Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Estratégia e adaptação de educação em saúde nas escolas durante o período de pandemia do COVID 19.
Stefano Oliveira Broseghini, Anderson Cleyton Gasparini Milanezi, Juliana Allazia Balbino Zandonade, Luiz Gustavo Rosa Costa, Maria Clara Henrique Entriger

Última alteração: 2022-01-30

Resumo


A pandemia de covid-19, impôs aos profissionais da odontologia desafios inerentes a continuidade do cuidado assistencial e educativo com a população. Não obstante, uma das mais importantes vertentes do cuidado, o PSE (Programa Saúde na Escola) precisou adequar-se a nova realidade imposta pela pandemia. O presente trabalho prima por relatar a experiência da Equipe de Saúde Bucal da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Espírito Santo, no desenvolvimento das atividades do PSE no território adscrito. Após um período inicial da pandemia, em que os escolares ficaram sem acompanhamento da ESF com o PSE, houve o apontamento dos docentes para a necessidade da retomada das ações de saúde bucal nas escolas, mediante ao aumento de crianças que relatavam dor de dente, potencializado pela baixa adesão aos cuidados em saúde bucal imposta pela pandemia e educação remota.
Para adequação, priorizou-se as atividades educativas de forma teórica, a fim de minimizar as chances de contaminação por covid-19, em detrimento das atividades de escovação supervisionada. Assim, uma exposição lúdica educativa apresentada em powerpoint, foi utilizada como ferramenta disparadora para abordagem dos escolares em rodas de conversa. A temática utilizada tratava de saúde bucal, higiene oral e corporal. Para tal, os alunos foram divididos em pequenos grupos de 10 pessoas, dispostos em ambiente arejado e com distanciamento mínimo de 2 metros entre si, mitigando as chances de contaminação pelo SARS-CoV-2. Ao fim da abordagem, um espaço foi destinado para sanar as possíveis dúvidas dos alunos. Escolares e professores foram orientados sobre a importância da busca por auxilio odontológico mesmo durante a pandemia, sendo esclarecido que os serviços odontológicos estavam sendo prestados pela UBS da região.
Observou-se um importante feedback por parte das crianças, que se mostraram entusiasmadas com o retorno das atividades de educação em saúde bucal, e também por parte de seus pais que, aumentaram a frequência da procura na unidade básica de saúde para tratamento odontológico de seus filhos, relatando o disparar de informações que os escolares realizaram em sua residência após o retorno das atividades do PSE.
A pandemia impôs diversos obstáculos. Por sua vez, o SUS mostrou-se cada vez mais forte e potente em superar estes, reinventando seus mecanismos de trabalho e adaptando-se a nova realidade para não desassistir a população, garantindo o acesso à fundamentais politicas publicas de saúde para garantia de uma saúde de qualidade.

 

Autores:

 

Anderson Cleyton Gasparini Milanezi

Juliana Allazia Balbino Zandonade

Luiz Gustavo Rosa Costa

Maria Clara Henrique Entriger

Stefano de Oliveira Broseghini