Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
O CUIDADO EM SAÚDE: REFLEXÃO PARA AÇÃO
GENILSON JESUS DAS VIRGENS, ROCIO ELIZABETH CHAVEZ ALVAREZ

Última alteração: 2022-01-28

Resumo


APRESENTAÇÃO

Relato de experiência de uma atividade, a produção de um texto reflexivo, proposto pela Disciplina Atenção e Gestão do cuidado, do Mestrado Profissional de Saúde da Família – PROFSAÚDE.

 

DESENVOLVIMENTO

A atividade consistiu na leitura e reflexão teórico-prático de artigos científicos relacionados a temática do Cuidado em Saúde, perpassando por conceitos como Acolhimento, Humanização na saúde, Integralidade da Assistência, Tecnologias em Saúde, dentre outros.

Com esse intuito em mente e alcançado pela “atmosfera” dos conceitos de cuidado em saúde, integralidade da assistência, Educação em Saúde e escuta qualificada, emerge dessa experiência outra experiência impactante e enriquecedora para mim: “Um encontro de pessoas” em uma consulta de HIPERDIA que para mim evidenciou a importância do cuidar, do ouvir com atenção, do se importar e se comprometer com o outro, do “trabalho vivo” em Saúde, experiência na qual marcou profundamente a mim como profissional da saúde: Uma análise teórico-prático dos textos propostos, mas acima de tudo o espelho dessas inquietações em uma consulta muito peculiar nesse momento de pandemia vivenciados por todos nós.

 

IMPACTOS

A razão de partilhar essa narrativa advém de 03 impactos vigorosos que ocorrem: Primeiro, foi terapêutica não só para D. Maria, a paciente-pessoa, a ativa-paciente, mas também para mim; segundo, porque de fato pude refletir sobre minhas práticas em saúde, minha implicação com o cuidar, meu envolvimento com o outro e terceiro, porque como afirma o Prof. Ayres “não é a escuta, exatamente, o que faz a diferença, mas a qualidade da “escuta”, e que somente na “abertura a um autêntico interesse em ouvir o outro” podemos permear a “dimensão dialógica do encontro,” (Ayres, 2004), isso é Cuidado em Saúde.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Uma experiência dentro de outra experiência. Nunca havia ocorrido tal fato em minha vida acadêmica ou em minha história como profissional que cuida e assiste pessoas, mesmo me achando implicado com essa temática. A estruturação teórico-prático dessa construção mudou francamente meu olhar, minha direção; me refez ainda mais no compromisso do cuidar.

Apoiando-me nos diversos vocábulos do Prof. Ayres, sobre o dueto Cuidado e Integralidade, imprescindíveis nessa tarefa laboriosa de [re] pensar as nossas práticas, e que esse revérbero impulsione cada vez mais em movimentos-ação ou ação-reflexão-ação, quero ter a convicção e certeza de nunca mais retroceder.