Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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BRINQUEDO TERAPÊUTICO NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DAS ESTRATÉGIAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO COVID-19
Ana Larissa Lobato de Freitas, Andressa Tavares Parente, Ana Paula Ribeiro Batista, Emely Borges das Neves, Ingrid Cristina Siraides dos Anjos, Jenifer Iris da Costa Martins, Leonan da Silva Pacheco, Thamyles da Silva Dias

Última alteração: 2022-01-30

Resumo


APRESENTAÇÃO: A extensão universitária é uma expressão do compromisso social da universidade com a sociedade, pois representa o elo da pesquisa e do ensino adquirido pelos seus discentes e propagado pelos seus docentes, em um processo contínuo de ensino-aprendizagem, cheio de trocas, saberes, ciência e mutualidade. Além disso, é na extensão que ocorre a aproximação, a integração e a parceria da universidade com a comunidade, na qual a universidade oferece suporte técnico e material aos projetos de extensão da instituição, e a comunidade participa deste processo de desenvolvimento das atividades. Tudo isso acontece num cenário em que a dinâmica do desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária se dá num fluxo da normalidade programada. Em 2020 esse fluxo de atividades na extensão teve que ser rompido, a sociedade foi surpreendida pela pandemia da COVID-19, muitos desafios foram impostos, o isolamento social foi uma das medidas adotadas e aconselhada pela Organização Mundial de Saúde, comunidade científica e diversos governos ao redor do mundo como principal recomendação em defesa e combate na disseminação do SARS-CoV-2. Nesse contexto, a educação básica e superior, em todo cenário nacional e mundial, precisou adaptar-se à vigência da pandemia do novo Coronavírus, devido ao período de isolamento e várias atividades, incluindo a extensão, necessitaram de adequação. O projeto de extensão no qual baseia-se o relato tem como tema/foco o Brinquedo Terapêutico, que é um brinquedo estruturado que possibilita à criança aliviar a ansiedade gerada por experiências atípicas para sua idade, que costumam ser ameaçadoras e requerem mais do que recreação, para que sejam resolvidas, ajudando-a a entender e lidar com as experiências do dia a dia. Pode-se classificar o brinquedo terapêutico em três tipos: Brinquedo Terapêutico Dramático (BTD), que possibilita que a criança desempenhe papéis sociais, tornando-se ativa, promovendo a expressão de sentimentos e melhorando compreensão da sua realidade; Brinquedo Terapêutico Capacitador de Funções Fisiológicas, que ajuda a criança a lidar com suas capacidades fisiológicas de acordo com a condição em que se encontra; e Brinquedo Terapêutico Instrucional (BTI) que disponibiliza materiais para o manuseio a fim de que a criança compreenda procedimentos pelos quais irá passar. A utilização do Brinquedo Terapêutico no cuidado de enfermagem à criança constitui-se em uma forma de estabelecer comunicação e de relacionar-se com ela, conhecendo seus sentimentos e inquietações, minimizando tensões e ansiedade, bem como preparando-a para os procedimentos futuros. O objetivo desse trabalho é relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem na extensão universitária durante a pandemia da COVID-19. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: Trata-se de um estudo descritivo, qualitativo do tipo relato de experiência, realizado pela equipe do projeto de extensão e seus extensionistas intitulado “A utilização do Brinquedo Terapêutico como instrumento no cuidado cirúrgico pediátrico”, do Curso de Graduação Enfermagem, da Universidade Federal do Pará, realizado no período de março de 2020 a janeiro de 2022, na cidade de Belém, estado do Pará. Antes da pandemia, a vivência do projeto de extensão Brinquedo Terapêutico (BT) era realizada de forma presencial nas enfermarias pediátricas da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMP), através de ações temáticas ligadas aos temas de afinidade com a enfermagem pediátrica e seus principais cuidados. O Ministério da Educação suspendeu as aulas presenciais em todo o Brasil através da Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Após a aprovação dessa Portaria surgiram diversos desafios e questionamentos de como dar continuidade ao projeto de extensão diante do isolamento social? RESULTADOS E/OU IMPACTOS: A Portaria foi implementada, e o isolamento social iniciou em todas as cidades. A realidade dos estudantes extensionistas em confinamento social em suas residências e/ou outros retornaram para suas cidades de origem. As coordenadoras, em conjunto com a equipe do projeto, buscaram novas estratégias de como continuar com o projeto durante o isolamento social. Dessa forma, decidiu-se em reunião realizada de forma online, que o projeto continuaria de forma virtual através das plataformas digitais. A partir dessa definição, foi criada a página do Brinquedo Terapêutico nas plataformas digitais: Instagram, Facebook, Twitter e Canal no YouTube, com o objetivo de compartilhar conhecimento e realizar eventos em saúde voltada para temática do projeto.  Durante a vivência do projeto, foram realizadas várias atividades de forma remota, foi elaborado um cronograma com a divisão de tarefas para todos os componentes do projeto, dividido entre os meses, temas abordados e atividade de cada extensionista. Nas redes sociais do projeto brinquedo terapêutico, os extensionistas criaram conteúdos digitais em saúde sobre a temática do projeto, o que favoreceu com que nossas publicações tivessem mais alcances, e assim poder compartilhar conhecimento sobre o que é o brinquedo terapêutico, sua importância terapêutica para a enfermagem, a história e sua aplicabilidade como ferramenta do cuidado. Foi realizado o nosso primeiro evento online transmitido por via google Meet, 100% gratuito e com certificação de 5 horas, com o tema I webinário experiências exitosas do brinquedo terapêutico para graduação na enfermagem, o evento nos proporcionou uma experiência única, houve troca de conhecimento extremamente necessária, houve a participação de professores da área de pediatria palestrando, compartilhando suas experiências e conhecimentos. Além disso, os extensionistas realizaram buscas de artigos científicos na internet sobre o brinquedo terapêutico, para fazer recomendação de leitura do artigo nas redes sociais do BT, com o objetivo de compartilhar conhecimento. Após a sequência de recomendação dos artigos, iniciou-se às buscas de filmes educativos infantis para indicação nas redes sociais do BT, para que as pessoas assistissem no isolamento social nos finais de semana com seus filhos, os acadêmicos participaram de eventos on-line para se capacitarem durante a vivência do projeto, foram produzidos artigos e resumos para apresentação em congressos via remota. Os extensionistas se empenharam para que o projeto de extensão continuasse durante o isolamento social, as demandas foram grandes, os desafios e as dificuldades foram difíceis no início, a equipe se ajudou, participaram de treinamento o que favoreceu com que todos aprendessem utilizar as ferramentas digitais para produção de conteúdo do projeto. CONSIDERAÇÕES FINAIS:  A pandemia da COVID-19 nos causou problemas emocionais e de saúde que afetaram diretamente e/ou indiretamente a vida de muitos estudantes, docentes e familiares. A vivência do projeto no contexto da pandemia nos trouxe uma experiência extremamente importante para nossa formação acadêmica, favorecendo uma comunicação, alinhamento e continuidade durante o isolamento, nos capacitamos para manusear de forma correta as ferramentas digitais adotadas, produzimos conteúdos sobre o brinquedo terapêutico, realizamos eventos, compartilhamos conhecimento. As estratégias para continuação do projeto contribuíram de forma positiva para a comunidade acadêmica e científica.