Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Educação Permanente nas ações de Atenção à Saúde do Idoso
Jucema Galisa Gomes Costa, Michele Antunes Nacif, Michele Soltosky Peres

Última alteração: 2022-01-21

Resumo


Apresentação: A Área Técnica de Saúde do Idoso da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro realiza ações de qualificação dos gestores da Atenção Primária à Saúde dos Municípios desse Estado em matéria de saúde do idoso. O referido Estado apresentava, em 2019, a segunda maior proporção de idosos do país evidenciando premência na implementação de políticas que atendam as demandas impostas pelo envelhecimento populacional.  Na área da saúde é preciso realizar estudos, reorganizar serviços, estimular novas aptidões dos profissionais para desenvolverem práticas de cuidados que primem pela integralidade, intersetorialidade, participação social e multidimensionalidade em saúde da pessoa idosa. A implementação da Educação Permanente poderá favorecer reconstrução da concepção de saúde do idoso e desenvolvimento de uma práxis promotora da clínica ampliada, orientada ao atendimento das peculiaridades dessa parcela populacional. Frente a necessidade de reformular as práticas de cuidado destinadas aos idosos e considerando minha inserção profissional na Área Técnica de Saúde do Idoso, elaborou-se este projeto a ser desenvolvido no âmbito da Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, com objetivo de mapear a produção científica, as práticas de Educação Permanente na atenção à saúde do idoso realizadas na Atenção Primária e as disciplinas com destaque nesse estudo.

Desenvolvimento: O estudo em andamento consiste em mapear a produção científica e práticas de educação permanente na atenção primária sobre saúde do idoso a partir de 2004, correspondente ao ano de promulgação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Espera-se que o resultado desse estudo contribua para o desenvolvimento da Educação Permanente nos processos de qualificação em saúde do idoso, promovidos pela Área Técnica de Saúde do idoso, com os gestores da Atenção Primária dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro. A busca da produção científica será realizada em quatro idiomas: português, inglês, francês e espanhol; e utilizados os descritores Saúde do Idoso, Atenção Primária à Saúde, Educação Permanente e Educação Continuada. Esse última foi contemplado porque, ocasionalmente, é utilizado como sinônimo de Educação Permanente.  No mês de outubro de 2021, realizou-se busca exploratória nas bases: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Web of Science, Scopus e Lilacs. Recuperou-se 217(duzentos e dezessete) estudos, com predominância da BVS, que possui interface com outras bases. Essa produção encontra-se em análise e seguirá as seguintes etapas: exclusão de possíveis duplicatas, dos trabalhos que não atendam aos objetivos desse estudo e dos que não se identifiquem as áreas de vinculação dos autores. Na análise dos dados será realizada leitura e classificação da produção selecionada, discussão dos dados obtidos e abordada a confusão conceitual entre Educação Permanente e Educação Continuada.

Resultados esperados: O conhecimento da produção científica e das experiências de educação permanente na atenção à saúde do idoso poderão contribuir para implementação da educação permanente nos processos de qualificação dos profissionais da Atenção Primária à Saúde dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro.