrielle Silva Sousa, Luana Leal Gonzaga, Karol Maynne Vieira dos Santos, Ana Luiza Ferreira Gusmão, Ana Beatriz Ferreira Gusmão, Karolaine da Costa Evangelista, Gabriela Garcia de Carvalho Laguna, Danúsia Cardoso Lago

Última alteração: 2022-02-04

Resumo


Os projetos de monitoria acadêmica nos cursos de graduação, segundo Schneider (2006), se constituem como um método de auxílio aos discentes no processo de apreensão e produção do conhecimento. Essa contribuição, por sua vez, se feita de forma efetiva estimula o desenvolvimento da capacidade crítica dos estudantes mais ativos. Na graduação de Medicina a monitoria favorece a constituição de profissionais humanistas, críticos e reflexivos como preconizado  pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina (BRASIL, 2014). Nessa perspectiva, é notório que a monitoria acadêmica é de suma importância para os monitorados, uma vez que constitui uma importante ferramenta de ampliação e fixação do conhecimento, sendo fundamental dentro dos cursos de graduação em medicina. Ademais, essa atividade se apresenta de forma ímpar no desenvolvimento de habilidades como comunicação, trabalho em equipe, escrita e apresentação, que são indispensáveis para que o discente tenha um bom desempenho na graduação e na carreira profissional. Em meio a um período atípico de vivência da experiência acadêmica nas instituições de ensino superior, o qual se apresentou como consequência da pandemia ocasionada pelo vírus SARS-CoV-2, houve a necessidade de implementar mecanismos capazes de auxiliar na consolidação do conhecimento, os quais passaram a ser transmitidos e dialogados de forma bastante distinta quando comparada a períodos anteriores. Nesse período de ensino remoto, a monitoria acadêmica forneceu um suporte de comunicação entre alunos e professores devido ao acompanhamento por estudantes de semestres posteriores, ela favoreceu a proposição de dinâmicas, por meio de plataformas comunicativas online, que objetivam criar espaços os quais se constituem agregando aspectos de comprometimento com os estudos realizados e vínculos de compreensão e de apoio alicerçados em uma sensibilidade necessária em um momento de ensino inabitual, considerando visões individuais e comuns dos monitorados, de modo a agregar positivas trocas entre os participantes desse processo de integração das aprendizagens. Sob essa ótica, este trabalho tem como objetivo relatar a experiência de discentes, do 1º semestre do curso de Medicina, participantes das monitorias do componente curricular Portfólio Online. A monitoria do componente Portfólio Online foi ministrada por dois estudantes do 2º e 4º semestres para os discentes ingressantes no curso de Medicina do Instituto Multidisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia (UFBA-IMS/CAT). As reuniões ocorreram de forma remota, com frequência semanal, e foram realizadas pela plataforma Google Meet, em adequação ao contexto da pandemia de Covid-19. A carga horária semanal foi de 1:50h (uma hora e cinquenta minutos),  sendo que a monitoria foi ofertada em dois dias - tanto na quarta quanto na quinta - de acordo com a disponibilidade dos estudantes. O cronograma da monitoria contou com dois eixos temáticos: um voltado para a revisão dos conteúdos ministrados ao longo do componente e outro direcionado à temas relevantes para a trajetória acadêmica dos novatos. Esses assuntos foram, de maneira geral, combinados de forma alternada, dinamizando as reuniões. Diante disso, os encontros serviram tanto para rever os conteúdos trabalhados de maneira mais ativa, pelo número mais reduzido de participantes, como para apresentar temas como: cadastro e atualização de currículo lattes, utilização de ferramentas de pesquisa, submissão e apresentação de trabalhos acadêmicos e diversos tipos textuais que serão cobrados dos alunos no decorrer do curso. Dessa maneira, em cada encontro os estudantes ingressantes receberam explicações e exemplos sobre um assunto específico, seguido por uma dinâmica de fixação, como construção de materiais e teste das plataformas apresentadas. A experiência de monitoria foi realizada de maneira dinâmica, deixando os discentes confortáveis para participar, apresentar dúvidas e levantamentos, além de permitir a interação entre discentes, priorizando a participação ativa dos envolvidos. Além disso, a integração, proporcionada pela monitoria, incentivou a criação de grupos de reflexão e escrita de textos acerca das experiências vividas pelos discentes no semestre. Ao fim de cada encontro, os discentes tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre o tema exposto no dia, bem como de receber um material complementar para consulta posterior. Ademais, os monitores apresentaram disponibilidade para debater dúvidas via e-mail e WhatsApp a fim de oferecer um bom direcionamento para que os discentes se desenvolvam ao longo da graduação. A experiência serviu de base norteadora para os estudantes recém iniciados no ambiente acadêmico. No contexto do ensino remoto, a experiência com a monitoria foi de grande valia, já que essa modalidade de estudo não nos permite o contato mais próximo com todos os aspectos da graduação, o que, por sua vez, pode dificultar o processo de adaptação e de aprendizagem. Com os encontros da monitoria, ficou perceptível a importância do suporte possibilitado pelos monitores, visto que ajudaram na construção do conhecimento acerca da vivência e da estrutura universitária. Para além disso, as possibilidades apresentadas nas reuniões semanais oportunizaram uma experiência integrativa e de capacitação, incentivando a adoção de uma postura reflexiva e indagadora entre estudantes ingressantes e estudantes monitores. Nessa perspectiva, a consonância das experiências unidas por construções conjuntas, realizadas de maneira direcionada e planejada, proporciona um desenvolvimento social e acadêmico o qual transcende o espaço comum da sala de aula e estimula um equilíbrio entre as habilidades adquiridas. Percebe-se, portanto, que as monitorias despertam a curiosidade, ampliam o ambiente de aprendizado, estimulam a troca de conhecimentos, fornecem bases de auxílio e orientam os discentes do primeiro semestre a construir conhecimento técnico e pensamento crítico que permitirão autonomia e proatividade na construção de seu currículo acadêmico. Para além disso, a monitoria é um recurso que proporciona uma experiência de acolhimento, uma vez que estimula a interação entre os próprios discentes, também permite uma melhor adaptação ao ambiente universitário e incentiva o desenvolvimento de habilidades interpessoais. Dessa forma, nota-se que a monitoria permite um maior envolvimento do aluno no meio acadêmico, enriquece seu currículo e é uma atividade que  faz parte da tríade ensino, pesquisa e extensão, o que garante a qualidade da formação superior. Destarte, esse tipo de atividade contribui de maneira efetiva para a comunidade acadêmica, tanto no aspecto de ampliação do conhecimento, quanto no âmbito social uma vez que promove integração entre os participantes, de modo a auxiliar o fortalecimento e crescimento do grupo e da instituição de ensino que os abriga.